Função de carregamento reverso no iPhone ainda é uma possibilidade, segundo fontes
Rumores circulam há alguns anos de que um iPhone poderia oferecer carregamento reverso para acessórios. Ou seja, seria possível você carregar a bateria de um outro dispositivo compatível com carregamento por indução (como um Apple Watch ou até mesmo um outro celular) apenas encostando-o na traseira do seu iPhone.
Muitos esperavam algo do tipo no iPhone 12, mas isso nunca aconteceu e a história esfriou. Agora, ela reascende com a informação que o recurso continua nos planos da maçã.
Em 2019, uma desmontagem do iPhone 11 Pro Max sugeriu que o dispositivo tinha uma função de carregamento reverso desativada, também conhecida como carregamento sem fio bilateral.
No ano seguinte, documentos da FCC sugeriam que o iPhone 12 teria a função, mas mais uma vez nada aconteceu.
Até que em 2021, a surpresa: a Apple lança uma bateria sem fio, que é recarregada pela traseira do iPhone:
Porém, a alegria durou pouco, pois a recarga só funciona nesse acessório, em nenhum outro.
Agora, um relatório do 9to5Mac diz que a Apple continua a trabalhar na função de carregamento, apesar de atrasos na engenharia.
Fontes citadas no relatório afirmam que a Apple esperava lançá-lo nos modelos iPhone 14 Pro, mas não conseguiu atender ao prazo para produção em massa a tempo.
A Apple estaria desenvolvendo firmware de “potência sem fio” para o recurso que poderia gerenciar velocidades e eficiência de carregamento, bem como dissipação de calor. A empresa também poderia criar uma interface de usuário única que inclua uma animação na tela e um efeito sonoro quando ativar o carregamento inverso.
No entanto, como o relatório observa, ainda há uma chance de a Apple adiar o recurso novamente ou interromper o projeto completamente devido a desafios relacionados à gestão de calor e velocidades de carregamento.
Basta lembrar do fiasco do AirPower para entender que nem tudo o que a Apple trabalha acaba resultando em um produto final.
Seja como for, se acontecer, será apenas para os modelos de 2024.
“Bateria pouca, meu carregado primeiro”
Brincadeiras à parte, apesar dos incrementos na autonomia, acredito que usaria pouco esse recurso.
Por outro lado, se de alguma forma ela conseguisse carregar dispositivos juntos (tipo emplilhados, um passado parte da carga para o outro), acho que seria bacana.