iOSSegurança

iOS 16.5 corrige vulnerabilidades críticas de segurança em iPhones

Três falhas zero-day exploradas são corrigidas pela Apple em atualizações para iOS, macOS e Safari

Nesta semana, a Apple liberou para todos o iOS 16.5, com críticas de muitos sobre as “poucas novidades” que a atualização trouxe. Além de estarmos em uma época do ano que atualizações não recebem mais grandes novidades, esta foca em correções escondidas para ameaças de segurança.

Junto com o iOS 15.7.6, também liberado ontem, as atualizações visam corrigir vulnerabilidades, incluindo três falhas zero-day que foram ativamente exploradas.

Brechas de segurança

As vulnerabilidades, que afetavam o componente WebKit utilizado pela Apple em sua família de dispositivos, foram identificadas como ameaças críticas.

Para combater esses problemas, a Apple lançou atualizações específicas para diferentes sistemas operacionais, como iOS 16.5, iPadOS 16.5, watchOS 9.5, macOS 13.4 e tcOS 16.5.

Além disso, também foram disponibilizadas atualizações para versões mais antigas, como iOS/iPadOS 15.7.6, macOS Monterey 12.6.6 e macOS Big Sur 11.7.7, juntamente com a atualização do navegador Safari para a versão 16.5.

Essas atualizações incluem cinco correções para o WebKit, sendo que três delas foram identificadas como vulnerabilidades que já estavam sendo exploradas por invasores.

As falhas permitiam que o processamento de conteúdo da web revelasse informações sensíveis, além de oferecer a possibilidade de execução de código arbitrário e a quebra da sandbox de conteúdo da web.

O curioso é que duas dessas vulnerabilidades já haviam sido corrigidas na Proteção Rápida do iOS que aconteceu no início do mês. Agora, elas são integradas ao sistema definitivamente, além de cobrir também os dispositivos com iOS 15.

Atualize já

Os usuários são aconselhados a atualizar seus dispositivos o mais rápido possível para garantir que estejam protegidos contra essas ameaças.

No iPhone e iPad, basta acessar o aplicativo “Ajustes”, selecionar “Geral” e, em seguida, “Atualização de Software”. Já os usuários de Mac devem ir às “Preferências do Sistema” e selecionar “Atualização de Software”.

Atualizações regulares de segurança são essenciais para combater as ameaças cibernéticas em constante evolução.

Portanto, é fundamental que os usuários instalem essas atualizações o mais rápido possível para garantir a integridade de seus dispositivos e desfrutar de uma experiência online segura.

Botão Voltar ao topo