App Store

Apple anuncia que irá cancelar a conta da Epic Games na App Store

A guerra entre a Apple e Epic Games parece que ainda renderá muito pano para manga.

Nesta segunda-feira (17) a maçã informou que irá cancelar a conta de desenvolvedor da criadora do jogo Fortnite, impossibilitando-a de publicar aplicativos em suas lojas.

Em um tuíte da assessoria de imprensa da Epic, a empresa declara que foi informada que terá todas as suas contas de desenvolvedor encerradas, não tendo mais acesso às ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac.

A Epic acusa a Apple de retaliação, depois de desrespeitar propositalmente as regras da loja para provocar sua expulsão e, assim, poder entrar na justiça contra a fabricante do iPhone.

Porém, todo o desenvolvedor aceita os termos da App Store quando se inscreve na loja, e firma um contrato sabendo que pode perder os direitos de publicação caso desrespeite de forma grave e intencional as regras que previamente aceitou.

Fora da App Store

O movimento da Apple é bastante agressivo e direciona a briga para um caminho que talvez a Epic não acreditasse que pudesse acontecer tão cedo.

O jogo Fortnite é gratuito para instalar e jogar, mas há diversos itens digitais que o usuário é seduzido a gastar dinheiro. E isso rende caminhões de dinheiro para a Epic.

Quando decidiu partir para a briga, a aposta da Epic foi gigantesca. Estima-se que a cada hora que o Fortnite esteja fora da App Store, o jogo deixe de gerar US$25 mil.
Por. Hora.

Fonte <a href=httpsappfigurescom>appfigures<a>

São 4,5 milhões de dólares por semana que deixam de entrar nos cofres da Epic Games.

Enquanto era só o jogo que tinha sido retirado por infringir as regras, era a Epic quem controlava o timing e poderia decidir por quanto tempo duraria sua campanha de marketing para colocar a opinião pública contra a Apple. No momento oportuno, bastaria apenas alterar o jogo para o que era antes e voltar para a loja.

Mas com o novo movimento da Apple, as coisas complicam bastante para a Epic.

Ao perder a licença para publicar aplicativos na App Store, a desenvolvedora perde o controle sobre o retorno do seu jogo para a loja, e o prejuízo poderia ser muito maior do que ela inicialmente calculou.

É o grande movimento das peças deste grande tabuleiro de xadrez.

A Epic mostrou evidências de que planejou tudo previamente antes de provocar a briga. Mas a princípio é difícil dizer se a equipe de marketing contava com essa nova jogada.

Se já estavam esperando isso, em breve veremos uma contrapartida, que deverá intensificar ainda mais a guerra. Mas, caso contrário, se esta perda da conta de desenvolvedor não estava nos planos, é provável que neste momento diversas pessoas da equipe de marketing da Epic estejam arrancando os cabelos para decidir qual será o próximo passo.

Seja como for, o melhor que temos a fazer é sentar, pegar a pipoca e esperar pelas cenas dos próximos capítulos.

ATUALIZAÇÃO I:

A Apple respondeu oficialmente à Epic, explicando o seu lado da história:

A App Store foi projetada para ser um lugar seguro e confiável para os usuários e uma ótima oportunidade de negócios para todos os desenvolvedores. A Epic tem sido um dos desenvolvedores de maior sucesso na App Store, crescendo em um negócio multibilionário que atinge milhões de clientes iOS em todo o mundo.

Queremos muito manter a empresa como parte do Apple Developer Program e seus aplicativos na Store. O problema que a Epic criou para si mesma pode ser facilmente resolvido se eles enviarem uma atualização de seu aplicativo que o reverta para cumprir as diretrizes com as quais concordaram e que se aplicam a todos os desenvolvedores. Não abriremos uma exceção para a Epic porque não achamos certo colocar seus interesses comerciais à frente das diretrizes que protegem nossos clientes.

ATUALIZAÇÃO II:

E realmente aconteceu. Ao chegar o dia anunciado (28 de agosto), a conta da Epic Games na App Store foi encerrada e todos os seus jogos agora ficaram inacessíveis na loja.

Botão Voltar ao topo