iOS 17.4 trará maior clareza sobre a Saúde da Bateria do iPhone
A Apple está testando o beta do iOS 17.4 entre os desenvolvedores, e graças a isso é possível conhecer as novidades que ela está preparando para dar ao usuário maiores informações sobre a Saúde da bateria, que é algo que sempre atraiu a atenção de todos.
Dentro dos Ajustes do iOS, mais especificamente em Ajustes › Bateria › Saúde da Bateria, os usuários poderão encontrar uma nova indicação que informa claramente o estado da bateria.
Se a bateria estiver em condições normais de funcionamento, a mensagem exibida será “Saúde da Bateria: Normal”.
Esta inclusão visa oferecer aos usuários uma forma simples e direta de entender a condição atual da bateria de seus aparelhos, sem a necessidade de interpretações ambíguas ou conhecimento técnico especializado.
Vale notar que essa abordagem (a denominação “Normal” no lugar de mostrar a porcentagem) é algo que a Apple já vinha adotando no macOS.
Indicativo Anti-ansiedade
A funcionalidade Saúde da bateria sempre foi meio polêmica, pois grande parte dos usuários, ao verem a porcentagem da capacidade cair 1% que seja, automaticamente já aciona o gatilho mental de que o aparelho está ficando pior.
De fato, é uma realidade que as baterias atuais se degradam com o tempo, mas a porcentagem numérica mostra isso de modo cru. E isso acaba resultando em pessoas reclamando nas redes sociais que a porcentagem já começou a cair em poucos meses de uso.
Para evitar essa ansiedade do usuário, principalmente os menos íntimos com a tecnologia, a Apple pretende implementar uma mudança na maneira em que mostra as informações da saúde da bateria física.
A partir do iOS 17.4, quando o usuário acessar o menu da Saúde da bateria, verá em um primeiro momento apenas uma indicação se ela está em condições normais ou não.
Para aqueles que precisam saber a porcentagem da carga máxima, ela ainda estará ali. Bastará acessar o menu da Saúde e você poderá ver as informações detalhadas.
Além disso, foi adicionada uma informação importante: o número de ciclos da bateria, que é fundamental para determinar o uso da mesma, que é o que causa a degradação progressiva. Porém, isso apenas nos aparelhos mais novos, a partir do iPhone 15.
O BDI testou o beta em um iPhone XS e nele só aparece a indicação nominal da Saúde da Bateria (Normal, Manutenção) e a porcentagem dentro do menu. Não o número de ciclos.
Para quem usa ainda iPhones anteriores ao 15, existem outras maneiras de ver o ciclo da sua bateria: