iOS

Como funciona a Biblioteca de Apps do iOS 14

Veja como encontrar e esconder aplicativos da Tela de Início do iPhone com a Biblioteca de Apps do iOS 14


O iOS 14 traz grandes mudanças na estrutura visual do sistema do iPhone e do iPad. Não é uma mudança gráfica radical, como aquela que aconteceu com o iOS 7, mas muda o modo como gerenciamos nossos aplicativos instalados.

Neste artigo, você vai conhecer em detalhes como será o funcionamento da Biblioteca de Apps do iOS 14 e como você conseguirá mudar a visualização dos aplicativos instalados em seu aparelho.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Segundo a própria Apple, a Biblioteca de Apps “é um novo espaço ao final das páginas da Tela de Início que organiza todos os apps automaticamente numa visualização simples e de fácil navegação“.

Biblioteca de Apps do iOS 14

É uma nova forma de visualizar todos os aplicativos instalados no seu aparelho. Com isso, mesmo que você tenha escondido o ícone de um app nas páginas da Tela Inicial, poderá encontrá-lo nesta biblioteca.

Para facilitar a visualização, o sistema organiza-os em grupos inteligentes, de acordo com a categoria de cada um ou do uso que você faz deles.

Por exemplo, no topo da tela há um grupo de sugestões, que mostra o que o sistema acha que você vai precisar naquela hora do dia (de acordo com o horário, a localização ou a atividade do usuário). Tem também um outro grupo chamado Adições Recentes, dos apps que você acabou de instalar.

Ele também separa por redes sociais, utilitários de produtividade, saúde e muitos outras categorias.

Biblioteca de Apps do iOS 14

A barra de buscas no topo da tela é para procurar por um aplicativo específico. Ao tocar nela, todos os apps instalados no aparelho aparecem em uma extensa lista, ordenada por ordem alfabética.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Repare que aqueles apps que foram desinstalados automaticamente pelo sistema (por falta de uso) aparecem na lista com um símbolo de nuvem ao lado. Isso nunca ficou claro na busca normal do sistema.

Você pode abrir cada caixinha dessas e ver os apps organizados dentro delas.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Se você já mexeu com algum dispositivo Android, deve ter percebido que o conceito é similar ao da “gaveta de apps” do sistema do robozinho verde. Mas no iOS, são várias caixas diferentes separadas por categorias, o que ajuda e muito a encontrar mais facilmente o que se precisa.

Eu, pessoalmente, acho bem melhor organizado assim.

Escondendo aplicativos

Por trás do conceito da Biblioteca de Apps tem a “limpeza” visual das páginas do iPhone com iOS 14. Afinal, quem gosta de ter diversos aplicativos sempre disponíveis no aparelho precisa ficar passando páginas e páginas na tela até encontrar o que procura.

Precisava… porque com o iOS 14 o usuário pode esconder os aplicativos, sem precisar desinstalá-los.

Quando se toca por longo tempo no ícone de um aplicativo na tela inicial, um menu contextual aparece com a opção “Remover App“. Repare que é diferente do “Apagar app” do iOS 13.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Essa pequena mudança de palavra faz todo o sentido. Isso porque o usuário pode optar se quer realmente apagar o aplicativo do aparelho ou simplesmente remover-lo da tela inicial.

Biblioteca de Apps do iOS 14


Escondendo páginas de apps

Se você tiver uma quantidade muito grande de aplicativos que queira esconder, não precisará ficar fazendo o processo individual para cada um deles (o que seria bem trabalhoso).

Isso porque é possível esconder páginas inteiras da tela de início.

Você pode deixar apenas umas duas ou três com os apps que realmente usa no dia a dia, e o resto esconder tudo.

E para onde os apps escondidos vão? Para a Biblioteca de Apps, que é acessível pela última página da tela.

Instalando novos aplicativos

Aí você se pergunta: para onde vão os aplicativos que eu instalar a partir de agora? Precisarei esconder um por um manualmente?

Nos Ajustes, o usuário pode configurar se quer que novos aplicativos instalados sejam adicionados à Tela de Início ou se prefere que eles sejam mandados diretamente para a Biblioteca de Apps, sem aparecer nas primeiras telas.

Como funciona a Biblioteca de Apps do iOS 14


Junto com os widgets do iOS 14, esta é a mudança mais marcante do novo sistema, por ser uma das primeiras coisas que vemos logo que instalamos no aparelho. Mas internamente, o novo sistema mudou bastante coisa e nós listamos todas as mudanças para você aqui no BDI.

Botão Voltar ao topo