Rumores

Função de carregamento reverso no iPhone ainda é uma possibilidade, segundo fontes

Rumores circulam há alguns anos de que um iPhone poderia oferecer carregamento reverso para acessórios. Ou seja, seria possível você carregar a bateria de um outro dispositivo compatível com carregamento por indução (como um Apple Watch ou até mesmo um outro celular) apenas encostando-o na traseira do seu iPhone.

Muitos esperavam algo do tipo no iPhone 12, mas isso nunca aconteceu e a história esfriou. Agora, ela reascende com a informação que o recurso continua nos planos da maçã.

Em 2019, uma desmontagem do iPhone 11 Pro Max sugeriu que o dispositivo tinha uma função de carregamento reverso desativada, também conhecida como carregamento sem fio bilateral.

No ano seguinte, documentos da FCC sugeriam que o iPhone 12 teria a função, mas mais uma vez nada aconteceu.

Até que em 2021, a surpresa: a Apple lança uma bateria sem fio, que é recarregada pela traseira do iPhone:

Porém, a alegria durou pouco, pois a recarga só funciona nesse acessório, em nenhum outro.

Agora, um relatório do 9to5Mac diz que a Apple continua a trabalhar na função de carregamento, apesar de atrasos na engenharia.

Fontes citadas no relatório afirmam que a Apple esperava lançá-lo nos modelos iPhone 14 Pro, mas não conseguiu atender ao prazo para produção em massa a tempo.

A Apple estaria desenvolvendo firmware de “potência sem fio” para o recurso que poderia gerenciar velocidades e eficiência de carregamento, bem como dissipação de calor. A empresa também poderia criar uma interface de usuário única que inclua uma animação na tela e um efeito sonoro quando ativar o carregamento inverso.

No entanto, como o relatório observa, ainda há uma chance de a Apple adiar o recurso novamente ou interromper o projeto completamente devido a desafios relacionados à gestão de calor e velocidades de carregamento.

Basta lembrar do fiasco do AirPower para entender que nem tudo o que a Apple trabalha acaba resultando em um produto final.

Seja como for, se acontecer, será apenas para os modelos de 2024.

Botão Voltar ao topo