Dos fãs do iPad que esperam ansiosamente a chegada dele em terras brasileiras, muitos estão em um dilema angustiante: comprar agora o tão sonhado tablet ou esperar a segunda versão dele?
É sobre isso que iremos conversar neste artigo, mostrando os prós e os contras da chegada tardia do iPad em terras brasileiras.
Se acreditarmos nas fontes internas do Blog (e não houver mais atrasos na liberação do novo iOS), o tablet deve ser lançado no Brasil até o final de novembro, ou seja, muito em breve. Porém, este enorme atraso em relação à estreia mundial dele (o iPad foi lançado no dia 3 de abril de 2010) faz com que muitos prefiram esperar a próxima versão dele, que deve ser logo anunciada.
Seguindo o cronograma
A Apple costuma seguir um padrão de lançamento em todos os seus produtos. Sabemos que o iPhone ganha uma nova versão sempre em junho e o iPod touch em setembro. O iPad não tem ainda um ano, mas pela lógica, também deve seguir o seu padrão. Com isso, espera-se que o novo iPad 2 (nome ainda indefinido) seja anunciado ao mundo entre final de janeiro e fevereiro, com início das vendas entre o final de março e início de abril.
Mas o lançamento nos EUA não significa que ele seria logo lançado aqui no Brasil. O atraso em 2010 foi absurdo e não deve se repetir, mas mesmo assim ele deve demorar bastante até chegar em nossas terras. Isso quer dizer que quem esperar o lançamento do próximo e não puder importar de fora, terá que aguardar no mínimo uns 8 meses até poder comprar um. Ou seja, para os brasileiros não é um lançamento que está “logo ali”.
Novidades do próximo iPad
Não há como ter certeza do que virá no próximo iPad. Muitos apostam em uma câmera frontal para a realização de chamadas FaceTime e isso é bem provável mesmo. Fora isso, o resto é só especulação.
Implementar uma tela Retina de tamanho tão grande é algo bem difícil de se fazer, por causa da alta resolução (2048 × 1536px). Por isso, é pouco provável que isso aconteça.
Algumas características internas podem mudar, como o dobro de RAM (512MB) ou um processador ainda mais potente (A5?). Um segundo conector lateral para dock também é uma boa possibilidade. Quanto à tela, dificilmente mudará de tamanho, apesar dos vários concorrentes de 7″ aparecendo no mercado. A Apple já declarou que acredita que 10 polegadas são o mínimo para um bom tablet.
Um rumor que corre por aí é a possibilidade de incluir um cartão SIM integrado ao aparelho, que se adaptaria a qualquer operadora. Isso eliminaria a necessidade de ficar trocando de chip quando se viaja, além de poder escolher facilmente a operadora que oferecer o melhor preço no momento. Mas por enquanto isso não passa de rumor.
O forte valor de revenda
Uma característica forte nos produtos Apple é seu alto preço de revenda. Você compra hoje um produto e sabe que, alguns meses depois, pode revendê-lo por um bom valor, mesmo usado. É o que acontece já com o iPhone, em que muitos trocam de modelo revendendo seu aparelho por um bom preço e comprando um novo apenas com uma pequena adição no valor. Em tempos de escassez de aparelhos nas lojas, há quem inclusive consiga fazer lucro com isso.
Por isso, comprar agora o iPad (para os que estão loucos para colocar as mãos em um) pode ser uma boa pedida. Se nos próximos meses chegar um novo aparelho, basta revender o antigo e adquirir o novo. Com isso, se aproveita o máximo todas as gerações, sem ficar na eterna espera pelo próximo modelo.
Conclusão
Nós aqui no Blog somos categóricos: se nos perguntarem se vale a pena comprar o iPad, diremos enfaticamente sim, vale muito a pena. Ele é um aparelho incrível e tem espaço garantido na família, pois serve de entretenimento a todas as gerações. Por isso, aproveite ainda estes dias que faltam para o lançamento e se programe, para garantir o seu assim que estiver disponível no Brasil.
Este artigo é direcionado aos que já se decidiram pelo iPad e não sabem se devem esperar ou comprar logo. Para os que ainda têm dúvidas se ele atenderá ou não suas necessidades, estamos há duas semanas testando o novo MacBook Air e pretendemos fazer em breve uma matéria comparativa entre um laptop e um iPad. Logo logo publicaremos o resultado, não perca. ;)