Notícias

Epic Games é multada por enganar usuários no Fortnite (entre outras coisas)

Sem as limitações da Apple, Epic age de forma desonesta com os usuários

Vejam só como são as coisas..

A grandiosa Epic Games, que abriu processo contra a Apple se dizendo defensora da liberdade e do direito de escolha do usuário, está sendo multada nos Estados Unidos por não ser correta com seus próprios consumidores.

Segundo a FTC, Federal Trade Comission, os jogadores de Fortnite estão sendo induzidos ao erro para realizar compras indesejadas.

Além disso, a empresa também não estaria respeitando a lei de proteção de privacidade do direito das crianças, a COPPA.

A farsa da Epic Games

Vale recordarmos que em 2020 a Epic começou uma campanha agressiva contra a Apple, para tentar derrubar a comissão de 30% que a maçã cobra em sua loja de aplicativos.

A Epic forçou um banimento do seu mais famoso jogo, desrespeitando propositalmente as regras da App Store.

E quando aconteceu, ela já tinha um vídeo publicitário pronto para divulgar, mostrando ela como a defensora pela liberdade do usuário.

YouTube video

Ao mesmo tempo, ela entrou na justiça por ter sido expulsa da loja, mesmo tendo deliberadamente descumprido o contrato que assinou com a Apple.

Em todas as suas comunicações, ela afirmava que a Apple só queria acabar com a concorrência “obrigando” o pagamento de “uma taxa absurda” de 30%.

E a “pobre” Epic era mais uma vítima, que estava se levantando contra uma gigante para defender o direito de livre escolha do consumidor!

Que lindo! Que orgulho ver empresas assim, dispostas a brigar por nós contra a tirania da Apple!!! O importante é defender o ideal comum!

Abuso dos dados do usuário

Mas a verdade infelizmente era outra. Como sempre digo aqui, “It’s all about money”.

O que a rigidez da App Store incomoda muitas empresas não é a comissão de 30% (que aliás é cobrada também por Microsoft, Nintendo, Stream, etc) e sim o fato da Apple proteger a privacidade do usuário.

Quando você instala um app no iPhone e realiza compras internas, o desenvolvedor não sabe quem é você.

Não tem como ele saber seu nome, seu e-mail, seu endereço, o número do seu cartão, nada. E sem isso, como ele encherá você de SPAM para comprar mais?

Ao colocar seu app na App Store, o desenvolvedor não pode tentar enganar o usuário, nem usar seus dados pessoais para outros propósitos.

Sim, a App Store é chata. A Apple assume o papel de guardiã de seus dados, não repassando eles para ninguém.

Ela deveria ter esse papel de guardiã? Não sei e nem quero entrar neste assunto aqui. Porém, a Epic acaba de nos mostrar como é o mundo sem nenhum guardião.

A FTC multou a Epic em US$ 275 milhões por coletar dados de menores de 13 anos sem a autorização explícita dos pais.

E não para por aí: tem também uma segunda multa, de US$ 245 milhões, por apresentar uma interface que induz o consumidor a clicar em compras internas e depois dificulta o pedido de reembolso.

Segundo a FTC, a Epic usou estratégias de design enganosas chamadas padrões escuros (dark patterns). Jogadores poderiam ser cobrados ao retomar o Fortnite do modo de repouso, quando ele estava em uma tela de carregamento ou clicando acidentalmente em um botão ao lado de uma opção de visualização de item.

Isso teria levado os consumidores a pagar “centenas de milhões de dólares em cobranças não autorizadas“.

I want your money, stupid

No fim, parece que está sendo revelada a verdadeira razão da Epic Games não querer mais que a Apple controle o que ela faz.

Nem é tanto pelos 30%, pois mesmo com essa comissão a empresa fez muito dinheiro em cima dos usuários de iPhone. Porém, poder manipular seus usuários da forma que quiser, sem controle nenhum, para garantir “centenas de milhões de dólares” extras não parece ser um mau negócio.

Depois tem que pagar umas multinhas? Tudo bem, paga-se, mas o lucro continua.

Tem muita empresa canalha levantando bandeiras importantes como “direito de escolha“, “liberdade de expressão“, desvirtuando objetivos que seriam nobres, mas com finalidades bem obscuras.

Então cuidado quando você ouvir algum discurso do tipo. Porque é possível que só estejam querendo te manipular para que eles fiquem ainda mais ricos.

Via
Engadget
Botão Voltar ao topo