Parlamento Europeu aprova em definitivo a adoção do USB-C em todos os celulares em 2024
iPhone deve sofrer o maior impacto com a decisão
Agora a Apple não terá muito para onde fugir.
Os eurodeputados votaram nesta terça-feira (4) a favor da diretiva que impõe o USB-C como solução única de carregamento para vários tipos de dispositivos eletrônicos. Foram 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções.
Com isso, a partir de 2024, todos os celulares vendidos no Velho Continente terão que ser compatíveis com conectores USB-C. E obviamente a Apple terá que se adaptar a isso.
Porta USB-C e sem carregador na caixa
Até o outono de 2024 (ou seja, 24 meses a partir de hoje), todos os telefones, câmeras, tablets, consoles portáteis, alto-falantes Bluetooth e e-Readers vendidos na União Europeia terão que ter uma porta USB-C como entrada de carregamento.
A obrigação se estenderá em 2026 também aos laptops.
A legislação também obrigará algo que gerou muita polêmica com a Apple: a partir de 2024, nenhum fabricante poderá mais incluir carregadores dentro da caixa dos celulares. O usuário terá que comprar separadamente e se habituar a usar o mesmo para todos os dispositivos que tiver.
E é o certo a se fazer, não é Procon-SP?
As instituições europeias asseguram que esta nova obrigação irá reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores.
A legislação ainda prevê uma velocidade de carregamento harmonizada para dispositivos que permitem carregamento rápido, para permitir que os utilizadores carreguem os seus dispositivos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível.
Agora que o Parlamento Europeu adotou o texto, este deverá passar por alguns passos formais para ser regulamentado: terá de ser aprovado pelo Conselho Europeu, depois assinado pelo Presidente do Parlamento e pela Presidência do Conselho antes de ser publicado no Jornal Oficial.
Nada disso deve ser um problema, visto que é uma iniciativa que está sendo discutida há anos.
O fim do conector Lightning
A nova regulamentação tem todos os ingredientes para decretar o fim do conector Lightning nos iPhones, que em breve deverão oferecer um conector USB-C.
A Apple já está se preparando há algum tempo para esta mudança. Já adotou o USC-C nos iPads mais recentes e rumores insistem em dizer que teremos em breve um iPhone também com este conector. Os rumores afirmam isso desde o iPhone 12, mas é provável que agora eles acertem.
Agora que as cartas estão na mesa, resta-nos aguardar para ver qual será a jogada da Apple. Teremos o USB-C no iPhone já em 2023 ou a empresa ainda guarda alguma carta escondida na manga?
➽ Europa quer que todos os celulares tenham no mínimo 3 anos de atualizações do sistema