Notícias

[vídeo] Veja como a função Siri funciona atualmente no Brasil

Com a chegada do iPhone 4S e o não-suporte da função Siri para a língua portuguesa, muitos se perguntam se o aparelho comprado no Brasil (ou aquele importado) terá o assistente funcionando em nosso país, mesmo que em inglês.

Fizemos um vídeo para demonstrar como ele funciona em território brasileiro, e suas limitações.

Para quem ainda não sabe o que é o Siri, trata-se do novo assistente vocal da Apple, que por enquanto é exclusivo do iPhone 4S. Ele é capaz de interpretar a voz humana, processá-la e interagir inteligentemente de acordo com a necessidade. Este assistente é capaz de ler mensagens, fazer ligações, adicionar tarefas no calendário e nos lembretes, ajustar o despertador do aparelho ou procurar para você a quantidades de calorias que possui uma banana.

Mas infelizmente ele ainda não está disponível para uso prático no Brasil. Apesar de poder ser ativado no aparelho, o assistente não é capaz de reconhecer falas em português e nem ler textos e mensagens na nossa língua. Além disso, todos os serviços de localização do Siri estão inicialmente limitados aos usuários dos Estados Unidos, ficando impossível pedir para ele procurar por restaurantes, cinemas ou dizer a temperatura do local atual.

Para os nossos testes, usamos um iPhone 4S importado (e desbloqueado), com um cartão SIM brasileiro. Porém, como o Siri não utiliza a operadora para nada, deixamos o aparelho em modo avião, apenas com o Wi-Fi ligado (é obrigatório ter uma conexão internet para usar o assistente). Nos exemplos, foi usado um inglês básico, sem o cuidado de eliminar sotaques ou imprecisões gramaticais, justamente para testar a função em condições da vida real. Também experimentamos algumas palavras em português, para saber como o assistente se comportava.

Confira o resultado:

Como se percebe, a função no Brasil serve apenas para chamar a atenção em uma roda de amigos, ou mostrar para aquela tia curiosa o que a tecnologia é capaz. Mas para o uso diário, na comunicação com outros brasileiros, é quase impraticável.

É de se notar também que a função está assumidamente em fase beta; a Apple mesmo faz questão de reforçar sempre isso. Hoje, apenas inglês, francês e alemão possuem suporte, mas em sua página sobre a funcionalidade, ela promete que em 2012 serão adicionados outros idiomas, incluindo japonês, chinês, coreano, italiano e espanhol. O português não é citado, mas não quer dizer que também não seja incluído.

Infelizmente, o Siri ainda não é argumento para comprar um iPhone 4S no Brasil. Porém, a tecnologia usada é incrível e promete, em alguns anos, ser revolucionária. Só teremos que esperar até que isso aconteça. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • John

    ‘-‘

  • Levi R

    Espero que não demorem a preparar o siri em portugues

  • George

    Quando as APIs do SIRI se tornarem abertas aos desenvolvedores, o verdadeiro poder do assistente pessoal será percebido. E não vai demorar.

  • jeferson eiji

    É , eu pelo menos não vou comprar o iphone 4s logo depois do lançamento .

    Se o “SIRI” é uma das funções principais do iphone e não entende porguês . Na minha opinião não vale apena comprar enquanto ele não for traduzido para o português.

    • Bruno

      Cara uma noção básica de inglês já basta Pra fazer hoje o SIRI uma função pratica e eficaz no uso cotidiano .mesmo fora do pais americano

  • Henrique

    hahahah me matei de rir com essas perguntas… hahahah

  • Cleberson Pertile

    Experimenta abri a Siri e falar só “The book is on the table” pra ver o que ela fala EHUAEHUHUE.

  • Marina

    Ri muito no vídeo inteiro xD “Obi goggle”…

  • Rafael Fernandes de Carvalho Neto

    hauhaua, dei umas risadas!
    e continuo com meu iPhone 4 sem problemas…

  • “Obi google” HAHAHAHAHAHA

  • Ri demais aqui com você falando “Rio de Janeiro” com sotaque de carioca! Kkkkkk

    • Kleyson Klesller

      kkkkkkk… iLex, você é 99,9% carioca agora.

    • Leonardo

      Carioca não fala assim não muleque. Não tem jeito, não tem como imitar.

      Assim como a gente não consegue falar o poirrrta dos paulistas.

      Fonte: Sou do Rio. /)

  • Andy

    eu penso que não deve demorar não… o Brasil e consequentemente (sua lingua, cultura, e economia) estão tendo maior repercussão, “respeito”… industrias de games por exemplo já tem empregado ainda que de forma tímida tanto legendas, quanto dublagem em seus games mais importantes…
    acredito que o Brasil com mais de 200 milhões de habitantes… ainda que nem todos sejam atingidos e muito deixados ao relento pela forma mais descarada de segmentar uma sociedade “$$$$$$” terá sim a versão em Português para “a” SIRI…
    até a Apple TV que chegou esses dias aqui em casa… tem o Português “do Brasil” nas opções…
    e um detalhe curioso: aluguei o fime Carros 2 pela supracitada Apple TV… fiquei besta tinha mais de 8 linguas disponiveis se não me engano… tinha português que no mei odo fimle percebi que era o de Portugal… mas já valeu… se todos os filmes tivessem seria uma maravilha… mas certeza absoluta que a Apple não coloca legendas em outras linguas em todo o catalogo, pra evitar a gambiarra de usar a iTunes Store de forma mais completa por pessoas de fora do EUA… eu fucei até cansar pra ver se mais filmes tinham tal opção de legendas…. mas não echei… alguém sabe se tem?!
    Abraço galera!

    • Felipe Araújo da Cruz

      Piratas do Caribe 4 tem!

  • Andrea

    Ainda bem q eu não comprei rsrsrs Como eu já falei diversas vezes, o problema não é a língua, mas sim a indisponinibilidade de serviços no Brasil.

  • Renan Blasques

    Ri muito! Obi google e some Paulo foram os melhores!

  • Alpazull

    ,Desculpa,mas o siri,no meu 4S,funciona no Brazil,para Weather,Temperaturas etc…

    • Desculpa, mas se você não viu o vídeo, não deveria comentar a respeito do artigo. 😉

    • bruno lopes

      cara, isso tambem funcionou no iphone do ilex Oo, quer comentar presta atenção no artigo primeiro né, pelo amor!

  • Hygor

    bom, fugindo um pouco do assunto, se voces repararem bem, quando ele inicia o video, a bateria do celular esta 43%, com pouco mais de 2min, a bateria vai pra 20%…23% em pouco mais de 2min, complicado…

    • O vídeo final foi editado, portanto não dá para ter uma ideia pelo comprimento dele.
      A única pista é que, no começo, o relógio do iPhone está marcando 18:35 e no fim, 19:38. Considerando que fiz vários outros testes neste meio tempo, além do brilho da tela ao máximo para aparecer no vídeo, pode-se dizer que foram 24% em uma hora, o que é um consumo realmente alto.

      • Hygor

        ah sim, ta explicado entao…

      • Jonei

        ja respondeu minha pergunta anterior, mudou algo aqui na ordem de comentários por isso nao tinha visto esse comentário. Obrigado!

  • Henrique Silveira Baloneker

    “Obi google” pelo post e pelo vídeo, iLex!
    😉

  • Antonio Carlos

    Vou comprar o meu e perguntar se o corinthians vai ser campeão da libertadores, kkkk

    No lançamento perguntei pro breno masi quando fez uma twitcam, e a siri respondeu “NEVER” dhaudhasudha

  • Isaac

    iLex pergunta ao Siri quando ela vai aprender a falar portugues?

  • Richard

    ‘Obi Gaggo’ kkkkkkkkk

  • Daniel Lavedonio de Lima

    “Obi goggle” pelo vídeo =P

  • Teta de Frango

    Muito legal essa função, mas em que difere do atual comando de voz do Iphone4?

    • JanjaBoy

      Teta, tudo!

    • Thiago Nehring

      Eu não tenho um iPhone ainda, estou esperando chegar o 4S para comprar, mas pelo que li o que muda é que antes vc só podia dar certos comandos, com palavras certas, e hoje em dia vc pode falar do jeito que quiser que Siri interpreta, pega o essencial e te traz uma resposta, por exemplo, se antes vc falasse “vou ter que usar um guarda-chuvas amanhã?” o iPhone não te daria a previsão do tempo

    • Rafael Lapa

      Tente perguntar pro seu iP4 “se você precisa de guarda-chuva amanha”, ou ainda, peça para te lembrar de ligar para seu amigo! A tecnologia é incrível e saindo da versão beta, vai ser inacreditável! Assim como tudo que a Apple faz!

      • Mauricio

        O Voice Control do iPhone 3GS e 4 não dá para perguntar sobre tempo. Ele dá para perguntar: ligue para Joãozinho celular, e algumas outras coisas, mas é muito diferente do Siri.

  • Obi Google! hahaha… interessante que com um inglês bom, o Siri funciona legal (aparenta pelo menos).
    A CBN sempre fala com ouvintes que o iPhone 4S é complicado de entender o que o cara ta falando… To achando que a maioria da população não sabe falar Inglês de verdade, hehe.

  • Rafael Taboada

    Nossa me diverti muito com esse vídeo, e fiquei com mais vontade de comprar logo o meu !! heheheh
    Obi google blog !!

  • Paulo Cotta

    Não sei se foi você quem realizou as perguntas, iLex, mas até que seu inglês é bonzinho! HAHAHA
    Essa função é realmente brilhante!

  • Ricardo felipe

    Em breve vai estar em portugues, faz mais ou menos um mês que a nuance adicionou a língua portuguesa (brasileira) para seus aplicativos “Dragon dictation” e “Dragon Search”. Nao é segredo para ninguém que a Apple utiliza essa tecnologia da nuance no Siri. Logo se o Dragon fala portugues o Siri logo deve falar também.

    Acredito que o que ta faltando é mais o serviço de localização de serviços. Mas isso poderia ser resolvido se a Apple utilizasse o serviços do aplicativo “Telelista” que faz bem esse serviço de localização.

    É aguardar para ver…,

  • Paulo

    Muito bom!

  • Diogenes

    iLex…

    hoje precisei ligar para o Banco Bradesco Cartões, para retirar algumas dúvidas. E para minha surpresa fui atendido por uma atendente eletronica!! Que pediu para mim falar minha agencia e conta (só precisei digitar no teclado do telefone a senha, o resto foi tudo falado). A secretaria eletronica reconhecia minha fala e me forneceu diversas informações a respeito de minha conta!

    O Bradesco já estaria utilizando a mesma tecnologia utilizada pela Apple??

  • Torres

    Puts, eu tinha quase desistido do 4S. Mas depois de ver esse video, já era, VOU COMPRAR. Eu que dirijo 3hs por dia, PRECISO de um assistente de voz. Chega a ser perigoso operar o iPhone enquanto dirijo. E, convenhamos, pra quem fala bem inglês, não é inconveniente nenhum utilizar-se do idioma para usufruto da função.

    • João Paulo

      Discordo. Adianta ditar uma mensagem em inglês pra mandar pra um DDD 11? Um email? Pedir pra Siri ler mensagens?

    • João Paulo

      Tomara que a Siri no Brasil seja mais alerta ao contexto. É engraçado (e triste) pedir pro controle de voz do iPhone em português tocar músicas do Michael Jackson…

    • TiãoGavião

      A questão é….
      Enquanto o brasileiro ficar aceitando “produtos mal acabado” vão continuar empurrando eles para nós. Temos que perder essa síndrome de colônia, assim seremos respeitados 😉

  • Tonon

    Sensacional o vídeo iLex e seu accent “até” que está bacana rs
    Show

  • Igor Beduin

    Claro q seria muito bom se chegasse em português, mas eu to mais ansioso pra q funcione aqui no brasil, mesmo sendo em ingles 🙂

  • JaiCrab

    Eu estou no brasil, e acabei dizer ‘it’s raining’ ela respondeu q não e mostrou a tabela com a porcentagem de chuva de hora em hora de onde eu estou, são paulo. Se vc dizer apenas ‘Weather’ a siri mostra a temperatura e se vai chover hoje até segunda.

  • Pedro Portela

    iLex ,
    Queria te pedir um favor, queria pedir que você fizesse um post , sobre como usar o fone de ouvido do iphone “aquele charmoso fone branco” , vejo que tem alguns botões nele e um microfone (o que seria útil pra ligar pra alguem ou botar musicas pra tocar , no atual comando de voz do iphone 4 ) , mas eu encaixo no meu iphone 4 , aperto , e nao consigo nada , pq até no trailer do SIRI citado nesse post , tem uma pessoa que aperta o botão no fone , pro siri aparecer , e ele falar o que quer…
    Si você já tiver postado sobre isto , me desculpe , pois procurei bastante no blog antes de pedir o favor e não achei , obrigado pela ajuda.

    • Ednilson Rosa

      Pedro, vc devia ler o manual do iPhone. Lá vc iria descobrir que para dar comandos com o fone vc precisa apertar e segurar o botão. Se apenas apertar, a música será pausada (se estiver tocando). Apertando rapidamente duas ou três vezes, você avança para a próxima música ou volta para a anterior. E ainda dá pra aumentar e diminuir o volume, pressionando as extremidades do botão. Aqui no Blog também teve um post sobre isso. Vc pode achar pelo campo de busca.

    • Sonia

      Pedro faz uma pesquisa aqui no blog que vc vai encontrar, o iLex já fez um post muito legal sobre os comandos do fone de ouvido 🙂

  • Dr. Branco

    Bem legal e completo o vídeo !
    Como diz no final do Post , essa função ainda é Beta, quando estiver pronta vai ser algo deslumbrante !

  • Daniel

    Parabéns pelo video! Ótimo post!

    Super esclarecedor e engraçado, kkkk

  • Carlos Arcas Neto

    Rapazzzzzz, depois deste video só tenho uma decisão a tomar. Eu quero o SIRIIIIIIII.

  • Rodrigo Nogueira

    ILex, estou no canada, acabei de comprar meu 4s e a funcao de mapa nao funciona aqui tb. Ele fala que nao pode procurar por um determinado lucar no canada.

  • João Paulo Canário

    Ficou engraçada a frase: “… Serão adicionadas idiomas adicionais…” =p

  • Mario

    Hauhauhauhauhauhau me acabei de rir com as respostas. Ótimo teste.

  • iegor s jr

    Hahahahaha
    Esse vídeo foi ótemo!
    Interessante que os EEUU tem milhões de imigrantes, centenas de sotaques diferentes… Vai ter muuuuuita gente tendo dificuldade pra Siri entender o que eles querem…
    Morning=>Marnie
    Look=>Milk
    Obrigado=>Obi goggle
    No vídeo o sotaque – não sei se é o iLex – não tá diferente do que a grande maioria dos “non-native speakers” que se encontra na “America”
    Queria saber como a coisa tá funcionando (ou não) por lá…

  • fuhrer

    Esperem sentados o Sire para 2012

    • fuhrer

      “SIRI”

  • CP_fury

    KKKK

    “Obi Google”.

  • TiãoGavião

    Por tudo isso que vou esperar o iPhone5, espero que até lá o crustáceo fale nosso idioma 🙂

  • Ednilson Rosa

    Parabéns, iLex! Grande matéria do “Bloodedly Fun”! Kkkkkkk… 😉

  • Cristian

    Uma coisa não podemos negar: os comandos por voz já existiam antes da(o) SIRI…mas o que a Apple fez, foi fora do comum, pois você não precisa falar como se fosse um robô, para que o sistema entenda. Quando falar PT-BR, aí sim ficará completo. 😉

  • André Luis

    O siri usa principios de um “Sistema Especialista” de Inteligencia Artificial, fiz um trabalho sobre isso na facul esse semestre.
    Muito show essa ferramenta.
    😛

  • muito bom o teste! engraçado ainda por cima hahahaha
    obi google!

  • Triste isso, mais um motivo pra não atualizar para o 4S, ao menos pra quem já tem o 4.

  • Bruno

    se for esperar pra implementarem em 2012 em português, é melhor comprar o iPhone 5 com Siri em português e outras funcionalidades.

  • Sandra

    Por favor, me ajudem. Não tem nada a ver com o assunto, mas espero que vcs possam me ajudar. Comprei um iPhone 4 mês passado, e hoje fui tentar colocar um despertador com emoticon de bolo pq é aniversário do meu marido e não consigui. Alguem sabe pq???? Desde já, obi google haha

  • muito bom o vídeo!

    eu só acho que o siri não vai ‘pegar’ por causa da necessidade de internet.
    quer dizer, eu mesmo só usaria em casa, na rede wi-fi.
    ativo a internet via 3G muito raramente.

    sem falar que o desempenho disso via 3G deve ser sofrível, ainda mais por aqui.

    obi goggle.

  • Rafael Sguisato

    “Chega a ser perigoso operar o iPhone enquanto dirijo”. Sério??? Pq será que essa prática é proibida né??!!!!

  • Jonei

    Eu percebi que no inicio do video a bateria estava caindo rápido, depois deram uma mini carga.
    Dúvida: mesmo em modo avião e utilizando o Siri consome muita a bateria? Ou começou a cair mais drasticamente após 20% de carga?

  • grauhase

    Você pode pedir pra Siri tocar qualquer música que vc tenha no seu iphone e ela toca (só pedir pelo nome da música). Pode pedir pra por um artistas no ‘shuffle’, tocar um álbum, etc..

    • pakdisouza

      Boa, porém esta opção de pedir música para tocar já possui no “Controle por Voz”.

    • pakdisouza

      Boa, porém esta opção de pedir música para tocar já possui no Controle por Voz.

  • João Pedro Vianini de Paula

    Here is Indianópolis

  • Matheus Rodrigues Carvalho

    Muito engraçado!!

  • Paulo Belem

    Obi Google ao blog do Iphone por fazer minha quarta mais feliz! Ri muito!!

  • Victor Stroken

    the book is on the table, i’m book and you are table kkkk

  • Bruna

    Ahh mais hje todo mundo fala ingles!!! Eu mesmo comprei o meu na frança e falo tranquilamente em intles com o siri!!

    • Alfonolbr

      O problema não está em falar em inglês…

      Note que, ao falar em inglês (mesmo que básico e com sotaque brasileiro) o Siri entendeu boa parte das solicitações…

      Alguns pontos que prejudicam o uso do Siri no Brasil:

      – SMS e e-mail apenas em inglês (quantos amigos seus tem domínio desta lingua?).
      – Não posso localizar cinemas, teatros, hoteis, pontos turisticos…
      – O SIRI poderá não localizar uma cidade que tenha um nome relativamente “complexo” para o inglês.
      – Seus notes serão todos em inglês e mesmo assim não poderá vincular uma localização.

      Algo que percebi, e não sei se é alguma limitação para o Brasil.
      Parece que o Siri precisa já estar em uma determinada aplicação antes de entrar no detalhe da mesma.

      Ex:
      No vídeo a pessoa perguntou se iria chover no Rio.
      O Siri respondeu não ter dados suficientes para o Brasil…
      Aí o mesmo perguntou sobre o clima no Rio.
      Após aparecer os dados de clima, perguntou se deveria usar um guarda-chuva.
      Só neste momento o Siri disse: Sim, pq vai chover no Rio!

      Isso é uma limitação provocada pela localização dos testes com o Siri (interação com dados climaticos do Brasil x iPhone) ou o Siri tem o mesmo comportamento no EUA?!

      Abr.

      • O Siri usa a lógica do contexto. Se você pergunta a temperatura no Rio e, logo depois, diz “E em São Paulo?”, ele inteligentemente associa a palavra São Paulo ao contexto da temperatura, não precisando dizer novamente “qual a temperatura em São Paulo”. Essa é uma das coisas geniais do Siri.

    • Dorinhavasc

      Sorry Bruna, mas eu não falo inglês, por opção mesmo! E tem muita gente ainda que também não fala!
      😉

  • clístenisCanuto

    Tá interessante…
    Aguardando pra ver como se comportará quando tiver o Português do Brasil. rss
    Até lá, continuo com o meu iPhone 4 mesmo. rss

  • Entao pq comprar um 4S ????

  • Leander

    iLex, tente fazer isso (por curiosidade):

    – Mande o Siri traduzir uma frase em inglês para o português, e em seguida, peça para ele adicionar o resultado da tradução em uma mensagem, e tente enviá-la.

    Será que funciona? Seria um “quebra-galho” para quem deseja enviar mensagens em português. O meu chegará amanhã, e deverá ser a primeira coisa que vou testar.

    Obrigado.

  • Eduardo

    “I don’t know what you mean by Obi goggle.”

    • Ari Silva

      Deve ser algum parente do Obi-Wan Kenobi … hehehe

  • Nairan

    Olá Pessoal!

    Tenho uma pergunta quanto a compra do Iphone4s nos EUA, estou indo para lá em janeiro, e obviamente gostaria de adquirir o meu! Vou comprar desbloqueado mesmo, a minha dúvida é se corro o risco de chegar lá p/ comprar e não tenha em estoque, será que é possível reservar a compra? e outra, tenho que pagar algum imposto por lá ou é o so o valor 650 dolares mesmo?

    Grato!

    • Diego

      Você vai pagar imposto quando comprar lá. Em torno de 7-8%, dependendo do estado.

      Sobre reservar, você pode se antecipar e comprar na loja on-line, que tem entrega entre 1 e 2 semanas, uma semana antes de viajar, para entregar no seu hotel. É a única maneira de “reservar” o seu. Mas verifique antes com seu hotel. Muitos deles até guardam a encomenda para você, caso chegue antes do previsto. Ou peça para entregar na casa de algum amigo que more lá.

      Boa viagem

  • Ricardo Felipe

    O Siri funcionando em português está mais próximo do que muita gente pensa. Não faz mais de um mês que o app Dragon dictation da Nuance communications começou a funcionar com português brasileiro. Não é segredo pra ninguém que a Apple utiliza essa ferramenta essa no Siri.

    logo se dragon fala português não tem porque o Siri não falar. Acredito que a única coisa que está impedindo o Siri de falar português não é linguagem e sim os serviços de localização, como acontece nos Estados Unidos. mas mesmo esse serviço de localização, poderiam ser resolvida no Brasil se a Apple utilizasse aplicativoTelelistas que forneça um bom serviço localizações.

    PS. O Dragon Dictation está funcionando tão bem em português, que pra vocês terão idéia, eu escrevi todo comentário acima usando ele e tive que fazer poucas correções. desde instalei ele no meu iPhone, tenho usado ele pra escrever quase todos meus SMS.

  • Ai iLex gostei do sotaque….hahahahah

    PROMOÇÃO – Compre o iPhone 4S e ganhe um professor de inglês

  • simpletech

    amei o video……4S na lista de presente de natal 2011!

  • carlos

    Ilex, não vi ainda nenhum video sobre isso, o settings pode ser controlado pelo Siri?

    Siri turn off 3g?

    Abraços

  • Felipe Gasparino

    “The book is on the table, I’m the book, you are the table”

    The Most Amazing Cantada yet!

    =P

  • Sergio Carvalho

    Ri muito…

  • Rafael Costa

    Eu amei o Siri, mas vou esperar o iPhone 5, não quero nem ver o 4S! 800Mhz no processador? Não, obrigado!

    Janja’s Copycat!

  • Luis Felipe Reis

    kkkkkk nada mais épico de exemplo em fala inglês do que “The Book is on the table”

  • Rodrigo Pereira

    Achei o “SIRI” sensacional!!!

    Além das funções propostas originalmente, funciona como entretenimento e aprendizado em inglês!!!

  • João Pedro Berardinelli

    Achei interessante como sempre… eu tinha pensado vou esperar pelo 5 e tal mas ai pensei que demais esse siri hehe e preciso treinar meu inglês então acho que dia 16/12 estou com meu iPhone 4S !! mas tenho duvida na cor rsrssr

    • Renan Blasques

      Acho que meu próximo gadget da Apple será branco. Já estou cansado da cor preta! Meu iPad é preto, meu iPhone é preto e o meu antigo iPhone também era preto!

  • Vinicius Prado

    Por isso que eu não troco de iPhone simplesmente quando sai um modelo novo, como a Apple tem o costume de reformular totalmente o aparelho a cada 2 anos eu deixo pra trocar baseando-me nessa estratégia, não faz sentido comprar um aprelho e me enfiar no cartão de crédito só pra ter o mais novo smartphone da Apple, por isso vou esperar sair o iPhone 5 (não sei se vai ter esse nome mesmo), provavelmente em 2012 saia essa nova versão. Aí sim, com o design reformulado (se for seguir as regras até então) e com aplicativos realmente novos inclusive para os brasileiros, comprarei o novo iPhone.

  • Leonardo

    Não sei se perceberam, mas desde ontem o (ou a) assitente de voz já não fala mais “Brésil”, agora fala corretamente “Brazil”.

  • Alex

    Bom, eu particularmente estou mais que satisfeito com o meu iPhone 4. De fato o Siri é incrível, porém, acho difícil que seja adaptado ao português antes de chegar à sua versão final… Também prefiro aguardar o próximo lançamento, porque as novidades em si do novo modelo não mudariam muito minha forma de utilizar o aparelho.. ^^
    Ótimo post cara 🙂

  • Seria bem legal se a gente pudesse “ensinar” as línguas pra Siri, assim como ensina pessoas estrangeiras. Não seria difícil pra programar esses “atalhos” de voz.

  • Rafaaaaah

    o SIRI em portugues sera uma atualizacao dessa versao?

  • math

    alguém sabe dizer se o siri funciona no brasil também com internet 3G da operadora ou apenas no wifi?

  • anderson

    “obi goggle” hushushuhaushuashu

  • Guigo

    é só falar inglês que funciona, tanto para fazer ligações, recados e despertador. Só é possível comprar fora do Brasil e o mínimo necessário é um inglês básico, se não o tem, não compre

  • Gabriela Terra

    Pra mim não funcionou! Ela diz que “is not taking requests right now, please try later”

    O fato dele ter sido um descloqueado comprado no US interfere?

  • Fernanda

    Ilex!
    Estou na Europa agora e comprei um Iphone 4s. Sei que o dispositivo não tem portugues mas pelo que vi no Brasil funciona bastante coisa!
    Creio mesmo que em breve já tenha em português, mas oque gostaria de saber é se para os que já possuem o Iphone será possivel atualizar o sistema. Você sabe?

    Abraços!
    Fernanda

  • Juliana

    Acabei de chegar com o meu dos Estados Unidos e estava procurando o Siri…obrigada pela ajuda em localizá-lo e como usá-lo!

  • Greg

    É possível fazer ligações com o comando de voz?

    • Renan

      sim, no casa vc fala “call (e o nome do contato)” ela pede a confirmação do nome e pronto. 😀 espero ter ajudado!

  • Sensacional..Não sei como comprei o meu só agora….

  • Rachid

    iLex, qual a marca dessa película que está no iphone utilizado jo vídeo?
    Agradeço!

  • Pedro Ávila

    “The book is on the table”, “I am the book, you are the table”. ROTFL! HAHA.
    Nice video.