2012ARQUIVONotícias

Enganação na App Store: falso SBSettings ilude usuários (Atualização: removido)

ATUALIZAÇÃO: o aplicativo foi retirado da App Store em tempo recorde. Palmas para a Apple desta vez.

Mais uma vez, nos espantamos com a capacidade de alguns desenvolvedores que tem o objetivo específico de roubar o dinheiro dos usuários. Um desenvolvedor chinês mau-caráter está vendendo na App Store uma falsa versão do famoso SBSettings, do Cydia. Mas o que o comprador recebe, na verdade, é um simples aplicativo de alarme.

O SBSettings é um dos mais populares recursos do jailbreak, pois disponibiliza atalhos para diversas funções do sistema (como Wi-Fi, Bluetooth, etc). Mas é impossível instalá-lo sem destravar o iOS. Por isso, não esperem nunca que este tipo de aplicativo apareça um dia na App Store.

Depois de comprar o falso app, o usuário começa a perceber a enganação ao ver o nome do aplicativo instalado: SBAlarmClock, descrição que não aparece em nenhuma parte da App Store.

E o pior é que os vigaristas estão se especializando, colocando avaliações falsas em português de usuários fictícios criados somente para deixar o aplicativo com mais estrelas.

É muito provável que o desenvolvedor tenha enviado para aprovação um aplicativo simples de alarme, mas depois que os fiscais da Apple liberaram o app, ele tenha mudado o nome e as imagens na App Store, para ludibriar os mais distraídos.

A Apple terá que rever este tipo de prática, para que a confiança em sua loja de aplicativos não seja ameaçada.

Botão Voltar ao topo