Quem já foi para os Estados Unidos sabe como é fácil encontrar em qualquer supermercado, farmácia ou loja de departamentos os cartões-presente (gift cards) da iTunes Store, que dão direito a créditos nas lojas virtuais da Apple para a compra de aplicativos, músicas, filmes e livros.
Até então eles vinham com preços fixos de $10, $15, $25, $50, $100 e $200, mas a empresa começou a disponibilizar uma nova maneira de cartão, em que é o cliente que decide quanto de crédito quer por nele.
Os valores podem ser entre US$15 e US$500, escolhidos no caixa na hora de pagar.
Apesar dos recentes boatos, os clientes brasileiros ainda não contam com cartão-presente na loja nacional. A Apple ainda não conseguiu vencer as barreiras burocráticas para implementar os preços em Reais, o que permitiria a venda de cartões-presente no país. Nossa legislação proíbe a venda no comércio de produtos com preços em moeda estrangeira.
Apesar disso, o novo iTunes 11 que saiu esta semana mostra um novo visual para a seção Resgatar código na loja brasileira, com uma ilustração com os cartões e a clara frase “Insira seu código do cartão-presente“, o que parece evidenciar que os objetivos para implementação do benefício no país ainda continuam de pé.
Quando será que teremos cartões para vender no comercio brasileiro?