Hoje pela manhã, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Ari Castro Nunes Filho, deu uma palestra a estudantes de logística onde destacou a importância estratégica da cidade paulista como pólo tecnológico voltado para exportação.
Na conversa, ele deu a entender que o acordo com a Apple para estabelecer uma montadora de produtos na cidade estaria 99% confirmado, e o anúncio oficial pode acontecer nas próximas semanas.
Foto: Tomás Zilli
Para Nunes, estrategicamente Jundiaí tem vantagens como poucas no país, como sua localização privilegiada que conta com 4 aeroportos em um raio de 90 km, além de ficar apenas a 130 km do porto de Santos, o maior do Brasil.
Durante seu discurso, ele deixou escapar que a “papelada” para um polo tecnológico na cidade (encabeçado pela Apple/Foxconn) já teria sido aprovada e o anúncio oficial estaria sendo cogitado para acontecer nos próximos 15 ou 20 dias. Uma área de 100.000 m² já estaria reservada e a projeção de empregos seria de 3 mil funcionários na fase inicial, mais 3 mil a partir de março/2012.
O nome “Apple” foi repetido várias vezes pelo secretário durante sua palestra, dando a entender que as negociações já estariam definidas. De fato, a própria filial brasileira da Apple mudou recentemente seu endereço de Santo André para Jundiaí, o que reforça ainda mais as palavras de Nunes.
Apesar de ainda não haver nenhum comunicado oficial por parte da Apple ou da Foxconn, é mais um membro do governo que confirmaria os planos para uma fábrica (montadora) de iPads no Brasil.
Ontem, a Revista INFO divulgou, com ares de certeza, uma informação que desmente o que ela mesma tinha dito anteriormente, afirmando que o iPad 2 será lançado no Brasil no dia 27 de maio, custando R$1.750 (R$100 mais caro que a primeira geração, mesmo que o dólar esteja mais baixo que em dezembro, o que é no mínimo estranho). Há apenas uma semana, a mesma revista afirmava que chegaria apenas em junho, portanto, ainda fica difícil saber em qual versão acreditar.
Também o Estadão divulgou ontem a notícia de que um investidor garantiu que a decisão de produção no estado de São Paulo já estaria tomada, e a produção já iniciaria em setembro, para início das vendas entre novembro e dezembro, bem a tempo para o Natal. A médio prazo, além de iPads, estão nos planos iPhones, MacBooks e também a produção de telas. No mês passado, fontes do Blog do iPhone já tinham indicado a intenção de fabricar também iPhones no país (leia a matéria completa).
Várias fontes diferentes parecem dar a certeza que virá mesmo uma fábrica da Apple para o nosso país. Resta somente um pronunciamento oficial para acabar de vez com esta ansiedade.
Conteúdo original © Blog do iPhone – Com informações de Tomás Zilli