2012ARQUIVONotícias

Enganação na App Store: desenvolvedor engana usuários com aplicativos falsos

A Apple é conhecida por ser bem chata na aprovação de aplicativos e esta chatice teoricamente tem um bom motivo: salvar os consumidores de conteúdo ruim. Mas a prática nem sempre é igual à teoria e é quando a Apple falha que se percebe o quanto o sistema de aprovação da App Store não é perfeito.

Um desenvolvedor sem escrúpulos está aproveitando uma distração da equipe de aprovação para tentar ganhar dinheiro ilícito iludindo usuários.

Um deles é o bloqueio de chamadas, que atualmente só é possível com o jailbreak. Aliás, um dos aplicativos mais famosos no mundo para isso é o iBlacklist, feito por brasileiros. Mas o utilitário real nunca chegará na App Store, pois a Apple não permite que desenvolvedores alterem o sistema do aparelho.

O falsário publicou um aplicativo chamado Blacklist, com as mesmas telas do aplicativo real na página da App Store. Mas ao pagar $1,99 por ele, o usuário acaba recebendo algo completamente diferente e que não cumpre em nada com o que prometeu. Uma verdadeira pilantragem oficializada pela Apple.

O mesmo desenvolvedor (Flaming Spaz) também tinha outros aplicativos que ludibriavam o usuário, que felizmente já foram retirados. O Pattern Lock prometia a capacidade de desbloquear a tela do iPhone de duas maneiras: uma ligando pontos (como no Android) e outra através de… impressão digital!

Analisando o caso, não dá para entender como a Apple deixou passar estes aplicativos, pois todos prometem (falsamente) cobrir funções que a própria Apple não permite em seu sistema.

A Apple precisa urgentemente reprimir este tipo de pilantragem em sua loja, para que usuários não sejam mais enganados.

Caso você tenha comprado estes aplicativos, saiba que a Apple devolve o dinheiro em caso de reclamação. Basta acessar sua conta na App Store, ver a lista das compras feitas e relatar um problema. Infelizmente, o suporte deles é só em inglês ou espanhol.

Botão Voltar ao topo