2012ARQUIVONotícias

Apple faz lista oficial com os países que são compatíveis com a rede 4G LTE do iPhone 5

Apesar de termos falado bastante aqui sobre a não-compatibilidade do iPhone 5 com a quase inexistente rede 4G brasileira, muitos leitores e usuários ainda tem dúvidas a respeito disso, nos perguntando diariamente se o novo modelo será compatível um dia com as redes nacionais.

Para acabar com a confusão, a Apple publicou uma página em que elenca todas as operadoras em diversos países que suportam a tecnologia LTE adotada no iPhone 5. E Brasil realmente não está entre eles.

Muitas lendas correm pela internet referentes ao assunto, inclusive a de que a rede 4G da Dinamarca e Suíça seria iguais a frequência adotada no Brasil, mas de fato nenhum destes países está na lista oficial, o que anula as esperanças. O iPhone 5 não será compatível com a rede 4G brasileira, apesar de funcionar normalmente nas redes 3G e EDGE das operadoras brasileiras.

Ou seja, ele funciona tão bem no Brasil quanto o iPhone 4S, mas não terá acesso à rede mais rápida 4G, quando for implementada no país.

Outro “mito” que roda a internet é que, no futuro, a Anatel irá liberar a frequência de 700MHz que atualmente é compatível com o iPhone 5. Mas é ilusório achar que isto pode ser um argumento de compra do novo modelo. Esta mudança não deve acontecer antes de 2016/2017, ano em que provavelmente o iPhone 5 já terá sido esquecido e virado peça de colecionador, como acontece hoje com o iPhone Classic.

O iPhone 5 é um ótimo aparelho, mas se você insiste em usar o 4G no Brasil, tem dinheiro para pagar pelos caros planos e, acima de tudo, mora em uma das poucas cidades que terá cobertura da nova rede, você terá que optar por outro celular.

Claro que estamos dizendo isto com as informações que temos no dia de hoje. Se, no futuro, a Apple inventar uma maneira de mudar esta compatibilidade através de software, ou se no Brasil houver mudanças na rede, tudo pode mudar. Mas é pouco provável.

Botão Voltar ao topo