Curso brasileiro online de programação Swift começa na próxima segunda
Em junho, a Apple apresentou na WWDC a nova programação Swift, que permitirá, segundo ela, realizar aplicativos para iPhone, iPod, iPad e Mac de forma muito mais simples e fácil. A aposta da empresa é tamanha a ponto dela ter criado pela primeira vez em sua história um blog especial (em inglês) voltado só para a linguagem.
Quem estiver interessado em se aprofundar na novidade, mas não se sai muito bem com o inglês, pode aprender em português, sem sair de casa. A MobGeek iniciará no dia 21 de julho um curso online de aprendizado do Swift.
O curso tem duração total de 4 semanas e o aluno não precisa ficar amarrado a um horário para assisti-las. As aulas são em vídeos e o conteúdo pode ser assistido na hora que for mais conveniente. A única sessão com horário marcado é a de mentoria ao vivo (online via live webcast), que será agendada de acordo com a conveniência da turma. O objetivo do curso é se familiarizar com a linguagem Swift, com conceitos, princípios e sintaxe dessa nova linguagem através de slides, animações e exemplos de código.
Não é necessário ser programador para acompanhar o curso, pois o objetivo do Swift é justamente o de tornar o código mais amigável aos novos programadores. Possuir um Mac não é obrigatório para aprender as noções do curso, mas caso o aluno queira desenvolver aplicativos para iOS e OS X, só poderá fazer isso em um Mac (por causa do SDK da Apple). Ao final, o curso emite um certificado virtual de conclusão a todos os participantes.
Segundo o site do projeto, o curso explicará:
- O que é a linguagem Swift
- Constantes e variáveis
- Como manipular textos com Strings e Caracteres
- Como lidar com ausência de valores
- Entenda funções: seus parâmetros, tipos de retorno e argumentos
- O que são closures: seus tipos e como utilizá-las
- Compare classes e estruturas
- Conheça as diferentes propriedades: stored e computed
- Compare métodos e funções
- Como e quando usar subscripts
- Entenda herança: como usar classes e subclasses
- Inicialização e de-inicialização
- Como funcionam protocolos
- O que são Generics e que problemas eles resolvem
Quem participar deste primeiro curso estará automaticamente inscrito na versão ampliada, que deverá acontecer após a Apple liberar o iOS 8 e permitir a publicação efetiva de aplicativos na nova linguagem.
O custo do curso inteiro é de R$396,00, com pagamento via PayPal ou cartão de crédito. Mas quem não puder contar com este orçamento no momento pode participar de um sorteio de 2 vagas que acontecerá neste sábado. Para se inscrever, basta informar nome e email neste formulário.
Para conhecer mais detalhes e fazer mais perguntas diretamente aos organizadores, visite o site oficial.