Apple inicia negociações com empresas americanas de mídia para licença de uso em treinamento de IA
A Apple está atualmente em discussões com diversos veículos de mídia nos Estados Unidos com o objetivo de adquirir licenças para o uso de seus artigos no treinamento de suas ferramentas de inteligência artificial (IA).
Segundo o New York Times, essas negociações, que estão em andamento há algumas semanas, envolvem acordos plurianuais com valores mínimos de 50 milhões de dólares.
Dentre os veículos citados nesse processo estão Condé Nast (responsável por Vogue e The New Yorker), NBC News e IAC (proprietária de People, The Daily Beast e Better Homes and Gardens).
No entanto, alguns editores expressaram reservas em relação aos termos propostos, alegando que concedem excessiva autonomia à Apple.
A oferta inicial incluía uma licença abrangente para os arquivos desses veículos, deixando-os potencialmente sujeitos a responsabilidades legais dependendo do uso que a Apple fizesse de seu conteúdo.
As dúvidas se estendem também ao que a Apple pretende fazer com essa grande quantidade de informações e como planeja integrá-las a seus dispositivos e softwares.
Essa abordagem da Apple, de iniciar negociações para obter direitos de acesso, foi recebida de maneira favorável por alguns interlocutores, contrastando com acusações anteriores feitas a desenvolvedores de IA que, por vezes, foram acusados de capturar conteúdo sem obter autorização prévia.
➽ Apple desenvolve em segredo seu próprio assistente de inteligência artificial, o “Apple GPT”