Notícias

SOS por Satélite do iPhone 14 salva dois turistas perdidos em bosque na Toscana

O serviço de SOS de Emergência por Satélite presente no iPhone 14 e 14 Pro, chegou em março na Europa e acaba de comprovar seu grande potencial para salvar vidas.

Dois turistas estrangeiros se viram em uma situação desesperadora quando se perderam em uma remota área florestal nos arredores de Londa, na bela região de Mugello, na Toscana, Itália.

O que poderia ter sido uma situação de emergência trágica foi transformado em um final feliz, graças a este recurso exclusivo (até o momento) do iPhone 14.

Sem sinal de celular em uma zona fora da cobertura de rede, os turistas felizmente estavam usando o mais recente modelo de celular da Apple, que conta com o recurso de pedido de socorro por satélite.

O serviço possibilita o envio de mensagens de socorro diretamente às centrais de emergência, mesmo em locais remotos e sem qualquer sinal de comunicação terrestre.

Os turistas conseguiram alertar a central de emergência única por meio do número 112 e acionaram rapidamente o serviço de resgate.

Assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado, seguindo o protocolo usual para situações de pessoas desaparecidas em áreas inacessíveis. O rápido e eficiente trabalho das equipes de resgate garantiu que a aventura no bosque dos turistas tivesse um desfecho positivo, sem nenhum incidente grave.

O engraçado é que o jornal que publicou a notícia fala do recurso como uma tecnologia avançada, que poucos conhecem. De fato, muita gente no interior da Itália (onde o uso do sistema Android predomina) nunca ouviu falar que algo parecido já estivesse disponível para pessoas comuns.

O presidente da Região da Toscana (equivalente a Governador do Estado, no Brasil), elogiou a prontidão em adotar novas tecnologias que contribuam para a segurança dos cidadãos e visitantes.

Ele destacou a importância do serviço oferecido pela Apple, que demonstrou seu valor em situações de dificuldade ou perigo em locais sem cobertura de telefonia celular, especialmente em áreas montanhosas.

É, sem dúvida, um serviço essencial, capaz de verdadeiramente salvar vidas.

O problema é que, para ter acesso a ele, é preciso adquirir um caro iPhone de última geração, que também para os padrões italianos, é bastante caro.

Botão Voltar ao topo
//