Notícias

Siri completa 2 anos e ainda não temos suporte ao português

Siri aniversário

Há exatos 2 anos, a Apple mostrava ao mundo o iPhone 4S e seu novo assistente vocal Siri, com linguagem e lógica natural. E é esse dia que a Apple considera como aniversário da função (e não o dia que ela chegou realmente aos consumidores, 10 dias depois).

Passado todo esse tempo, a empresa de Tim Cook não dá sinais de que nós poderemos algum dia usar a função em nossa língua nativa.

No início, até tinha explicação: a função foi lançada em versão beta, com poucas línguas, e precisava se estabilizar antes de se expandir. Hoje, 24 meses depois, a história mudou, com a assistente saindo da fase de testes e com mais línguas que o início, mas o português ainda não é uma prioridade para a empresa.

Línguas Siri

E não faltaram pistas para que tivéssemos esperanças que o português ainda viria: o manual do iPhone 5 tinha sido aprovado pela Anatel com a Siri traduzida e as buscas no território brasileiro já tinham sido adaptadas. Até mesmo a voz brasileira do Controle de Voz foi humanizada no iOS 7, pronta para ser usada na função Siri. Mas até hoje, nada de assistente em nossa língua.

Siri

Estas vozes usadas pela Apple não são exclusivas dela: são serviços de empresas independentes que fornecem suporte a diversas empresas e é por isso que a mesma voz do iPhone pode ser ouvida em aparelhos GPS. Nos Estados Unidos, a voz feminina da Siri é feita pela locutora Susan Bennett, que recentemente deu entrevista sobre isso:

YouTube video

No Brasil, a voz é da brasileira Regina Bittar, que esta presente também em muitos GPS e no Google Tradutor. Quando ela gravou a sua voz, em 2005, não imaginava que ela estaria presente em seu telefone alguns anos depois. Confira uma entrevista dela:

YouTube video

A filha da Regina, Rhaissa Bittar, é cantora e tem até disco na iTunes Store, além de uma música citando o iPad e o iPhone (link).

E aí, Apple? Será que teremos que esperar mais dois anos para conseguirmos falar em português com a Siri?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo