2011ARQUIVOCuriosidades

Mas afinal, por que não roda Flash no iPhone e no iPad?

Há quem tenha entrado apenas recentemente no mundo iOS (sistema operacional do iPhone, iPad e iPod touch) e não entende “por que a Apple não deixa rodar animações Flash nos seus dispositivos móveis”. A explicação veio há um ano, quando Steve Jobs publicou uma carta aberta expondo sua visão sobre o caso. Vale a pena dar uma lida com calma para conhecer todos os detalhes; mas em resumo, a razão principal da não compatibilidade da tecnologia é que a Adobe ainda não conseguiu otimizar o Flash para dispositivos móveis, fazendo o sistema ficar lento, instável e consumindo excessivamente a bateria do gadget.

Um ano se passou (repito, um ano) e a coisa não mudou muito. Apesar de vários concorrentes do iPhone e iPad se vangloriarem de ter “o grande diferencial” de rodar Flash, esta tecnologia ainda mostra que não está exatamente pronta para o mundo mobile, onde rapidez, agilidade e preservação de bateria são vitais.

A Apple é perfeccionista demais para permitir que seus gadgets funcionem mal por causa de fatores externos. Se com todo o cuidado que ela tem, a mídia já faz sensacionalismo com bobagens (vide caso do espessuragate), imaginem se o iPhone ou iPad começassem a travar ao ler uma simples página de internet. Mesmo se a culpa fosse do Flash, o usuário comum culparia sem dúvida a Maçã.

Só haverá Flash no iPhone no dia que a Adobe conseguir deixar a tecnologia pronta para rodar normalmente em dispositivos móveis.

Quem não acredita nisso, pode fazer uma prova com um tablet atual que rode a versão mais recente do Flash. O pessoal do Gizmodo Brasil foi conferir de perto como a tecnologia da Adobe influencia na experiência de uso do recente Motorola Xoom, um dos primeiros tablets a rodar a versão do Android especial para tablets, o Honeycomb. Veja com seus próprios olhos e tire suas próprias conclusões.

YouTube video

Você gostaria que o iPad rodasse desta maneira?

Instabilidade, influência negativa na experiência de uso, alto consumo de bateria: eis os motivos vitais para não haver compatibilidade do Flash no iOS atualmente.

Aproveitando a oportunidade, veja também a comparação entre iPad 2 e Xoom que o mesmo Gizmodo fez, de forma imparcial.

YouTube video

dica do Rafael

Botão Voltar ao topo