Notícias

Google já prepara uma versão Chrome para iOS sem o motor da Apple

Este ano a App Store completa 15 anos de existência. Mas quem é mais novo no mundo iPhone não vivenciou o quanto foi difícil para a Apple se convencer de que deixar as pessoas instalarem aplicativos no próprio celular era uma coisa boa.

Então, desde o início os desenvolvedores tiveram que lidar com algumas “amarras”. Por exemplo, para lançar um novo navegador de internet para o iOS, seria obrigatório o aplicativo usar o motor WebKit, que é o mesmíssimo usado no Safari.

Resultado: todos os navegadores que vemos hoje na App Store são, na prática, uma versão alterada do Safari.

E isso é um problema quando se constata que nos computadores (onde há uma liberdade muito maior) diferentes navegadores tem a liberdade de oferecer coisas novas ao usuário.

Mas essa limitação pode estar chegando ao fim com algumas imposições da União Europeia. E o Google já está se preparando para isso.

De acordo com o The Register, o time responsável pelo Chromium dentro do Google já teria começado a trabalhar em um novo navegador web para iOS. O site especifica que este novo aplicativo seria baseado no Blink, o motor de renderização web interno, e não mais no WebKit.

Atualmente, isso vai contra as regras da App Store, mas o movimento pode reforçar ainda mais a probabilidade de que essas regras irão mudar no futuro.

No ano passado, houve uma queixa formal contra o monopólio do WebKit e talvez isso resulte na obrigação, para a Apple, de abrir o iOS para outros motores de renderização.

A pergunta é: será que a Apple já mudaria isso neste ano, com o iOS 17, ou aproveitará a demora das legislações para empurrar isso até onde der? 🤔

Botão Voltar ao topo