Alguns usuários brasileiros sofrem com bug na rede 3G depois de atualizar para o iOS 6.1
Pode não ter sido por acaso a Apple ter lançado tão rápido um beta do iOS 6.1.1 nesta semana. Usuários do mundo inteiro, inclusive do Brasil, estão enfrentando problemas com a recepção do sinal da operadora depois que atualizaram para o iOS 6.1.
Diversos leitores nos procuraram, reclamando que depois que instalaram o iOS 6.1 em seus aparelhos, o sinal da operadora começou a oscilar bastante, até mesmo em lugares que antes da atualização tinham boa cobertura. Por exemplo, o sinal da TIM é substituído repentinamente por TIM BRASIL, ficando impossível realizar e receber ligações. Relatos também apontam que o mesmo ocorre com alguns clientes Claro e Vivo.
No Espirito Santo, por exemplo, há casos em que a indicação da operadora mudou para “27”, sem ter acesso à rede 3G.
Imagem: Braulio Barcellos
O problema não acontece com todos os usuários e aparentemente apenas uma pequena parcela é atingida (nós aqui não conseguimos reproduzir o problema). Com a recepção da rede instável, a bateria é consumida mais rapidamente, justamente porque o aparelho fica buscando rede a todo o momento.
No Reino Unido, a operadora Vodafone UK assumiu oficialmente que um bug existe e está notificando todos os seus clientes sobre problemas relacionados à rede 3G em iPhones 4S com o iOS 6.1. O problema, segundo a operadora, é da Apple.
Imagem: iDownloadblog
Enquanto a Apple não conserta o problema em um futuro iOS 6.1.1, aconselhamos os usuários que estão com este problema a usar uma velha dica para recepções fracas: desligar a rede 3G no aparelho, em Ajustes > Geral > Celular.
Esperemos que a Apple consiga resolver o problema o mais rápido possível.
PS: Já é de conhecimento de muitos que há lugares no Brasil onde a cobertura 3G oferecida pelas operadoras é péssima e este tipo de problema na recepção já existe há muito tempo. Por isso, não podemos confundir este problema cotidiano com o atual bug, que começou a afetar usuários que antes do iOS 6.1 não tinham o problema. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. ;)