Curiosidades

Mas afinal, por que não roda Flash no iPhone e no iPad?

Há quem tenha entrado apenas recentemente no mundo iOS (sistema operacional do iPhone, iPad e iPod touch) e não entende “por que a Apple não deixa rodar animações Flash nos seus dispositivos móveis”. A explicação veio há um ano, quando Steve Jobs publicou uma carta aberta expondo sua visão sobre o caso. Vale a pena dar uma lida com calma para conhecer todos os detalhes; mas em resumo, a razão principal da não compatibilidade da tecnologia é que a Adobe ainda não conseguiu otimizar o Flash para dispositivos móveis, fazendo o sistema ficar lento, instável e consumindo excessivamente a bateria do gadget.

Um ano se passou (repito, um ano) e a coisa não mudou muito. Apesar de vários concorrentes do iPhone e iPad se vangloriarem de ter “o grande diferencial” de rodar Flash, esta tecnologia ainda mostra que não está exatamente pronta para o mundo mobile, onde rapidez, agilidade e preservação de bateria são vitais.

A Apple é perfeccionista demais para permitir que seus gadgets funcionem mal por causa de fatores externos. Se com todo o cuidado que ela tem, a mídia já faz sensacionalismo com bobagens (vide caso do espessuragate), imaginem se o iPhone ou iPad começassem a travar ao ler uma simples página de internet. Mesmo se a culpa fosse do Flash, o usuário comum culparia sem dúvida a Maçã.

Só haverá Flash no iPhone no dia que a Adobe conseguir deixar a tecnologia pronta para rodar normalmente em dispositivos móveis.

Quem não acredita nisso, pode fazer uma prova com um tablet atual que rode a versão mais recente do Flash. O pessoal do Gizmodo Brasil foi conferir de perto como a tecnologia da Adobe influencia na experiência de uso do recente Motorola Xoom, um dos primeiros tablets a rodar a versão do Android especial para tablets, o Honeycomb. Veja com seus próprios olhos e tire suas próprias conclusões.

Você gostaria que o iPad rodasse desta maneira?

Instabilidade, influência negativa na experiência de uso, alto consumo de bateria: eis os motivos vitais para não haver compatibilidade do Flash no iOS atualmente.

Aproveitando a oportunidade, veja também a comparação entre iPad 2 e Xoom que o mesmo Gizmodo fez, de forma imparcial.

dica do Rafael

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Emanuel

    Ilex, sugestão de complementação do post: indicar maneiras de usar/ver Flash no iOS, para aquelas situações que são REALMENTE necessárias, pelo menos por enquanto. Ou pelo menos pra quem acha realmente necessário. No mais, mais um post muito bom do BDI.

    • Tenho o iSWiFTER instalado para rodar Flash se for preciso. Mas até hoje nunca precisei.

    • Rafael Nunes

      Concordo plenamente, um botão Ligar / Desligar Flash não faria mal a ninguém. E poderia já vir desligado por padrão, ligariamos só quando precisassemos.

      Ainda poderia vir com um alerta: Ativar o Adobe Flash pode causar instabilidade no sistema, consumo excessivo de bateria e travamentos. Deseja continuar?

      Acho que o usuário estaria perfeitamente ciente do que poderia acontecer com algo assim. Acesso um site de pesquisa aqui no Rio de Janeiro e não consigo ver algumas informações cruciais pela ausência do Flash. Isso incomoda um pouco…

      Um abraço.

      • newton

        [thumb up] para o seu comentário,Rafael.

    • Navar

      Sinceramente eu não engulo essa história do tio Steve que flash consome muita energia. Qual a explicação dele para o Iphone não rodar java? será que também consome muito energia???

      Pra mim a coisa é puro negócio. Flash hoje em dia é praticamente uma máquina virtual, vc pode programar qualquer coisa para rodar em cima dela. Então se permitissem flash no iphone, seria o mesmo que dar um tiro no pé da AppStore. Pois todo mundo poderia baixar livremente seus aplicativos em flash na internet. O mesmo aconteceria se java rodasse no iphone.

      Porque o tio Steve não abre o jogo logo e conta a verdade, não sei pra que ficar inventando história, já que todo munda está careca de saber que a Aplle só faz produdos de tecnologia fechada.

      • Claro, claro, o iPhone seria muuito melhor se rodasse Java, que permite a realização de modernizai os aplicativos.
        Aí, ai, como o Jobs é mau…

        • Navar

          Deixando as ironias de lado. Não estou discutindo se iPhone seria ou não melhor usuando java/flash, pois isso NUNCA vai acontecer, mesmo que desenvolvam um máquina virtual java/flash super economica em termos de energia, pois todos já sabem como é a politica de negócios da Apple. Eles preferem ter controle sobre todo hardware e software utilizado em seus produtos.

          Agora o que não dá é ficar aceitando historinhas que tecnologia X ou Y não rodem porque gasta muita energia ou etc.., isso é insultar nossa inteligência.

      • BiNHo

        Caracas, velho, eu me achava um ET por pensar como você. Eu sempre vejo falar: “ah, é instável!”, “ah gasta muita energia!” “ah, bla bla bla…” ! Eu entendo que estas questões sejam relevantes, mas o motivo, real mesmo, pra mim é a Apple$tore.
        O Windows Mobile 8 tamb;em não vai rodar flash. As empresas viram que esse lance de vender software online dá grana e devem ir para este rumo. Só tenho uma dúvida, será que a Google, por da sua loja de aplicativos, vai por esse lado também? Afinal o Android roda Flash (roda meio quadrado, mas roda)…

        • leo

          São 2, mas não me acho et, somente não sigo a manada, nem sou burro para cair nesse papo do finado jobs. A plataforma apple é a mais fechada de todas, e nem garantia tem.

          O problema é igualzinho à historinhas da idade média, o sujeito ouve besteiras do jobs (querendo vender seus produtos fechados, afinal bobo ele não é) e sai repetindo religiosamente, sem nem tentar contestar.

          O google chrome (esse sim o futuro da internet) já tem SUA PRÓPRIA versão do flash (ainda em desenvolvimento é verdade) e basta buscar sobre google fiber e futuro da internet google, para ver que o flash ocupa lugar único no plano de expansão do chrome/chromium.

          Acha o flash lento?? tente levar seu ipad/iphone para garantia para descobrir o que é lento hahahahah.

          Quando a tecnologia é vista como religião, só vemos besteiras, como as citadas pelas viúvas do jobs. Que Deus o tenha, mas só se não cobrar licença no céu kkkk.

  • Ednilson Rosa

    O último parágrafo saiu duplicado no artigo!

  • Rafael

    Mas que shit. se for pro ios rodar dessa forma, que fique sem flash.

    • Anderson

      Job sabe mesmo o que faz.

  • Leonardo Siqueira

    Eu não tive coragem de continuar vendo o primeiro vídeo. O tão aguardado Honeycomb, que roda Flash, travando a página do Orkut… Grande iPad killer…

  • Tiago

    Poizé, eu acho chato que meu iphone não roda flash mas já me acostumei…

  • Eduardo Miranda

    HUASHUASHUSAUHS, eu sempre fico rindo quando vejo aquela tirinha dos super heróis rs

    • kkkkkkkkk eu também, sempre fico rindo do flash caído….
      Mas concordo com o artigo, flash em dispositivos móveis é uma coisa horrível.

  • Realmente não dá, e como bem frisado, a experiência negativa concerteza seria culpa da Apple, o usuário comum não quer nem saber se é culpa do flash ou não, só quer pegar e usar.

    • Rogerio Cidade

      Minha esposa me pergunta pq ela não pode jogar Mini Fazenda no iPhone e eu respondo que é por causa do Flash. Ela vira pra mim e pergunta: que isso??

      • Hahahahahaha!
        Muito bom! 🙂

      • vini

        Veja pelo lado bom, é melhor ela admitir o que nao sabe do que confundir com o Flash da Marvel, ….ou não…

        • Eduardo

          Flash da Marvel? LOL

          • SamuEX

            Com certeza é melhor ela admitir que não sabe do que confundir com o Flash… DA MARVEL! hahhahaha
            Essa é a pior…

            • Eduardo

              Não saber tudo bem mas antes de postar algo podia dar uma pesquisada no google 🙂

              Só alguns segundos, bro…te poupará vários micos hehe…

            • Eduardo

              Falei bro pq presumo que seja homem, vini é um nick meio vago.

        • Grande Flash da Marvel!

        • Alexandre

          sei que a pergunta é antiga mas vai la… o que ja entendi sobre isso… na verdade não é tanto a falta de flash até mesmo pq ja testei em outros tablets com flash e sim pq em tablets nao tem o JAVA

      • Rafael Silva

        Tem alguns aplicativos com o mesmo jogo o farmville.. Da uma pesquisada.. rsrs

  • Bem que a Apple diz, se não é o bom o suficiente, não vale a pena, por isso jamais entregaria um lixo desses para os usuários…

  • Monty

    Como sempre, a Apple sabe mais do que nós sobre o que queremos ou não queremos. 😉

  • NOJENTO !!
    Não preciso comentar, é só ver o vídeo e ver por si como o flash faz os tablets perderem agilidade. Sem contar que o iPad é o mais intuitivo, facil, e provavelmente o mais rapido.

  • Se com o iOS 4.3 meu iPhone 3GS já consome bateria adoidado, imagine se tivesse Flash !!

  • Fernando Nazario Sousa

    Esse Xoom é realmente um lixo.

  • Junior Manoel

    01:28 “Se eu conseguir chegar até lá em baixo…”

    01:34 “Se eu conseguir fechar…”

    SE EU CONSEGUIR??? o_O

    É esse ai o tal “iPadKiller”? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..

    Podem chorar e bater o pé por o iOS não ter flash, mas a Apple sabe MUITO BEM O QUE FAZ.

    “Não é a Apple que me faz ser um Applemaníaco, são seus concorrentes.”

    • SamuEX

      [2]

      • Marcos F

        (3)

        • Thy

          Ta aí a grande sacada que o iLex comentou no texto…se o iPhone ou iPad tivesse suporte a flash e desse estes paus ai (que são culpa da adobe) vcs tariam falando: esse é o grandioso iphone???Ipad????

    • iPad killer é até piada né? XD

      Mas vale a pena lembrar que o Xoom não é SEMPRE assim. Se você desligar o maldito Flash ele funciona de boa!

      • Alex

        É verdade. Sou fã de carteirinha do iOS, mas também sou do android, e sei que ambos são sistemas ótimos. Além disso, o flash realmente come bateria e tempo na internet.

    • O que ele mais fala é “às vezes funciona”, “tem que ir na sorte” e “eu consegui uma vez”.

      Doloroso de assistir.

    • (4)

  • Mark

    Por isso adoro os gadgets da Apple, você compra, liga e funciona… parece simples, mas a maioria dos smarths não funciona assim… essa boa experiência vale tanto para o iphone, ipad e mac… quem migra para a maçã, dificilmente sai por conta disso…

    • Juliano

      [2]

  • Nao consegui ver os dois vídeos inteiros se fosse o cara do giz sentiria vergonha de aprsentar um produto deses e ainda compara-ló ao iPad, até o meu ipad1 é superior a ess XOOM ai xD

  • Nao consegui ver os dois vídeos inteiros se fosse o cara do giz sentiria vergonha de aprsentar um produto deses e ainda compara-ló ao iPad, até o meu ipad1 é superior a esse XOOM ai xD

  • Rafael Nogueira

    Mas cabe destacar que existe a possibilidade de desativar o flash e trabalhar de forma “idêntica” ao iPad. No caso, com a possibilidade de ativação retiraria as limitações que de vez em quando nos deparamos (poucas vezes, mas acontece). Ou seja, a pessoa tem a opção de navegar como no iPad ou em caso de necessidade ativar o flash para utilizar em determinada hora.

    Eu particularmente iria preferir muito que existisse um botão para ativar e desativar o flash no iPad. Visto que, por ex, quando preciso apenas de um telefone de uma empresa que está em um site com flash, eu não teria opção alguma. O que me salva é ter um servidor RDP que quebra os galhos. E existir a possibilidade de ativar não prejudica ninguém, apenas ajuda aqueles que precisam dele.

    • Rafael Nogueira

      Mas realmente o flash nas tablets ainda esta bem cru.

    • Claudio

      Concordo com vc ,Rafael Nogueira. Só usa quem precisa. Seria bom ter essa opção .
      Já que o problema é com iPad e iPhone , pela lógica o flash deve funcionar no Mac Book Pró!!! Ou não? Ou o problema não é só esse?

      Espero que num dia isso se resolva,pois não me desfaço de meus iPad/iPhone por outros ,pelo menos não os concorrentes atuais

      • Rafael Nogueira

        No Macbook pega bem, não só no Pro, como no Air(que estou usando agora) e todos os outros sistemas que não trabalham com touch… Visto que o grande problema não é o desempenho, mas sim as deficiências do flash com relação aos toques. Fica essa controversa, mas a ausência faz falta! Torcendo para a Adobe dar uma investida forte afim de tornar o flash mais viável.

    • PG

      So que a logica da Apple é diferente: ela so coloca uma nova feature se ela puder ser usada de forma pratica e intuitiva. O que nao seria o caso de ficar ativando/desativando flash no iOS.

      Eu sempre achei que era uma questao mercadologica da Apple, mas a verdade é que Flash NAO ESTA PRONTO para mobile ainda!

      Esse video do Xoom é de fazer vergonha….

    • Ele sofre no início do vídeo culpando o Flash mas em seguida ele desativa (deixa on demand) e mesmo assim as páginas ficam com lag, scroll péssimo, etc.. O resto do vídeo todo o Flash está off e a usabilidade continua horrível. 🙁

      • Rafael Nogueira

        On demand não é desativado. Ele ainda busca os vídeos em flash e não em html5 como no iPad. Desativado ele buscaria tudo em html 5 e ignoraria os flash’s por completo.

        Quando desativa mesmo ele fica de forma muito similar ao iPad, mas ainda com as deficiências do zoom, que no iPad foi muito bem desenvolvida.

        • Entendi! Não sabia desta diferença. On demand ele diz ao site que suporta, mas não carregada nada e off ele diz ao site que não suporta, certo?

  • dougcaragua

    quem quiser rodar flash use o navegador Puffin, que roda inclusive os apps do orkut, mas na mesma esxeriência mostrada no video, com as travadas básicas, mas minha namorada usa pra acessar os apps do orkut numa boa…

  • Putz agora me convenci, que desespero…kkkk

  • Rodrigo

    Com certeza se a adobe tivesse feito o flash rodar decentemente em macs talvez his steveness, não ficasse tão contra a ter em dispositivos móveis…
    não importa todo o mimimi da adobe, o flash roda mal no mac.

  • 2o video, no site da motorola.. me diz, PRA QUE fazer um site em flash se já tem um sem flash…?

    Pq as pessoas insistem em continuar usando o flash pra fazer sites?

    ¬¬

    • Marcos F

      Concordo 100% 

  • Anderson

    Não é por menos que Steve Jobs é considerado o Guru da tecnologia no Vale do Silício.
    Quem já teve a oportunidade de ler o livro “A cabeça de Steve Jobs” passa a entender o quanto ele é metódico para escolher as tecnologias que equipam seus produtos.
    O Flash sempre foi ruim, alguns amigos “Androidianos” vivem zoando o iPhone por conta disso, mas eu nem ligo. É melhor viver sem flash (tô nem aí pra ele mesmo) que ter um smartphone onde vc viverá de certa forma amarrado pois se mudar de marca tipo: Motorola para Samsung, corre o risco de alguns apps pararem de funcionar ou ter o funcionamento prejudicado e por aí vai, e o usuário se quiser, que compre o App novamente.

    iPhone rulez!

  • Matheus

    bom, realmente o flash nao teve uma otima perfomace no xoom, mas na minha opinião(cada um tem a sua), seria muito legal ter a opção de desativar e ativar flash no ipad, nao seria aquelas coisas, mas ajudaria e muito na hora que precisasse, e sinceramente na minha opinião ele nao é um ipadkiller, mas chega perto de ser, e tenho certeza tb que se a apple colocasse o flash no ipad, quase ninguem iria reclamar, porque é melhor ter e funcionar mais ou menos do que nem ter!
    essa é a minha opinião!

    • É porque você é geek, que quer ter todas as opções disponíveis. Mas tenha consciência de que você (ou nós) faz parte de uma minoria do mercado.

    • Dino

      Em parte você tem razão, mas não é exatamente simples assim. O uso de um programa adicional (flash é um programa a parte) vai aumentar o consumo máximo de RAM do aparelho (nem que o usuário use somente 1 minuto). O hardware vai ter que prever essa memória adicional necessária, ou então o resto dos programas que estão sendo executados (os, navegador, programa de voz/gsm, etc) vão ter uma restrição maior de memória, porque tem que deixar memória livre para caso o flash seja ligado.

      O que quero dizer é que ter a opção de ligar o flash (somente se necessário) mas nunca ligar ele na vida não é a mesma coisa de nem ter a opção. Para ter a opção você estará perdendo alguma coisa.

    • TiãoGavião

      Que nem camisinha:
      Melhor ter e não usar, do que não ter e precisar!?

      Só que nos aparelhos não funciona assim meu amigo, Apple tá certa na escolha.

  • Dino

    Se o servidor retorna uma página sem flash pro iPad 2 e com flash pro Xoom, e no Xoom fica uma m, então tem q alterar o user agent do Xoom pra enviar as requisições http como se fosse um iPad e a pagina vai descer sem flash.. Opa, pera aí, nesse caso é melhor comprar o iPad 2 né? vai ter app store, compra de musica pelo itunes, etc. iPad 2 vs Xoom, na minha opinião o iPad ganha tranquilamente.

  • Esta tirinha e ótima!
    Eu nunca conseguira fazer igual.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Maior que a lavada de funcionamento e simplicidade que o iPad deu o Xoom, é a lavada da smart cover. O cara se quebra inteiro pra ficar segurando o Xoom e o iPad 2 ali, paradinho e estável!

  • Cris

    Acho que essa história vai se repetir por um bom tempo ainda.

  • TiãoGavião

    Pura verdade esse artigo, ja tinha lido em um forum sobre esses comparativos dos aparelhos. Nunca tinha me dado conta de como o flash atrapalha, até mesmo no Pc. Continua assim Apple, desenvolvendo coisas estaveis e funcionais para nós!! A galera agradece!!

    • Marcos F

      Flash atrapalha, ate mesmo no PC. Concordo e acho que logo estará extinção.

      • renato

        se o flash for extinto, quase todos os outros programas da adobe teriam que ser extintos tambem, pois trabalham em conjuto com o flash por isso acho que isso nao vai acontecer, a adobe e lider absoluta em aplicativos profissionais de criaçao e ediçao de imagem e video com o seu creative suite por isso nao investe muito no flash, eles tem coisas mais lucrativas para aperfeiçoar

    • PG

      CONTO OS DIAS pro Flash entrar em extincao tambem..

      A bateria do meu macbook agradece!

  • Luiz Bettega

    nossa que bosta esse aparelho da motorola, o cara nao consegue dar um scroll… ridiculo.

  • RASCHER

    Tem um APP do CYDIA que faz as páginas em Flash rodarem no Iphone !!

    Mas….

    Isso não funciona mais, o desenvolverdor parou no tempo. Não atualizou mais sua ferramenta que era uma MÃO NA RODA !

  • igovi

    100sacional esses vídeos. mostra bem que além de ser bonito, o Tablet precisa ter uma boa experiência de usuário… O Xoom pra mim mostrou que é só mais um Android based que tenta imitar o iPad…

  • Luccas

    Minha teoria é que seria um pouco incômodo pra Apple uma pessoa podendo acessar todos aqueles sites com infinitos joguinhos em flash, deixando de lado a AppStore… Fora isso, já vi videos de iPads rodando flash e não vi tanta lerdeza como no Xoom ali no vídeo.

  • Cara nem assisti o vídeo todo. Deu raiva só de ver o cara passando o dedo na tela 10x e nada… Flash pra que??

  • Thiagocomputeiro

    Que droga de LI XOOM. Quem teve coragem de comprar isso???

  • fe-rraz

    xoom, sorte a minha, na demora do ipad quase comprei um…vou esperar o ipad 2 chegar…ou eu ir viajar…o que vier primeiro…

  • Thales

    Desculpe, mas o nome “perfeccionista” não está cabendo mais à Apple, que tem lançado versões do iOS cheias de bugs…

    • Mas mesmo com alguns bugs ainda fica bem melhor do que os outros….

    • OmarBH

      De pleno acordo. Antes, esperava-se a atualização por melhoras no sistema e no desempenho, agora torcemos para simplesmente voltar a ser como era antes… Perfeição não cabe hoje na Apple. Quem sabe, em 2012?

    • Ser perfeccionista nem sempre é sinônimo de perfeito. 😉

  • Gustavo

    Hehe, me lembrou de quando eu tinha Windows. Muita burocracia para fazer qualquer coisa, tudo funcionando mais ou menos e de vez em quando. Hj vejo como êh fácil, mesmo para um leigo ou para uma pessoa mais velha, usar um iPhone, um Mac, um iPad….

  • Marcelo Pereira

    Lixo total o Flash no Xoom.

  • Cassio Rissi

    PUFFIN roda fino… 99c$ para iPhone / iPad

  • Diego….

    xoom = lixo

  • Felipe

    Dizem que é porque o Flash é tão mal feito que faz o processador esquentar demais…

    Eu acho isso muito estranho, mas com certeza um motivo bobo não é.

  • Não sinto falta nenhuma do Flash…..

  • Marcos

    E esse Skyfire alguém já testou?

    • Christian Tavares

      Sim, eu uso o Skyfire pra assistir vídeos em flash quando o Safari não funciona. Ele só funciona com vídeos e é até que é bom.

      • Marcos

        Valeu, baixei ele e estou testando só me parece bem mais lento.

  • Como é a vida….hoje mesmo um cara no serviço veio bater de frente, que iPad 2 tem flash e não sei oquê…por que flash pra tablet é uma revolução e escambal…..

    Obriguê iLex, vou mostrar esse post pra ele amanhã. xD

  • Carlos Caldeira

    Ipad Killer killed…

    Agora sobre a Apple ser perfeccionista, desde o 4.3, sei lá…

    Perdi um pouco do encanto

  • Rodrigo Rosenthal

    ilex, acabou de ser liberedo a versao do OS 4.3.3
    mais a parte da bateria ficou de fora

  • Jordany

    Tenho esperanças do Flash em dispositivos iOS!

    Ainda espero (impaciente) meu iPhone 4 branco nacional, pq nao o flash ;D

    Sou brasileiro e não desisto nunca!

    • Vai ser difícil ver o Flash no iOS, e não por problemas da Adobe… veja só… pioneira e líder de mercado, e a culpa é dela!

  • Lucas Pinho

    Resumindo o vídeo em 2 palavras: “As vezes”.

    • Svedese

      Outro resumo legal seria “Se eu conseguir…”! Rsrs

  • Edguitarra

    Eu comprei o Puffin por $0,99 na App Store e leio qualquer tipo de flash sem problemas.

  • Elias

    Minha nossa! Que lixo! Estava eu com meu ipad1 tranquilo e sossegado qdo do nada fui ali do outro lado da fronteira e comprei um ipad2. Pensei em comprar o xoom ou galaxy tab, ainda bem q escolhi o ipad2!
    Experiencia simplesmente broxante.

  • Sonia

    Vivendo e aprendendo e ainda querendo um iPad 2 ainda este ano!

  • Cris

    Nossa, que sufoco o cara levou com o Xoom na página dele no site da Motorolla (2º vídeo), parecia que a tela perdeu a sensibilidade, não ia pra lugar algum !

  • Gustavo

    Pelo menos o Flash Da Marvel é muito rápido !!!!!!!!

  • Ricardo

    Se a Apple tivesse interesse em otimizar o flash para o hardware do iPad tenho certeza que eles poderiam dedicar uns engenheiros pra trabalhar em conjunto com a Adobe. Problema técnico se corrige.
    A razão para não querer é econômica: o flash permite o desenvolvimento de aplicativos e poderia competir com a Appstore, driblando a fonte de receitas da Apple…
    Tenta criar um aplicativo que não usa o sistema de pagamentos da Apple pra ver se eles aprovam!

    PS:eu concordo que esse Xoom é um lixo… mas o ponto não é esse.

    • Nelson Vasconcelos

      Concordo completamente!
      Outra coisa, o titio Jobs falou que o substituto natural do Flash seriam as coisas feitas em HTML5 e CSS3. Por acaso tem algum teste de performance dele?
      No meu iphone 4 qualquer coisa que requer javascript é um lixo. Uma simples transição de fade entre duas imagens trava miseravelmente.

      Isso também é perfeitamente ajustável, basta trabalharem com que a integração do hardware com essas tecnologias melhore (assim como podem fazer o mesmo com o Flash)

  • Leandro Melo

    Pessoal, consegui dobrar a duração da minha bateria do iPhone 4. Se estiverem em casa ou no trabalho utilizando wifi deixem a opção de Dados do Celular desligado, meu consumo durante toda noite caiu para 2%. isso ocorre pq quando o aparelho esta em repouso ele para de usar o wifi e volta para a rede da operadora. Testem!

  • Leandro Melo

    Apenas complementando.. Será um ibug?

  • Isabela

    Só eu ri MUITOOOO com o primeiro vídeo. Mano, #FAIL

  • Tablets so tem um ipad os outros são copias mal feitas

  • Rodrigo

    ILex se a causa é essa mesmo, a Apple deveria criar uma forma de ativar ou desativar visualização do Flash, pronto resolvido!

    A questão é que a causa é o monopólio que a maça quer ter no controlhe de arquivos entrando e saindo pelo iTunes e o Flash eh uma ferramenta tão poderosa e robusta (depois passo as fontes) com mais de 16 anos de evolução, que permite fazer isso!

    Posso estar errado mas essa é a minha visão! Não acho certo prejudicar os usuários somente bloquendo o Flash, nao existe uma opcao de ligar ou desligar o blutooth??mas viva a concorrência!

    • Prejudicar os usuários?
      Ferramenta poderosa e robusta?

  • Érico

    o flash é muito bom quando vc usa uma máguina igualmente boa. por enquanto, o ipad sai ganhando nessa por ter o flash totalmente ausente.

  • rodrigo

    POxa achar o flash uma tecnologia robusta…Na verdade não gosto do flash acho que não tem muito futuro nos devices da Apple. E ele esta disponivel pra quem tem o JB. Gostaria de ver o java rodando mais, sendo uma tecnologia que apesar da idade tem mto a ser explorada. Essa guerra de braço esta bonita.

  • Se o marketing para concorrer com o iPad é o tablet rodar flash, esses vídeos acabaram totalmente com as chances, só compra quem não conhece.

  • Bruno

    Quanto mais vejo os reviews dos tão falados “iPad Killers”, mais vergonha alheia eu tenho pelas fabricantes que fazem um barulhão p lançarem esses gadgets meia boca…hahaha. Já vivo muito bem sem o flahs nos meus ipods e iphones. 🙂

  • Amailto

    Tá pra sair ainda coisa mais precisa do que os multi-touch da apple… da dó de ver a galega com esses gadgets/tablets novos… “quinhentos” cliques pra uma ação! E sinceramente será que o Flash faz tanta falta assim? Não sei tb… mas tb não faz falta! Opinião minha é claro… tô muito feliz com o iphone, ipod e ipad se um dia tiver Flash vai ser apenas mais uma função…

  • Lucas Barbosa

    Se fosse criar um concorrente, nas atuais limitações criativas, não há outra opção para as outras empresas. Fisgam o usuário comum no simples fato de “rodar Flash”. Esse usuário não pesquisa nem se informa como a maioria aqui. Sai com o produto debaixo do braço feliz e satisfeito.
    Se não fosse isso, o que eles poderiam dizer que faz melhor? Câmera com 10 mpxl… HyperFull HD tela Multi Retina… coisas assim…

  • Renan

    Motorola ainda tem que correr muito pra chegar perto do Apple! navegaçao ridicula do motorola xoom!

  • Natan

    patético o Flash em qualquer dispositivo móvel. Sério.
    E a Apple não usa só tecnologias fechadas não, vide WebKit, HTML5, X11…

  • Thiago

    Nusss!!! Que lixo a navegação do Xoom…

  • Paulo

    Eu concordo com todos que disseram que a apple deveria permirir que a decisão ficasse com o usuário de usar ou não o Flash. Já vi páginas em flash em celulares e tablets de amigos meu muito ruins em flash e outras onde o flash ficou muito bom, como a própria pagina do Youtube, e sempre vejo eles decidindo se deve usar o não o flash. Adoro a Apple, mas é fato que não temos uma libertade como os usuários do Android. Espero que um dia isto mude!

  • Carlos

    O flash travava até meu pc quando eu usava o chrome pra ver alguns videos no youtube,eu tinha medo de até estragar meu pc por causa das travadas que ele dava,as vezes voltava somente reiniciando…

  • paula

    Amigos…descobri uma forma bem simples e sem jailbreak ou complicações para se navegar em flash no iphone, trata- se de um aplicativo vendido na appstore, o nome é puffin…baixei a versão paga, 2,99 dollars e naveguei em todos os sites em flash que não conseguia, vendo vídeos e etc…

  • loco

    Gurizada é o seguinte, ja tive péssimas experiencias com flash em linux e unix, o iOS e Mac OS rodam em uma plataforma unix, tipo o pessoal da adobe é muito fraco, deveriam desenvolver um projeto novo e atualizar o plugin para evitar migações onerosas em provedores de conteudo que usam o flash.
    O flash é um conceito bom, mas os desenvolvedores sei -lá parece até que quem desenvolve o flash é dominado diretamente pela area institucional da empresa, a parte de desenvolvimento precisa de mente calma sem stress e bem remunerada e a parte institucional deveria tirar umas férias e pensar em novas estratégias e deixar a gurizada fazer o seu trabalho.

  • Guilherme Marzochi

    O iOS roda flash sim, existe um navegador chamado Puffin que é pouco conhecido, da pra rodar flash nele tranquilo, mas não com 3G pois da leg, Puffin tem Trial e Pro, e também tem pra Android e roda em celular que não roda flash, eu teste com um jogo pesado chamado Habbo Hotel, no meu celular “Galaxy Y” deu pra jogar mas com bastante leg, mas funcionou, consegui conversar la tranquilo, e no Ipad deu pra jogar sem leg algum, sempre dizem que não roda e eu discordo!