Estas são as novidades que o iOS 17 traz para o AirDrop no iPhone e iPad
Desde a sua introdução no iOS 7, o AirDrop se tornou o meio preferido para os usuários do iPhone compartilharem instantaneamente fotos, vídeos, documentos e muito mais com outros dispositivos Apple próximos, de forma rápida e fácil.
Mas ao longo dos anos, essa funcionalidade não apresentou muitas mudanças significativas.
Com o iOS 17, a Apple finalmente resolveu dar atenção ao AirDrop, trazendo diversas novas funcionalidades que o tornam mais prático do que nunca.
O iOS 17 está previsto para ser lançado neste segundo semestre, com cinco novas funcionalidades para o AirDrop.
E neste artigo vamos explorar essas novidades.
NameDrop
A funcionalidade que mais chama a atenção do AirDrop no iOS 17 é o NameDrop.
Com ele, em vez de digitar o número de alguém para ligar ou enviar uma mensagem, você pode simplesmente aproximar seu iPhone do iPhone da outra pessoa para trocar detalhes de contato.
Quando dois iPhones estão próximos um do outro, o cartão de contato de cada pessoa é exibido.
Os usuários podem selecionar quais números e endereços de e-mail desejam compartilhar a partir desse cartão (que a Apple chama de “pôster”).
Essa funcionalidade também funciona entre um iPhone e um Apple Watch próximo, desde que este esteja executando o watchOS 10.
Novo gestual para compartilhar conteúdo
O mesmo gestual de proximidade entre iPhones que funciona para o NameDrop também permite que os usuários compartilhem conteúdos pelo AirDrop como fotos e arquivos.
Basta aproximar os dois iPhones para iniciar a transferência por meio do AirDrop, eliminando a necessidade atual de selecionar manualmente a pessoa no localizador de dispositivos do AirDrop através do Compartilhamento.
Continuar AirDrop mesmo de longe
A maneira como o AirDrop funciona atualmente requer que você permaneça próximo ao dispositivo da outra pessoa para que a transferência seja concluída. Se você sair do alcance do AirDrop, a transferência falha e o conteúdo não é compartilhado.
Isso pode ser especialmente frustrante quando você está enviando ou recebendo vários arquivos grandes, como conteúdos em vídeo.
No entanto, com o iOS 17, se você sair do alcance do AirDrop, o conteúdo que está tentando compartilhar com alguém continuará a ser enviado com segurança e em alta qualidade pela internet.
A única exigência é que tanto você quanto o destinatário estejam conectados ao iCloud.
SharePlay via AirDrop
Aproximar dois iPhones também permitirá iniciar uma atividade compartilhada através do SharePlay. Isso possibilita que você e outra pessoa ouçam música ou assistam a um filme juntos.
Além disso, graças a uma nova API do SharePlay, desenvolvedores podem fazer com que seus aplicativos suportem esse gestual, permitindo que você jogue o mesmo jogo juntamente com outras pessoas ou assista ao mesmo streaming usando dispositivos separados.
Desfoque de Imagens Explícitas
Embora o iOS impeça que qualquer pessoa compartilhe uma foto ou documento com seu dispositivo, a exibição prévia do conteúdo proposto no AirDrop, quer você deseje vê-lo ou não, tem sido uma questão há muito tempo.
Isso levou as pessoas a serem expostas a imagens explícitas não solicitadas.
Para resolver esse problema no iOS 17, a Apple está introduzindo uma nova funcionalidade opcional que automaticamente desfoca as imagens enviadas pelo AirDrop que podem conter conteúdo sensível, como nudez.
O conteúdo será bloqueado, mas poderá ser visualizado ao tocar no botão “Mostrar”.
Esses avisos de conteúdo sensível funcionam de maneira semelhante à funcionalidade de Segurança de Comunicação que a Apple adicionou para crianças, com todas as detecções realizadas no dispositivo para que a Apple não veja o conteúdo compartilhado.
E você? Usa bastante o AirDrop? Claro que tem o ponto ruim de só funcionar entre dispositivos da Apple. Porém, em determinados casos, pode ser uma mão na roda.
Pelo histórico dos outros anos, a Apple deverá lançar a versão final do iOS 17 em setembro.