Segurança

Recurso para ter acesso ao iMessage no Windows 11 pode ser facilmente usado por cyberstalkers

No Windows 11, um recurso chamado “Vincular ao Celular” chamou a atenção dos usuários de iPhone. Ele permite que os proprietários do celular da maçã visualizem mensagens do iMessage em seus computadores com Windows.

No entanto, especialistas em segurança estão alertando para o fato de que este recurso pode representar um significativo risco à segurança, sendo facilmente explorado por cyberstalkers.

Desenvolvido pela Microsoft e anunciado em abril, o Vincular ao Celular (Phone Link) permite que os usuários de Windows 11 utilizem seus computadores para enviar mensagens de texto e fazer chamadas telefônicas, algo que os usuários de Mac já fazem há algum tempo.

A integração entre plataformas é valorizada por muitas pessoas que possuem um iPhone e utilizam um PC com Windows como seu computador principal.

No entanto, a empresa desenvolvedora de aplicativos de segurança Certo Software descobriu que o Phone Link apresenta problemas mais graves do que se imaginava inicialmente.

Acessando suas mensagens

Um cyberstalker pode facilmente instalar o aplicativo em um telefone sem o conhecimento do proprietário, exigindo apenas um breve acesso físico ao dispositivo.

O processo envolve a leitura de um código QR e o pareamento do telefone com um computador com Windows 11. Depois de configurado, não há sinais óbvios de que os dados da vítima estão sendo compartilhados.

A partir desse ponto, o cyberstalker pode acessar todas as novas mensagens recebidas, registros de chamadas telefônicas e notificações do telefone.

Esse tipo de cyberstalking íntimo pode ter implicações assustadoras, pois pode ser facilmente utilizado por parceiros abusivos, pais controladores ou amigos invasivos para monitorar a localização e atividades de suas vítimas.

Como se proteger

Para evitar o risco associado ao Phone Link, a Certo Software sugere que os usuários verifiquem regularmente quais dispositivos Bluetooth estão automaticamente emparelhados com seus iPhones.

Caso identifiquem algum dispositivo desconhecido, devem desvinculá-lo seguindo as instruções apropriadas.

Além disso, é recomendado que os usuários monitorem quais aplicativos estão instalados em seus telefones. A Biblioteca de Apps do iOS possui uma seção dedicada aos aplicativos recentemente adicionados, permitindo que os usuários verifiquem se algum aplicativo desconhecido foi instalado.

É importante lembrar que o iOS 16 introduziu um recurso chamado Verificação de Segurança, que permite aos usuários revisarem e gerenciarem quais informações estão sendo compartilhadas com outras pessoas e aplicativos.

Toque na imagem para ampliá la

Portanto, é fundamental que os usuários ativem e utilizem esse recurso para garantir sua privacidade e segurança.

Botão Voltar ao topo