Quer dizer que agora o iPhone e o iPad são finalmente compatíveis com o Flash? Não.
A Adobe anunciou sua nova versão do Flash Media Server, o servidor capaz de transmitir vídeos via streaming para computadores e dispositivos móveis. Até a versão precedente, ele só funcionava com o plugin Flash, o que excluía dispositivos iOS. Agora, a ferramenta também aceita a tecnologia HLS, da Apple, obtendo muito mais compatibilidade.
Isso não quer dizer (como muitos imaginaram) que agora as animações ou botões em Flash funcionarão no iPhone. Porém, significa que a Adobe se deu conta que é inútil ficar dando soco em ponta de faca e que o melhor é se adaptar a formatos mais adaptáveis ao mundo moderno, em que cada vez mais usamos dispositivos móveis e dependentes de baterias limitadas. A briga da Apple com o Flash nunca foi por causa de questões de mercado (como alguns acreditam), mas de performance de uma tecnologia que por anos reinou nos computadores, mas nunca foi realmente adaptada para celulares e tablet. Para comprovar isto, basta ver a performance em tablets compatíveis com Flash.
Para aproveitar a novidade da Adobe, não será preciso instalar nada no iPhone ou iPad. Serão os fornecedores de conteúdo que utilizam o Media Server que irão propiciar uma maneira da página identificar o dispositivo utilizado e se conectar automaticamente à tecnologia compatível.
Mas para aproveitar jogos ou sites cheios de gráficos interativos em Flash, ainda não é desta vez.