Apple

Apple muda de ideia e duplica a estimativa de vida útil da bateria do iPhone 15/Pro

A Apple sempre afirmou que as baterias do iPhone são projetadas para reter até 80% de sua capacidade original após 500 ciclos completos de carga. Mas na realidade, na quase totalidade dos casos essa porcentagem chega bem depois dos 500 ciclos.

Porém, a empresa acaba de mudar essa referência, pelo menos para os iPhones da linha 15.

Em uma atualização recente sobre a performance de seus dispositivos, a Apple revelou que a bateria do iPhone 15 e do iPhone 15 Pro possui uma vida útil superior ao inicialmente previsto.

De acordo com informações fornecidas pela empresa ao site 9to5Mac, esses modelos são capazes de sustentar 80% de sua capacidade original após 1.000 ciclos de carga completos, dobrando a previsão anterior de 500 ciclos.

Este anúncio chega em um momento oportuno, antecipando-se às novas regulamentações da União Europeia, que, a partir de junho de 2025, exigirão que smartphones e tablets comercializados no bloco mantenham pelo menos 80% de sua capacidade original de bateria após 800 ciclos de carga.

A medida faz parte de um esforço para classificar esses dispositivos de acordo com a sua eficiência energética, durabilidade e resistência a fatores ambientais.

A Apple atribuiu a melhoria na durabilidade da bateria a avanços contínuos nos componentes da bateria e no gerenciamento de energia do sistema operacional iOS. A empresa enfatiza que essa conquista foi alcançada sem a introdução de novas tecnologias de bateria, mas através da otimização dos sistemas existentes.

E iPhones antigos?

Para dispositivos iPhone lançados antes de 2023, a estimativa de retenção de 80% da capacidade da bateria após 500 ciclos de carga ainda se mantém. No entanto, a Apple informou que está reavaliando essas estimativas, o que pode indicar futuras atualizações para modelos anteriores.

Como proteger a bateria do iPhone?

Aqui no BDI temos uma seção completa de tudo o que você precisa saber sobre a bateria do seu iPhone, desde dicas de preservação até tutoriais para saber os ciclos dela:

Mas afinal, o que aconteceu?

É bem estranho a Apple mudar, de uma hora para outra, a perspectiva de duração de vida útil de uma bateria, depois que o aparelho foi lançado.

Mas isso parece ter uma razão: a funcionalidade que limita o carregamento a 80%.

Este recurso do sistema, que por algum motivo existe somente nos novos iPhones, ajuda a manter a bateria saudável por mais tempo. Isso porque a bateria não é submetida a estresses de carga quando chega aos 100%.

A teoria é que, ao perceber que isso realmente funciona, a Apple chegou a conclusão que a bateria da linha iPhone 15 irá durar bem mais, e por isso mudou suas estimativas oficiais.

Ou seja, isso aconteceria com qualquer outro iPhone com bateria nova, porém os antigos que já estão meses no mercado, já estariam com as suas baterias desgastadas pelo uso.

Mas bem que essa função poderia ser liberada também para outros modelos, né dona Apple?

Botão Voltar ao topo