Apple

Em entrevista, Tim Cook diz que a IA generativa faz parte dos objetivos da Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, confirmou que a empresa está trabalhando com Inteligência Artificial (IA) generativa, uma área que tem se destacado no cenário tecnológico atual.

A informação foi revelada durante uma entrevista à Reuters, onde Cook também discutiu os gastos em pesquisa e desenvolvimento da gigante da tecnologia.

No ano fiscal de 2023, a Apple investiu impressionantes US$ 22,61 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, um aumento de US$ 3,12 bilhões em relação ao ano anterior.

Tim Cook confirmou que parte desse aumento expressivo de investimentos é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de IA generativa.

“Temos conduzido pesquisas em uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo a IA generativa, por vários anos. Vamos continuar investindo, inovando e avançando de maneira responsável nossos produtos com estas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas.”

Apple já usa IA há anos

Enquanto um hipotético “SiriGPT” não é anunciado, a Apple já lançou produtos que utilizam modelos avançados de aprendizado de máquina, como seu sistema de Câmeras do iPhone.

A empresa também trouxe o modelo de linguagem transformer (criada pelo Google e base do chatGPT) para o sistema de autocorreção no iOS 17.

O que é IA generativa?

A Inteligência Artificial (IA) generativa refere-se a sistemas de IA que são capazes de criar algo novo a partir de informações pré-existentes.

Esse tipo de IA utiliza algoritmos para gerar saídas que são novas, únicas e ainda assim relevantes para o objetivo proposto.

GPT (Generative Pretrained Transformer), por exemplo, é um modelo de IA generativa desenvolvido pela OpenAI que é capaz de gerar texto escrito que é praticamente indistinguível do que um humano poderia escrever. Ele aprende a partir de grandes volumes de texto existente e, em seguida, usa esse conhecimento para gerar novos textos com base nas entradas que recebe.

Há anos este tipo de tecnologia já existe nos “bastidores” tecnológicos, mas foi a OpenAI quem criou uma interface direta ao grande público, revelando ao mundo a potencialidade desta tecnologia.

Com isso, agora todas as empresas estão sendo pressionadas a adotarem também este tipo de IA, sem terem tempo de estudar e analisar os riscos que ela pode gerar.

Botão Voltar ao topo