Quando o iOS 14 será liberado para o público?
Você também quer saber quando o iOS 14 será liberado para o público? Então leia este artigo.
Uma das perguntas que nossos leitores mais nos fazem é sobre o lançamento da versão final do iOS 14. Quando será? Quando é que todos poderão instalar em seus iPhones e iPads as novidades deste ano?
A Apple não revela uma data precisa, mas podemos tentar adivinhar quando isso irá acontecer, ao analisar o histórico e outras informações que temos.
Fase beta
Sempre antes de lançar uma grande atualização, a Apple precisa testar por um tempo o novo sistema antes dele chegar nas mãos dos usuários. Afinal, ninguém quer instalar algo cheio de problemas e bugs.
Além disso, os desenvolvedores precisam adaptar seus aplicativos para as mudanças do iOS e isso leva certo tempo. Já vimos que alguns deles apresentaram problemas no beta e o objetivo é chegar na versão final com o mínimo de falhas.
Então, entre a apresentação inicial do novo iOS (na WWDC) e o lançamento final, há algumas semanas de testes.
Quais as novidades do iOS 14?
A própria Apple já fez um resumo do que virá de novo no sistema, mas nós detalhamos ainda mais em nossa lista de novidades do iOS 14. Vale a pena olhar tudo o que muda.
Quando o iOS 14 será liberado para o público?
Nos outros anos, essa pergunta era fácil de responder. Isso porque era quase uma tradição o iOS ser lançado em setembro, geralmente dois ou três dias antes do novo iPhone.
Sim, o novo iOS está diretamente relacionado com um novo iPhone.
Isso significa que, se o lançamento do iPhone atrasar, provavelmente a liberação final do iOS também atrase. E como todos sabemos, o ano de 2020 foi bastante conturbado por causa da pandemia, o que alterou o calendário de todo mundo.
A WWDC deste ano já aconteceu mais tarde do que nos outros anos. E os próprios executivos da maçã já declararam publicamente que o novo iPhone deverá atrasar algumas semanas.
Com isso, é bem pouco provável que o lançamento da versão final do iOS 14 aconteça antes de outubro. Isso porque o atraso no iPhone deverá influenciar em tudo, mesmo que o software já esteja bem adiantado.
Claro que estamos fazendo aqui uma suposição, pois a Apple não comenta sobre futuros lançamentos. O beta do iOS 14 está evoluindo rápido e já está bem estável.
Ou seja, se quisesse, a Apple poderia perfeitamente lançar o novo iOS em setembro, sem ainda ter data de lançamento do seu celular. Porém, isso seria inédito em toda a história do iPhone.
Se é bem verdade que a palavra “inédito” define perfeitamente o ano de 2020, apresentar o iOS de forma separada tiraria bastante o brilho dos lançamentos do segundo semestre, e acreditamos que a Apple não opte por isso.
Então vamos supor que nossos cálculos estejam certos e imaginemos um possível cronograma de lançamentos.
A Apple já disse que irá atrasar “em algumas semanas” o lançamento de um novo iPhone. Digamos então que ela faça um evento especial de apresentação entre a segunda e terceira semana de outubro. Isso significaria que o novo iOS só seria lançado definitivamente na terceira ou quarta semana daquele mês, no mínimo.
Então, mesmo não sabendo uma data precisa de quando o iOS 14 será liberado para o público, podemos supor que uma data provável seja a partir da metade de outubro em diante, dependendo dos acontecimentos.
A pergunta que fica no ar é: visto que a versão beta já parece estar quase finalizada, será que a Apple esperaria tanto tempo assim para liberar a versão final para o público?
Novo Apple Watch
Há um youtuber novato chamado Jon Prosser que gosta muito de fazer autopromoção de si mesmo e que já errou bastante este ano. Mesmo assim, ele continua insistindo em fazer previsões e, por alguma razão, muitos sites dão credibilidade a ele.
Prosser recentemente tuitou afirmando que os novos Apple Watches poderão ser lançados já em setembro, sem precisar de um evento especial.
É uma possibilidade? É, por que não? E caso isso aconteça, neste caso o iOS 14 teria que ser lançado antes, para poder rodar o watchOS 7.
No fim, a grande verdade é que teremos que esperar o tempo nos dizer o que finalmente acontecerá, porque o grande fato é um só: ninguém fora da Apple realmente sabe o que irá acontecer.