2011ARQUIVONotíciasRumores

[rumor] Além de iPads, Apple também planeja produzir iPhones no Brasil

A coisa começa a ficar séria. Várias fontes diferentes confirmam o que a princípio estava sendo considerado apenas como boato. Segundo informações recebidas pelo Blog do iPhone, além da montadora de iPads, a Apple pretende também começar a produzir iPhones no Brasil à partir do ano que vem.

Produção de iPads no Brasil

Pelo que se percebe, há dois projetos em andamento: um seria a montagem de iPads no Brasil, com início ainda este ano. A jornalista Camila Fusco, da Folha.com, até afirma que as peças já estariam sendo enviadas ao nosso país, para que a produção comece o mais rápido possível.

Um carregamento com componentes já está a caminho do Brasil em contêineres embarcados a partir da Ásia, que hoje concentra a fabricação dos produtos Apple.

A previsão é que a produção comece em dois meses, tempo suficiente para que as negociações com o governo sejam concluídas. A parte ruim é que o iPad 2 não seria lançado no Brasil antes disso acontecer, ou seja, junho/julho.

Produção de iPhones no Brasil

O segundo projeto em andamento diz respeito à produção de iPhones em nossas terras, o que levaria um pouco mais de tempo para ser implementado. Conforme informações que recebemos, a cidade de Manaus (AM) tentou entrar na briga para acolher a fábrica, mas devido ao tipo de incentivos do seu Polo Industrial, o projeto não se tornou viável. A escolhida seria mesmo Jundiaí (SP), por se adaptar melhor aos requisitos da Apple. O governo de São Paulo também está empenhado em oferecer incentivos fiscais para receber a produção.

Ainda segundo nossas fontes, a produção estaria planejada para iniciar em meados de 2012, a tempo do iPhone 6.

Em viagem à China que inicia neste domingo (10), a presidenta Dilma conversará pessoalmente com o líder global da Foxconn, Terry Gou, para acertar os detalhes para o início de produção dos produtos da Apple no Brasil. Fã declarada do iPad, Dilma quer que nosso país vire centro de produção da Maçã nas Américas, coisa que já estaria na mente das equipes de Steve Jobs.

Até que não haja nenhuma confirmação oficial por parte da Apple, tudo ainda é considerado como rumor. Porém, a aparição de tantas fontes diferentes de informação nos faz acreditar que, desta vez, a coisa parece ser séria.

Botão Voltar ao topo