Rumores

Futuro iPhone 15 poderá exigir USB-C com certificação própria da Apple

Já se imagina que o próximo iPhone que será lançado em 2023 deverá vir com uma porta USB-C, substituindo o Lightning. Isso porque a legislação europeia está cada vez mais rígida com a padronização dos dispositivos eletrônicos.

Porém, se inicialmente parecia que a Apple estava se enquadrando nas exigências da Comissão Europeia, é possível que a maçã coloque limitações nos aparelhos caso se use outros cabos que não sejam aprovados pela marca.

Segundo algumas fontes de rumor ligadas a cadeias de produções na China, a Apple irá exigir certificação MFi para que a conexão USB-C libere grandes velocidades de carregamento e de dados.

Chip de autenticação

Os atuais cabos Lightning originais da Apple possuem um chip interno de autenticação, que informa o iOS de que aquele acessório seguiu todas as especificações técnicas necessárias para manter a segurança na transmissão de energia.

Outras marcas podem ter também esse chip interno, mas para isso precisam pagar por uma certificação chamada “Made For iPhone” (MFi). Por essa razão que acessórios com MFi custam mais do que aqueles que não possuem este selo.

Alguém poderia pensar que, com a passagem para o conector USB-C, essa exigência seria extinta. Porém, se alguns rumores estiverem certos, não será isso que irá acontecer.

No início de fevereiro, começaram os rumores de que a Apple estaria planejando limitar a velocidade dos cabos USB-C no iPhone 15 (e Pro) em acessórios que não tenham a certificação MFi.

Na prática, o usuário poderia usar sim qualquer cabo USB-C, como exige a legislação europeia, porém a velocidade de transmissão seria limitada. Apenas acessórios aprovados pela maçã é que permitiriam o uso pleno da conexão.

Isso não é muito diferente do que ela já faz com o carregamento MagSafe. Não basta um carregador por indução ser magnético, apenas aqueles certificados MFi é que conseguem velocidades de carregamento de mais de 15W.

E agora no final de fevereiro mais rumores reforçam essa ideia. Uma conta no Twitter ligada à informantes dentro da Foxconn afirma que a fábrica chinesa já está preparando sua cadeia de produção para produzir acessórios USB-C que contenham a certificação da Apple.

Ming-Chi Kuo já tinha afirmado há alguma semanas que acreditava que os modelos mais simples do iPhone 15 viriam com velocidades equivalentes ao USB 2.0 do Lightning e que uma performance melhor seria disponibilizada apenas para as versões Pro.

Porém, é possível que esse novo rumor relativo ao MFi deixe tudo mais claro, enfatizando que a diferença de velocidades deve ser relacionada à certificação e não aos tipos de modelo.

A Apple não divulga com antecedência datas de lançamentos, mas pela tradição podemos esperar novos iPhones em setembro.

Saiba como escolher um bom carregador para o seu iPhone

Via
MacRumors
Botão Voltar ao topo