iFixIt encontra indícios de que hardware do iPhone 11 Pro permitiria recarga bilateral sem fio

Uma das grandes expectativas para os novos iPhones deste ano era a recarga bilateral, ou seja, seria possível transformar o iPhone em um carregador sem fio, compartilhando sua carga de bateria com outro dispositivo compatível, como o estojo dos AirPods, por exemplo.
Mas o evento chegou e esta funcionalidade não foi anunciada. De fato, horas antes da apresentação do time de Tim Cook, o analista Ming-Chi Kuo adiantou que a Apple desistiu de última hora de anunciar o carregamento reverso, mesmo o hardware sendo compatível.
Agora, com o iFixIt fazendo o tradicional desmonte do aparelho, vem a confirmação de que o hardware permitiria esta funcionalidade, caso o sistema deixasse.
De acordo com a empresa, a bateria em forma de L do iPhone 11 Pro Max inclui um par de conectores que funcionam no conector Lightning e na placa lógica principal, respectivamente.
A nova configuração pode sugerir o recurso de carregamento sem fio bilateral no hardware do aparelho, que acabou não sendo implementado para o consumidor final.
Transformar o iPhone em um fornecedor de energia para outros dispositivos é algo que assusta os usuários mais antigos. Afinal, se a gente mal consegue fazer a bateria durar até o final do dia, como é que se faz para ainda recarregar outros dispositivos com ele?
De fato, este ano a Apple forneceu um belo aumento na autonomia da bateria dos modelos Pro. Além disso, o iPhone poderia recarregar outro por indução, enquanto estivesse conectado ao cabo Lightning, sendo ele mesmo recarregado.
Ficam algumas grandes questões: por que a Apple teria desistido na última hora em adotar a função? Será que ela não ficou pronta a tempo? Será que não atingiu a qualidade esperada? E no futuro, a Apple ativará por software os atuais aparelhos que já possuem este hardware ou será uma novidade somente para futuros iPhones?
Só o tempo pode responder estas perguntas.
O sempre bem informado Rene Ritchie recebeu um discreto recado da Apple (apesar dele não admitir que a informação partiu dela) esclarecendo que o hardware presente no iPhone 11 Pro não permite que a função de carga bilateral seja ativada no futuro, por simplesmente não possuir condições técnicas para isso.
Ainda é um mistério a razão de existir o segundo cabo da bateria, e alguns suspeitam que a ideia da função tenha sido abortada no meio do projeto.
Update: It’s my understanding bilateral inductive charging wasn’t pulled from the iPhones 11.
It was never slated for production and there isn’t anything in there that could be enabled later.
(It would also be dumb to ship it without Watch support…) https://t.co/vXQxM4T3Yf
— Rene Ritchie (@reneritchie) 21 de setembro de 2019