AplicativosNotícias

Brecha no sistema da App Store permite golpes com aplicativos falsos

Neste final de semana, um aplicativo falso esteve em 3º lugar na lista brasileira dos mais vendidos na App Store. Com o nome de Mortal Kombat (um popular jogo de videogame dos anos 90), o aplicativo não é o que promete na descrição da loja.

Custando $0,99, o pretenso jogo mostra screenshots com alusão ao jogo real, mas após comprado, o consumidor acaba percebendo que é apenas um jogo de chaves bobo. A intensão do desenvolvedor é claramente roubar usuários menos atentos.

O nome do desenvolvedor é oriental (Anh Nguyen Thi Ngoc), o que está se tornando típico neste tipo de enganação. Ele aproveita o fato do jogo Mortal Combat autêntico (licenciado e disponibilizado pela EA Games) não estar disponível no Brasil, por causa da classificação indicativa para títulos mais violentos. Com isso, usuários menos atentos acabam comprando no impulso quando descobrem que ele estaria já disponível.

Mas como a Apple deixa passar este gênero de aplicativo que rouba os usuários?
Simples, ela não deixa. O que acontece é que alguns salafrários descobriram uma brecha na App Store que permite o golpe.

Neste caso aqui, o aplicativo enviado para aprovação não foi o “Mortal Kombat” e sim um jogo qualquer, simples e bobo, com outro nome e imagens. Depois de aprovado pela Apple, é possível alterar o título e as imagens do aplicativo para o que quiser, e isso é aproveitado por desenvolvedores inescrupulosos para roubar os clientes.

O que a Apple precisa fazer é mudar urgentemente o sistema de edição nas informações do app, não permitindo mais que se possa mudá-las tão facilmente. É claro que isso prejudica diretamente os desenvolvedores honestos e autênticos, mas infelizmente é preciso que este tipo de golpe chegue ao fim, para não prejudicar ainda mais usuários e denegrir a credibilidade da loja.

No Google Play (loja de aplicativos para Android), este tipo de enganação também acontece. Ontem mesmo se descobriu que um falso desenvolvedor se passava pela “Apple Inc” para vender versões para Android dos aplicativos iPhoto, Numbers, Garageband e outros. Felizmente o Google já tirou todos do ar.

Se você foi enganado e comprou este ou qualquer outro aplicativo falso, você tem direito de pedir o reembolso do seu dinheiro. Siga nosso tutorial para saber como fazer.

A Apple precisa tomar uma providência urgente contra este tipo de golpe. Torçamos para que isso aconteça logo.

Dica do Crhistian Pinto

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wellington Alves

    É o mesmo que ocorre com os apps de black list.
    Precisaria urgentemente ter um botão pra denunciar apps maliciosos!

  • Daniel

    Ixiii… e quase eu comprava

    • Luigi

      Acredite, a memoria do meu iphone me salvou! Eu estava comprando o maldito app e meu iphone estava sem memoria suficiente então deixei queto!

  • Bruno Pereira

    putz, eu quase comprei esse jogo!

  • William

    Meu app do Facebook qndo vou conectar aparece um aviso dizendo que nao pode se conectar usando acesso unico e talz… Tanto no meu 4S qnto no iPad2, ambos cm iOS 6! Alguem mais com este msmo problem?

    • JanjaBoy

      Você postou a pergunta no local certo? O.o

      • Pedro Silva

        E aonde é o “local certo”??

    • Raphael Barbosa

      Depois que eu atualizei meu iPad 2 eu não consigo nem ligar o Wi-Fi, o que dirá ter problemas com aplicativos….

      • Edson

        Por causa disso eu ainda nao atualizei nem meu ipad2 nem o 4S….
        O pior é que parece que somos “obrigados” a atualizar, pois do nada, sem sua permissão, teu aparelho baixa a atualização e “sequestra” bem uns 2GB da capacidade de armazenamento que só é recuperado apenas instalando-o contra sua vontade…

    • iJhonny

      aqui também
      mas me conecto normal pelo login sem ser do iOS

  • Francisco Junior

    se o desenvolvedor mudasse alguma coisa no aplicativo o correto seria ele ser revisado.

    • Daniel

      A Apple dá uma certa liberdade para que você possa reagir rapidamente. Por exemplo, se você quer deixar seu app em desconto por um dia, dá para baixar o preço e explicar isso na descrição imediatamente. Ou então, se foi encontrado um bug sério, você pode colocar “Já estamos cientes do erro X, a correção sai em breve”. Se não fosse possível, você teria de planejar suas promoções com vários dias de antecedência com a Apple, e causaria mais frustração para quem atualiza seus apps.

      Enfim, é uma situação complicada para a Apple. Talvez permitir apenas mudanças no texto, sem alterar imagens ou nome…

      • Francisco Junior

        é mesmo! não tinha pensado nisso. uma nova revisão não ficaria pronta de uma hora para a outra!

      • Francisco Junior

        isso me lembrou o aplicativo calendario do blog do iphone. por que ele nao foi mais atualizado?

        • Francisco Junior

          lugar errado

  • Fernando

    Complicado esse sistema de fiscalização da Apple. Se ela tiver que revisar todas as alterações fica muito caro. A melhor coisa é ler reviews dos usuários.

  • João Pedro Vianini de Paula

    “Quando nós lançamos o iTunes para Windows, foi porque queríamos vender mais iPods. Lançar uma biblioteca de músicas para o Android só iria deixar os usuários de Android satisfeitos, e eu não quero usuários de Android satisfeitos.” Foi mais ou menos isso que o Jobs falou então eu só ri dos apps no Google Play.

  • TiãoGavião

    Com a palavra: Apple!!
    Necessária uma mudança urgente 😉

  • Claudio Castro

    Não é bem assim. Depois que aprovou você consegue mudar os screenshots e a descrição. O nome (título com vc falou) e o ícone vc só consegue mudar se mandar uma atualização… e ai, é claro, passa por nova aprovação.

  • Vinícius Alcântara

    Complicado, mas se tratando da Apple daqui a pouco inventam algo pra resolver.

  • Diogo

    O ideal seria uma poítica de “confiança”… Desenvolvedores iniciantes não poderiam fazer essas alterações, mas depois do app vender X vezes ou algo do tipo, liberaria para o desenvolvedor fazer essas alterações… Acho que dos males é o menor…

  • JB

    Porque a Apple não coloca um botão lá embaixo na AppStore para denunciar aplicativo?

  • Brunolv

    Os chineses tb usam alguma outra “brecha” pra colocar o aplicativo entre os top baixados.

  • Anderson Campos

    É só ir no histórico de compras na sua conta da AppStore e reportar erro. Quem comprou detone o salafrário lá…

    • Alan Conrado

      A Apple costuma ser omissa em relação a isso, já entrei em contato e nunca tive nenhuma resposta, além disso o aplicativo ainda continua até hoje na app store, é um de black list que também já esteve entre os mais vendidos.

  • Luiz

    Isso está se tornando um situação normal a cada dia que passa, espero que a Apple tome medidas urgentes

  • Facao

    A apple quer vender iphone ipad e ipod. Esses problemas tem se provado com prioridade mais baixa pra ela, infelizmente. A questao de mudar o titulo do aplicativo eu acho bem absurda. Porque alguem iria fazer isso? Sem duvida eh o caso de uma nova avaliacao!

  • Claudyo

    Para quem compra com freqüência na AppStore ,têm por segurança,prestar atenção em detalhes simples antes de progredir com a aquisição de seu app:Verifique sempre o tamanho”MB” do app. Geralmente apps como Mortal Combat dificilmente virá com tamanho 9.8 MB. Um app com gráficos que enche os olhos ou versões de consoles terá de 100 MB para cima. Verifique o desenvolvedor. Se um jogo do SONIC é lançado na AppStore,é sabido que seu desenvolvedor será a famosa SEGA.Logo,o app não poderá vir assinado por “JoãoAppsIntreterimento”. De uma olhada nas resenhas dos compradores. Mas não apenas em 3 ou 4…quanto mais comentários checados melhor pois até nesse quesito os golpistas estão se aprimorando, ludibriando,assim,compradores com 4 e 5 estrelas e comentários do tipo”o melhor app de todos o tempos…recomendo a todos”. Não da para ficar ligo no primeiro comentário,né!?! No mais,desconfiar sempre,será o melhor remédio para frustrações e dores de cabeça em termos de compras.fica a dica

  • Luís M.

    Cara, a Apple desenvolvendo para android!
    É de mais

  • Francisco Junior

    isso me lembrou o aplicativo calendario do blog do iphone. por que ele nao foi mais atualizado?

  • Monkey King

    Nossa, que bad. Que bom que nuca passei por isso!

  • Dinnosan

    Simples de resolver isso, todos que compraram pedir reembolso do valor pago, fazendo isso o app provavelmente será retirado da loja.

  • Mago

    Mortal Kombat com 9MB de tamanho e aquela resolução? Só uma anta pra cair. Só que não tem malícia pra cair. Um jogo como esse teria no mínimo 400MB.

    • Luís M.

      Quantos MB você acha que minecraft deve ter?
      Só tem 3.1MB e consegue gerar um mundo imenso
      Mas você fala com lógica não seria só isso que me faria suspeitar do app.

      • Mago

        Mundo imenso? Tome como base a qualidade do MK, não esse monicraft. O Need For Spped por exemplo tem bem mais que 500 MB. Pro MK espera-se qualidade l.

    • Overlord

      “Anta”?

      Anta é quem pensa assim como tu.

      A Appstore, como tudo da Apple, foi feita para todo o tipo de usuários… dos mais nerds aos mais leigos.
      Grande parte dos usuários é composta de leigos em Informática e eles não são obrigados a saber. 🙂

      Se o sistema da Apple (ou qualquer outra empresa) é falho e permite “trampas”, ela é responsável por corrigí-lo de modo que estas não ocorram mais.

      • Mago

        Rsrs
        De qualquer forma, ainda é mto fácil reclamar e pedir o dinheiro de volta.
        No caso deste APP(jogo), mais fácil ainda devido à grande ocorrência de reclamação. Mas aí a pessoa vai pensar: custa apenas aquilo, nem vale a pena reclamar! Rsrs. Sempre vale a pena reclamar e AGIR.

  • Francisco

    O jogo ainda está disponível na AppStore..

  • Nelissy

    Ótimo texto, e concordo plenamente: A Apple tem de ser mais rigorosa. Acho que o bom seria se a Apple revisasse cada edição que as pessoas fazem na descrição do app, assim os honestos também não seriam punidos.

  • Gabriela

    Vi um comentário que disseram que roubam 4 reais não 99 centavos

  • Dorinha

    Parece que isso anda tornando inuma coisa rotineira 😐

  • daemon

    brecha?????????? FALA SERIO!!! mt coisa de otario… 30% desses 0.99 de cada panaca eh da Apple!!!

  • Rodrigo Kieffer

    Ela poderia definir que para mudar nome do App e imagens, o app passaria por um novo review, mas para descrição e coisas mais simples não. Assim poderia alterar a descrição e preço sem problemas, mas não nome do App e nem Imagens do mesmo.

  • Aniello

    Olha, esta idéia de criar regras para impedir a pilantragem é boa, mas tem de ser feito de modo que não prejudique o desenvolvedor honesto.

    Acho que é importante ter uma forma ágil de revisar apps. Para coibir gente que faz este tipo de trambique, o melhor é fiscalizar forte e penalizar. Algo como criar uma multa para apps desonestos.

    Por que ficar criando regras e mais regras para tentar impedir a fraude vai dificultar a vida de quem faz a coisa certa, e não vai impedir quem quer trapacear. Por que todo sistema tem uma brecha, e quem quem encontrar esta brecha, encontra.

    É exatamente esta mentalidade que gera a famosa burocracia. A burocracia nada mais é que um monte de regras criadas para se evitar tal ou qual brecha, que alguns poucos podem tentar usar, mas acaba por prejudicar a vida de todo mundo.

    O que soluciona desonestidade não é regras rígidas, mas sim regras claras e fiscalização e punição rígidas.

  • André Luiz

    A Apple precisa de um sistema de devolução de dinheiro igual ao Google Play. Lá é mais fácil de conseguir devolução do dinheiro. Na AppStore, eu nunca consegui. Nem me enviaram um email de resposta.

  • Kevin

    É sempre um chinês

  • Brunu

    Incrivelmente o jogo falso continua lá

  • Beto

    Bom, olhando agora 17hs:56min, vejo que não esteve, está. 🙁

  • Desmond Linus

    Intensão com S?

    • Beto

      k k k é que o iLex quis dizer ( intensão 😉 ) Nervoso. . . Aturdido . . . Desbaratinado . . . Num ato de tender; intento . . . Com vontade 😀 , com muita afoiteza… rs rs rs 😛

  • Geraldo

    9MB é o tamanho de 3 ,músicas do jogo.

    HEHEHEHEHHE.