Notícias

Apple TV ganha Siri em Português. Veja detalhes de como funciona

Não, não é uma mentira de 1º de abril. O tvOS 11.3 trouxe realmente, além do app TV, a tão esperada Siri em Português para o box da maçã. A funcionalidade já tinha sido antecipada pela assessoria de imprensa da Rede Globo e agora se torna efetiva na nova atualização.

Neste artigo, contamos um pouco como ela funciona e como ativá-la em sua Apple TV.


O curioso é que a Siri em português não estava ativa na fase beta do sistema 11.3, aparecendo apenas na versão final pública, de surpresa. Por este motivo, quem estava com a versão beta instalada não recebeu a função. Neste caso, é preciso restaurar a Apple TV para instalar a versão final.

Nem sempre a Siri fica ativa de forma automática. Em certos casos, é preciso abrir os Ajustes » Geral e ativar a Siri. É importante destacar que primeiro você precisa conectar no aparelho uma conta brasileira da Apple, pois é isso que irá permitir ativar a função.


Siri Remote

Com a novidade, o nome do controle remoto (que no Brasil era chamado de Apple TV Remote), ganha a mesma nomenclatura do resto do mundo, “Siri Remote“, que serve como microfone para você dar comandos vocais para a TV.

Para ativar a Siri, basta manter pressionado o botão com símbolo de microfone e falar próximo do controle. O que você fala é automaticamente transformado em texto na tela da TV.

O que eu posso dizer para a Siri?

A Siri para a Apple TV não faz tudo o que a do iPhone faz, porque é limitada às funcionalidades do aparelho (não pode, por exemplo, abrir um site na internet). Então, todos os comandos devem fazer referência às funções dela ou aplicativos instalados, com algumas exceções. Ela também não responde verbalmente para você (como acontece no iPhone), justamente para não atrapalhar algum vídeo que você esteja assistindo. O retorno é sempre silencioso.

Com a voz, você pode dizer “Jornal Nacional” e será aberto a página de vídeos do telejornal no Globo Play. Ou pode dizer “Mostre-me filmes de Ação” e aparecerá uma série de opções disponíveis tanto na iTunes Store (para alugar ou comprar) quanto em serviços de streaming compatíveis com o aplicativo TV.

Como já dissemos aqui, o Netflix não faz parte da brincadeira, apesar de você poder dizer “Abra o Netflix“, para que ele abra o aplicativo. Aliás, qualquer aplicativo instalado pode ser aberto com um simples comando de voz.

Nas sugestões a Apple sugere que se possa fazer interações maiores, como dizer “Busca como fazer um ovo no YouTube“. Porém, em nossos testes, isso não funcionou em português. Ou ele abre o aplicativo do YouTube apenas (sem mostrar o vídeo do ovo) ou abre a App Store, na página do app do YouTube.

Se você tem uma assinatura do Apple Music ou músicas na nuvem da Apple, pode também pedir canções com a voz. Pode dizer algo como “Toque minha playlist Academia, em ordem aleatória” ou “Quero ouvir Coldplay“. Aliás, em nossos testes ela respondeu muito bem com palavras em inglês quando misturadas com português, coisa que é uma reclamação bem comum na Siri do iPhone.

Mas a funcionalidade mais legal, na minha opinião, é a possibilidade de voltar partes do que você está assistindo apenas com a voz. Basta dizer “Avançar 1 minuto” e você já pula a abertura do episódio. Ou então “Retroceda 30 segundos” para voltar um pedaço do filme. Aliás, se no filme você não entendeu bem alguma parte, basta perguntar “O que foi que ele disse?” que a Siri automaticamente volta alguns segundos para você rever aquela parte. Muito bom!

As exceções para comandos “externos” (ou seja, não relacionados à funções da Apple TV) ficam para informações sobre o tempo e a bolsa. Você pode perguntar as horas ou qual a temperatura em determinada cidade. Pode também perguntar “Qual foi o preço do fechamento da Bovespa hoje“, mas não o preço do dólar, por exemplo. Você também pode dar comandos relativos a acessórios HomeKit, caso você tenha algum, como por exemplo, “Acenda a luz do quarto“.


Com isso, temos mais uma função que já pode ser riscada em nossa lista de funcionalidades Apple que não funcionam no Brasil. Aliás, as atualizações X.3 tem histórico de trazer aos brasileiros funções que não existiam no país. Vale lembrar que a própria Siri, depois de anos de expectativas, ganhou versão em português justamente no iOS 8.3.

Se você tem a Apple TV de nova geração (4ª ou 5ª), experimente a nova funcionalidade e veja como ela é prática.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar