2012ARQUIVONotícias

Enganação na App Store: Falso Cydia tenta ludibriar consumidores desatentos (atualizado)

“Poxa, o jailbreak é tão legal, mas bem que a Apple poderia disponibilizar o Cydia direto na App Store, não é?”

Se você acha que a frase acima tem algum sentido, então o risco de você ser uma vítima do golpe é muito grande. A exemplo de outras enganações que tentam ludibriar o usuário, apareceu na App Store outro aplicativo falso: o Cydia.

A tentativa de enganar os que procuram maior liberdade no seu iPhone não é novidade. O aplicativo falso iBlacklist, que até hoje está disponível na App Store em duas versões diferentes, é um exemplo. Como o bloqueio de ligações é uma necessidade que muitos tem (e a Apple não permite de jeito nenhum), quando algo do tipo aparece na loja, muitos acreditam.

Já o caso do Cydia acaba envolvendo usuários iniciantes que gostariam de experimentar o jailbreak (para habilitar os mapas em 3D no iPhone 4, por exemplo), mas não sabem como fazer. Aí pagam $0,99 por este aplicativo e se deparam com… o jogo da cobrinha.

É uma vigarice? É. A Apple vai tirar o aplicativo da loja? Talvez não.
Tecnicamente falando, o aplicativo não viola nenhuma regra da App Store. Ele não afirma ser um instrumento do jailbreak e nem mesmo contém uma descrição detalhada do que faz.

Fica o alerta para que ninguém pague os $0,99 por este aplicativo pensando que ele irá destravar o seu iPhone. E mesmo que você esteja interessado em jogos de cobrinhas, há outras alternativas melhores e gratuitas. ;)

ATUALIZAÇÃO: Depois do alarde, o desenvolvedor mudou a descrição na App Store. A página agora mostra screenshots do jogo e diz que é um simples jogo de cobrinha. Mas o ícone continua muito similar ao do seu homônimo.

via AppAdvice

Botão Voltar ao topo