Rumor

Apple desenvolve em segredo seu próprio assistente de inteligência artificial, o “Apple GPT”

Não é de hoje que falamos aqui o quanto a OpenAI deixou Apple, Amazon, Meta e Google comendo poeira no setor de inteligência artificial ao liberar acesso público ao ChatGPT.

Hoje, quando interagimos com a Siri ou com a Alexa, fica claro as suas limitações em relação ao atual avanço da inteligência artificial.

A Apple tem se mantido discreta sobre seus avanços na área, mas informações recentes revelam que a empresa poderia estar trabalhando em seu próprio assistente de IA para competir com os líderes do setor, como OpenAI.

Quem traz isso à tona é Mark Gurman, da Bloomberg. Mas ele, meio que, chove no molhado, afirmando coisas que todo mundo já desconfiava.

Segundo ele, a Apple vem desenvolvendo secretamente ferramentas de IA, incluindo um robusto modelo de linguagem chamado “Ajax“, que permite manipular grandes volumes de dados textuais.

Entre as aplicações desse novo recurso, encontra-se um promissor assistente conversacional apelidado de “Apple GPT“.

ChatGPT revolucionou o conceito de IA

Após o lançamento do aclamado ChatGPT, da OpenAI, a equipe de engenheiros da Apple iniciou o projeto do seu próprio chatbot, visando explorar as capacidades da inteligência artificial em responder a perguntas e resumir textos.

Embora o desenvolvimento tenha enfrentado alguns percalços relacionados à segurança, a Apple retomou os trabalhos e avançou consideravelmente em sua aplicação interna.

No entanto, o acesso a esse assistente é estritamente controlado, exigindo autorização especial para interagir com o “Apple GPT”.

Funcionários da empresa estão proibidos de utilizar o assistente para o desenvolvimento de funcionalidades voltadas aos usuários finais, embora relatos apontem que alguns deles tenham utilizado o recurso para criar protótipos.

Comparado aos chatbots existentes, “Apple GPT” não apresenta inovações significativas em sua interface, atualmente disponível como uma web app em estágio de protótipo.

A empresa está focada em aprimorar os modelos de linguagem subjacentes, buscando encontrar sua posição em meio ao cenário em rápida evolução da IA generativa.

Equipe só para IA

A liderança da Apple nessa empreitada é dirigida por John Giannandrea, responsável pelas tecnologias de IA, e Craig Federighi, chefe da engenharia de software.

Embora ambos compartilhem um objetivo comum, existem abordagens diferentes em relação ao desenvolvimento do assistente, com Giannandrea priorizando a observação das soluções dos concorrentes antes de tomar decisões mais definitivas.

O desafio de estabelecer-se no campo da IA generativa é significativo, com diversas questões que precisam ser endereçadas, como preocupações relacionadas a empregos, privacidade e direitos autorais.

A Apple também está considerando parcerias estratégicas nessa jornada rumo à excelência em inteligência artificial.

A empresa já experimentou tecnologias da OpenAI em suas pesquisas internas e cogita a possibilidade de fechar um contrato maior com a empresa de Sam Altman.

Além disso, o sistema Ajax desenvolvido pela Apple é baseado no framework JAX do Google Cloud, sinalizando uma cooperação entre os dois gigantes da tecnologia.

Embora a empresa não tenha divulgado seus planos completos para o futuro do “Apple GPT”, uma grande revelação na área de inteligência artificial está prevista para o próximo ano (2024).

Botão Voltar ao topo