Notícias

Apple monta um blog para falar sobre a linguagem Swift

Blog da Apple

Pela primeira vez em sua história, a Apple criou um blog oficial. Mas não é para falar dela e sim para explicar melhor a nova linguagem de programação Swift, que permitirá a criação de futuros aplicativos para computadores e dispositivos móveis.

Voltado para desenvolvedores, o blog é todo em inglês e tem o objetivo de responder dúvidas sobre a linguagem, além de apresentar exemplos e dicas de como integrar os atuais aplicativos ao novo padrão.

via TUAW

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dizem que essa linguagem é uma inovação, alguém aí entende desse assunto para nos falar mais um pouco?

    • Não vou dizer que entendo muito sobre linguagens de programação, mas como estudante de ciência da computação e sobre o que eu já vi sobre a linguagem no livro que a Apple divulgou, vou dar a minha opinião: A linguagem se parece muito com as linguagens mais atuais e modernas em relação a funcionalidades e facilidades para o programador. A linguagem me parece muito boa de usar e até agora uma das que mais me interessei em usar. Estou ansioso para testar a nova linguagem.

    • Inclusive, ouvi falar que o Swift tem muito do que faltava no Objective-C (que não conheço), trazendo uma linguagem moderna para o iOS. E também que essa linguagem possui facilidades que evitam gambiarras necessárias na antiga linguagem. Isso já são coisas que não conheço para falar, mas ouvi de outros desenvolvedores.

    • Jonatas Brisotti

      Ela em sí não tem muitas diferenças do Obj C… Mas vem trazendo grandes melhorias e que eram justamente o que afastava desenvolvedores de outras linguagens do mundo iOS… Obj C na verdade é muuuuito “chato” para quem programa em outra linguagem mais moderna.. Nessa nova versão traz “avanços” (que a maioria de outras linguagens já tinha) como garbage colector, que a grosso modo é um gerenciamento de memória automatizado. Mudanças na forma de se escrever blocos, sintaxe muito mais clean e próxima de uma língua mesmo, mas a maior revolução ao meu ver é playground…
      O playground funciona como se fosse um debug em tempo real, onde é possível se ver o resultado final de um código numa pequena janela em tempo de execução, sem precisar compilar, mandar executar no aparelho ou no simulador e ir debugando… É só ir no playground e dar um play. Todas as IDEs modernas já contavam com isso, e agora o Xcode passa a oferecer para códigos escritos em Swift…
      O melhor de tudo é que todas as outras linguagens compativeis como C puro, Obj C++, continuam funcionando perfeitamente quando mescladas com Swift… Além disso, a performance dela parece ser bem superior quando comparada com as demais… Acho que foi a grande revolução no mundo de desenvolvimento para iOS até agora, mas também deve demorar um pouco até estar totalmente incorporada no dia a dia de nós desenvolvedores…

      • Daniel felipensis

        Garbage collection no Swift? Arc não é garbage collector. Playground como debugger? Obj C++? Você esta bem informado hein amigo. Vamos estudar um pouco mais antes de falar besteira.

      • A sua explicação foi muito didática. Obrigado pela paciência, deu pra compreender a mudança!

  • A Apple anunciou que liberou o Xcode 6 beta também para os desenvolvedores com o cadastro gratuito. 😉

    https://developer.apple.com/news/

  • João Lucas

    Esta com certeza é uma:
    Notícia boa para os desenvolvedores.

    • Alexandra

      Hahaha!!! Eu me recordo disso. E, sem dúvida, essa foi mais uma:

      Notícia boa para os desenvolvedores.

  • Mateus Bandeira

    Gostaria de testar, mas da muito trabalho fazer uma máquina virtual com hackintosh

    • Pedro Silva

      Eu desisti e comprei um Mac quando comecei com o IOS

  • Pedro Silva

    Pqp! Maldita hora que escolhi essa profissão! Mal me acostumei com as mudanças do IOS 7 e lá vem eles mudando a porrada toda novamente!

  • Junio Pereira

    Achei muito interessante essa nova linguagem de programação. Mas como eu não sou um desenvolvedor ainda, estou esperando apenas o resultado que isso ira trazer para o iOS

  • Edu Del Santi

    notícia boa para os desenvolvedores :p

  • TiãoGavião

    Parabéns Apple, abrindo uma linha direta com seus devs.

  • Alex Leal

    Amigo, por que você não explica um pouco sobre isso ? Já que nos que não entendemos não podemos comentar e segundo você, o Jonatas se equivocou no que disse.

    • Jonatas Brisotti

      Ainda vou esperar o dia que eu tenha que provar para um qualquer na internet qualquer coisa que eu disser, estando certo ou errado… Afinal não somos donos da verdade, mas o leitorzinho Daniel troll aí deve ser

  • Jonatas Brisotti

    Você só pode ser um babaca mesmo… Muitos aqui no blog me conhecem e eu não preciso provar nada para você. Eu ganho muito bem a vida com iOS desde de que ele nasceu.
    O mais legal é que em vez de explicar você só veio enxovalhar o que eu falei.
    Eu nem sei porque ainda insisto em comentar alguma coisa nessa terra de trolls e chatos de plantão…
    Eu não disse em nenhum momento que Arc é garbage collector

  • Jonatas Brisotti

    Eu não disse que Arc era garbage collector nem que playground era debug, apenas usei de analogia para que as pessoas entendessem. Sobre o Obj C++ ele existe e portanto quem está desinformado é você…

  • Felipe

    comments working perfectly