2011ARQUIVONotícias

Operadora TIM se posiciona sobre o uso do Siri na comunicação de marketing do iPhone 4S

Ontem, a operadora TIM começou a enviar a seus clientes e cadastrados um email promocional, lembrando do lançamento do iPhone 4S no país, que acontecerá na semana que vem. Mas o fato de citar o assistente vocal Siri despertou a curiosidade de dezenas de nossos leitores, que nos alertaram por email e pelo Twitter sobre a curiosidade. Será que a Apple iria adaptar a função para o português com o lançamento do aparelho no país?

A TIM entrou em contato com o Blog do iPhone para expor o seu posicionamento quando a nossa interpretação do email, o qual reproduzimos na íntegra para os nossos leitores.

A TIM esclarece que as informações do e-mail marketing enviado aos clientes registrados no cadastro do iPhone 4S tem como objetivo informar as características do smartphone e a existência do aplicativo Siri não poderia ser omitida, já que é um dos principais diferenciais do aparelho. De fato, no lançamento do modelo no Brasil, este aplicativo estará disponível apenas em inglês, mas uma versão em português já está em desenvolvimento pela Apple.

Vale ressaltar ainda que não há qualquer citação à uma categoria “Games” na App Store. O comunicado informa apenas que está disponível o download de jogos na loja de aplicativos da fabricante, opção que é possível através da busca por games determinados, sem a necessidade da existência de uma categoria específica.

A TIM reforça ainda que não houve qualquer descuido nos dados encaminhados para os consumidores. A empresa busca sempre firmar um relacionamento de compromisso e credibilidade direta com seus usuários e mantém o compromisso com uma comunicação transparente.

A operadora ainda reforçou que está a disposição para qualquer dúvida que nós (Blog e leitores) tenhamos a respeito do lançamento do iPhone 4S no país. A TIM quer repetir o bom resultado do ano passado no lançamento do iPhone 4, quando os estoques acabaram rapidamente.

A função Siri funciona parcialmente em nosso território, mesmo em aparelhos comprados no exterior. Porém, o fato de não ter suporte ao português faz com que a maioria dos brasileiros não possa usar a função na prática, por ser (o Siri) incapaz de interpretar e ler palavras em nosso idioma. Portanto, enviar e receber mensagens SMS e emails, por exemplo, só em outra língua.

A Apple, para evitar futuros processos no PROCON, retirou qualquer referência à função na sua comunicação no Brasil.

O importante é que fique claro para todos que o Siri, no momento, não é um bom argumento para convencer a comprar o iPhone 4S, justamente por não funcionar no Brasil da mesma maneira que nos Estados Unidos. Os maiores destaques do novo aparelho são realmente a nova câmera fotográfica e a maior velocidade de seu processador.

Botão Voltar ao topo