Aplicativos

Enganação na App Store: desenvolvedor estrangeiro tenta iludir brasileiros com aplicativos falsos

Infelizmente, não é raro que alguns desenvolvedores inescrupulosos tentem tirar dinheiro fácil de usuários mais inocentes na App Store. E fazemos questão de ressaltar sempre estes casos aqui para que mais pessoas se informem e não caiam nos golpes dos malandros.

Um dos casos mais atuais é o do desenvolvedor estrangeiro Lanh Nguyen, que está com 2 aplicativos falsos na lista dos 10 mais comprados na App Store.

❖ Viver Papel Parede Movimento

Achou estranho o nome? É porque ele usou um tradutor online para colocar o texto em português, texto aliás cheio de erros. Inclusive, se as pessoas se preocupassem em ler mais, conseguiriam identificar rapidamente quando um aplicativo é confiável ou não.

Este app promete uma imagem de fundo de tela em movimento, como “nos Androids”. Mas ao pagar por ele e instalá-lo, as imagens são estáticas.

O pior é que dezenas de depoimentos falsos (em inglês) dão 5 estrelas para o aplicativo, dando a impressão que ele é bem conceituado.

Não adianta se enganar: há funções no iPhone que a Apple não permite e não será um aplicativo da App Store que conseguirá fazer este tipo de coisa.

❖ Senha Padrão – Bloqueio de Pontos Para a Tela de Bloqueio

Outra função que é impossível fazer com um aplicativo da App Store: alterar a tela de bloqueio. Se você quer uma senha com ligação de pontos, você tem duas alternativas: fazer jailbreak ou comprar um Android. No iPhone, oficialmente, não dá para fazer isso.

❖ Scanner Biométrico Para A Tela De Bloqueio

Imagine que legal seria você poder desbloquear a tela do seu iPhone só com a sua impressão digital, não? Sim, sem dúvida, mas isso por enquanto só acontece em filmes do Tom Cruise. No iPhone (ou em qualquer smartphone a venda atualmente) não é possível tocar na tela e o aparelho identificar suas digitais. E se fosse possível, provavelmente o aplicativo não custaria só $0,99…

A descrição do aplicativo já diz tudo:

Essa aplicação traz-lhe a segurança perfecta dos que causam problemas. Essa aplicação também não permite eles romperem seu Iphone. Somente você, o dono pode abrir a chave e usar seu Iphone com o sistema de fechaduras modernas nossas.

Um português porco e mal escrito. Bastaria ler para que as pessoas conseguissem perceber a enganação e não gastar seu suado dinheiro em algo que é falso.

O que fazer para não ser enganado na App Store

1. Primeiro de tudo, leia SEMPRE toda a descrição e certifique-se que você entendeu o que o aplicativo se propõe.

2. Leia as avaliações dos que já compraram, mas ordene-as para que apareça as avaliações mais recentes. Não confie em opiniões em outra língua se a loja for a brasileira, geralmente são falsas.

3. Procure no Google se algum site já fez algum review do app. O Youtube também é uma boa fonte de pesquisa.

4. Não procure “milagres” em aplicativos, pois a Apple limita o sistema (o que é um fator de segurança). Não espere encontrar aplicativos que bloqueiem chamadas, leiam mãos ou fritem ovo, pois isso só vai existir quando a Apple implementar diretamente no sistema.

Dica do Helder Castro e Nohan Vieira

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados