2011ARQUIVONotícias

[vídeo] Veja como a função Siri funciona atualmente no Brasil

Com a chegada do iPhone 4S e o não-suporte da função Siri para a língua portuguesa, muitos se perguntam se o aparelho comprado no Brasil (ou aquele importado) terá o assistente funcionando em nosso país, mesmo que em inglês.

Fizemos um vídeo para demonstrar como ele funciona em território brasileiro, e suas limitações.

Para quem ainda não sabe o que é o Siri, trata-se do novo assistente vocal da Apple, que por enquanto é exclusivo do iPhone 4S. Ele é capaz de interpretar a voz humana, processá-la e interagir inteligentemente de acordo com a necessidade. Este assistente é capaz de ler mensagens, fazer ligações, adicionar tarefas no calendário e nos lembretes, ajustar o despertador do aparelho ou procurar para você a quantidades de calorias que possui uma banana.

YouTube video

Mas infelizmente ele ainda não está disponível para uso prático no Brasil. Apesar de poder ser ativado no aparelho, o assistente não é capaz de reconhecer falas em português e nem ler textos e mensagens na nossa língua. Além disso, todos os serviços de localização do Siri estão inicialmente limitados aos usuários dos Estados Unidos, ficando impossível pedir para ele procurar por restaurantes, cinemas ou dizer a temperatura do local atual.

Para os nossos testes, usamos um iPhone 4S importado (e desbloqueado), com um cartão SIM brasileiro. Porém, como o Siri não utiliza a operadora para nada, deixamos o aparelho em modo avião, apenas com o Wi-Fi ligado (é obrigatório ter uma conexão internet para usar o assistente). Nos exemplos, foi usado um inglês básico, sem o cuidado de eliminar sotaques ou imprecisões gramaticais, justamente para testar a função em condições da vida real. Também experimentamos algumas palavras em português, para saber como o assistente se comportava.

Confira o resultado:

YouTube video

Como se percebe, a função no Brasil serve apenas para chamar a atenção em uma roda de amigos, ou mostrar para aquela tia curiosa o que a tecnologia é capaz. Mas para o uso diário, na comunicação com outros brasileiros, é quase impraticável.

É de se notar também que a função está assumidamente em fase beta; a Apple mesmo faz questão de reforçar sempre isso. Hoje, apenas inglês, francês e alemão possuem suporte, mas em sua página sobre a funcionalidade, ela promete que em 2012 serão adicionados outros idiomas, incluindo japonês, chinês, coreano, italiano e espanhol. O português não é citado, mas não quer dizer que também não seja incluído.

Infelizmente, o Siri ainda não é argumento para comprar um iPhone 4S no Brasil. Porém, a tecnologia usada é incrível e promete, em alguns anos, ser revolucionária. Só teremos que esperar até que isso aconteça. :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo