2013ARQUIVONotícias

Apple toma decisão que diminuirá aplicativos falsos na App Store

Em novembro, alertamos aqui sobre uma “brecha” na App Store que permitia que desenvolvedores inescrupulosos alterassem nome e imagens de aplicativos, depois de aprovados, para enganar usuários. Não era exatamente uma falha, apenas uma facilidade que era aproveitada “para o mal” por alguns.

A Apple anunciou ontem uma medida que deveria ter sido tomada há tempos: agora, os desenvolvedores não poderão mais mudar as imagens dos aplicativos (screenshots) na loja, a não ser que enviem novamente o aplicativo para aprovação.

O que acontecia

Alguns desenvolvedores chineses, com o intuito de enganar usuários da App Store, enviavam um app simples (como um despertador) e depois que a Apple aprovava, eles alteravam o nome e as imagens dele, dando a entender que era outro aplicativo. Com isso, já tentaram vender um Mortal Kombat falso, um leitor de digitais e até mesmo funções só possíveis com o jailbreak, como bloqueador de chamadas, SBSettings e até o próprio Cydia.

Estava difícil da Apple controlar isto, pois o aplicativo já tinha passado pela aprovação, com nome e imagens diferentes.

O que acontece agora

A Apple bloqueou as imagens enviadas no aplicativo, impossibilitando que os desenvolvedores as mudem quando quiserem. Agora, apenas enviando novamente o aplicativo para a aprovação é que será possível alterá-las.

Isto prejudica um pouco desenvolvedores honestos, mas pelo menos é uma maneira eficiente de parar com a onda de aplicativos falsos que aparecem atualmente na App Store. A Apple sempre procurou preservar a imagem da loja, criando um sistema rígido (e às vezes chato) de pré-aprovação de tudo o que entra, mas esta “brecha” dava margem para que alguns desonestos se aproveitassem para enganar usuários mais desatentos.

A notícia é muito boa e já começou a valer. Agora, veremos muito menos aplicativos mal-intencionados na App Store. E quem sai ganhando somos nós, usuários e consumidores. :)

dica do Natan Rolnik

Botão Voltar ao topo