Como funcionará o recurso que imita a voz do usuário no iOS 17
A Apple está preparando uma grande inovação para seu próximo sistema operacional, o iOS 17. Uma das funcionalidades mais esperadas é a voz personalizada, que permitirá aos usuários criar uma voz sintetizada que soe como a deles mesmos.
Essa novidade é particularmente significativa para pessoas que correm o risco de perder a capacidade de falar devido a condições como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou outras doenças degenerativas.
A voz personalizada funcionará por meio de um processo simples e acessível a todos os usuários do iPhone, iPad ou Mac.
Sintetizando a voz em 15 minutos
Os usuários serão convidados a ler uma série de textos em voz alta, até que um total de 15 minutos de gravação de áudio seja alcançado.
A partir disso, a Apple utilizará aprendizado de máquina no próprio dispositivo para criar uma voz sintetizada única, que soará como a voz original do usuário.
Essa funcionalidade será integrada a outra novidade no iOS 17, chamada de Live Speech.
Com essa ferramenta, os usuários poderão digitar o que desejam dizer e terão sua mensagem reproduzida em voz alta durante chamadas telefônicas, chamadas FaceTime e até mesmo em conversas presenciais.
A Apple enfatiza que a voz personalizada e o Live Speech serão lançados com foco na acessibilidade, visando ajudar pessoas que enfrentam dificuldades de comunicação.
O recurso Live Speech foi desenvolvido para ajudar milhões de pessoas não verbais ou que perderam a capacidade de falar ao longo do tempo em todo o mundo.
Poder expressar o que se sente pelas pessoas que se ama em uma voz que pareça a sua faz toda a diferença do mundo — e poder criar sua voz artificial no iPhone em apenas 15 minutos é simplesmente fantástico.
No entanto, a funcionalidade estará disponível para todos os usuários, ampliando o alcance e a utilidade dessa inovação.
A expectativa é de que o iOS 17 seja anunciado em junho e lançado oficialmente em setembro.
A voz personalizada promete ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas e facilitar a expressão individual de cada usuário.