O que é possível conectar no USB-C do novo iPad Pro
Hoje chegam às lojas de vários países o novo iPad Pro de 11 e 12.9 polegadas, apresentados na semana passada. E uma das grandes novidades é a entrada USB-C no lugar do clássico Lightning que sempre equipou iPhones e iPads.
A Apple divulgou um documento explicando quais os acessórios que podem ser conectados no novo iPad.
A primeira coisa que se pensou quando o USB-C foi anunciado foi a gama de acessórios que o novo iPad passaria a ser compatível. Afinal, esta é uma entrada igual a de computadores, o que abre enormes possibilidades.
Pois bem, o importante, mais do que o padrão de conector escolhido, é a compatibilidade do iOS e o modo como o sistema lida com a entrada USB-C. Por exemplo, é inútil conectar um HD externo ou um pendrive nele, pois o iOS ainda não é capaz de gerenciar o armazenamento interno, como já vimos aqui no Blog (leia: Entenda como funciona um pendrive para iPhone e iPad). Com isso, se você tentar plugar um HD ou um pendrive no iPad Pro, ele agirá como se estivesse conectando uma máquina fotográfica, e o sistema irá perguntar se você quer importar as imagens contidas nele.
O tipo de acessórios que são compatíveis com a entrada USB-C do iPad Pro são:
- Monitores externos
- Monitores/TVs HDMI (com o uso de um adaptador)
- Interfaces de áudio e dispositivos MIDI
- Microfones
- Teclado externo
- Hubs (que disponibilizam várias entradas extras)
- Adaptadores de rede Ethernet
- Câmeras fotográficas (para importação de imagens apenas)
- HD externos (para importação de imagens apenas)
A Apple também mostrou na apresentação da semana passada que o novo iPad Pro poderá recarregar outros dispositivos, como por exemplo, o iPhone. Basta conectá-lo com um cabo USB-C to Lightning e a bateria do iPhone passa a ser carregada. Mesma coisa para o Apple Watch, caso você tenha um cabo específico para isso.
O iPad Pro é o primeiro dispositivo iOS com entrada USB-C. Agora, a esperança é a Apple fazer com que o sistema passe a ser compatível com mais acessórios, como por exemplo, armazenamento externo. Isto é algo essencial para um uso profissional do iPad e reduziria ainda mais a distância entre ele e um computador.
Mas a pergunta que não quer calar: a entrada USB-C chegará um dia no iPhone?