iOS

Veja tudo o que o iOS 14.5 traz de novidades

Depois de algumas semanas em teste, o iOS 14.5 finalmente foi lançado. Ele traz, tanto para o iPhone quanto para o iPadOS novidades que melhoram a experiência do usuário.

Neste artigo, você vê uma lista de todas elas.

Desbloqueio do Face ID com máscara

Uma das boas novidades que agradou a todos que testaram a versão beta foi a funcionalidade de desbloquear a tela do iPhone quando se está usando máscara, com a autenticação biométrica feita pelo Apple Watch.

Isso é muito útil em tempos de pandemia e realmente influencia diretamente a experiência de uso.

Se o usuário estiver usando máscara e um Watch pareado com o iPhone, no momento do desbloqueio da tela pelo Face ID, o sistema identifica a situação e checa se o relógio no pulso já está desbloqueado. Neste caso, desbloqueia também o iPhone.

Mas isso serve apenas para desbloquear a tela. Para abrir aplicativos que necessitam de autenticação e até mesmo pagamentos pelo Apple Pay, aí continua sendo necessário tirar a máscara ou digitar a senha do aparelho.

Novos Emoji

Conforme já comentamos aqui, o iOS 14.5 antecipou a temporada de novos emojis, como coração remendado, em chamas ou rostos atordoados.

Também alterou dois emojis já conhecidos, como o da seringa e dos fones de ouvido.

Expansão do suporte a controladores de jogos

Com iOS e iPadOS 14.5, agora se pode utilizar os mais recentes comandos do PlayStation 5 DualSense e Xbox Series X com o iPhone e o iPad.


Carteira MagSafe

Ao anexar ou desconectar uma carteira MagSafe da Apple a um modelo iPhone 12, há uma vibração mais forte e perceptível.

MagSafe do iPhone 12

Transparência de Rastreamento de Aplicativos

Com o iOS 14.5, os desenvolvedores precisarão solicitar e receber a permissão de um usuário para acessar seu identificador de publicidade aleatória, que é usado para rastrear a atividade em aplicativos e sites.

Mas apesar de começar com o 14.5, versões anteriores do iOS 14 também começarão a receber as notificações de autorização. Isso porque é um recurso do sistema que era para ser liberado em outubro, mas foi adiado pela Apple a pedido das empresas.


Novas ações no aplicativo Atalhos

Para quem gosta de criar seus próprios atalhos, o iOS 14.5 traz a ação “Capturar a Tela”, que tira uma captura de tela rapidamente para que você possa salvá-la em sua biblioteca de fotos, enviá-la para outro aplicativo, alterar sua resolução ou fazer qualquer outra interação que o aplicativo Atalhos permitir.

Também oferece as opções “Bloqueio de Orientação” e “modo de Voz e Dados”.

Função de escrita à mão em português no iPad

Cinco novas línguas passam a ser suportadas pelo Scribble no iPad: alemão, italiano, francês, espanhol e português.

O Scribble pode ser usado no ‌iPadOS 14‌ para escrever iMessages, conduzir pesquisas no Safari, procurar direções em mapas, criar notas, agendar eventos de calendário e muito mais.


Aplicativo Podcasts

A Apple fez algumas pequenas alterações no aplicativo Podcasts.

Uma delas foi alterar o botão “Assinar” por “Seguir”. Isso para evitar que alguém erroneamente pense que uma assinatura significa ter que pagar para ouvir os episódios.

Há também quem especule que a empresa também possa estar planejando lançar no futuro um serviço de episódios “premium“, com assinaturas pagas.

Você pode também ativar ou desativar os downloads automáticos, mesmo nos podcasts que você segue.

Outras mudanças são pequenas variações no visual do aplicativo.


Desativar medição de anúncios no Safari

A Apple está trabalhando em um novo recurso de privacidade da web para o Safari na esperança de que um dia se torne um padrão da web. Atualmente está trabalhando com Firefox, Brave, Chrome e Edge para fazer isso acontecer. Mas o que é esse recurso relacionado à privacidade?

É chamado de Medição de Anúncios com Preservação de Privacidade e permite que sites e anunciantes avaliem os cliques em anúncios em sites e aplicativos iOS.

Normalmente, os anunciantes online saberão que você tocou em um anúncio de um aplicativo iOS ou site para chegar ao site do anúncio no Safari. Isso não é o ideal do ponto de vista da privacidade, pois não há motivo para os anunciantes precisarem saber que você clicou no link. É por isso que a Apple tem a opção “Prevent Cross-Site Tracking” para o Safari já incorporada – para ajudar a excluir esse tipo de dados periodicamente.

O que essa função faz faz é tornar esses toques anônimos, para que os anunciantes só vejam que alguém tocou no anúncio, sem identificar quem foi. Isso ajuda a apoiar os desenvolvedores de aplicativos e o sistema de publicidade, dando-lhes mais conhecimento sem adicionar nenhum risco para o usuário.


Siri tentará saber qual tocador de música você prefere

Quando você pedir para a assistente Siri tocar uma música e já tiver usado algum outro aplicativo de streaming no aparelho, ela perguntará qual player você prefere que abra. Antes, se você não especificasse o app ela abriria o padrão do sistema, que é o app Música.


‘Digite para a Siri’ menos intrusivo

O recurso de acessibilidade que permite digitar comandos para a Siri está menos intrusivo, sem deixar a tela toda preta. Com o iOS 14.5 é possível digitar o comando sem sair da tela em que se está.


5G em linhas do eSIM

No iOS 14.5 linhas de eSIM também poderão usar o 5G no iPhone 12, mesmo quando há no aparelho um chip físico. Antes isso não acontecia.


Imprimir Lembretes

No iOS 14.5 você poderá finalmente imprimir uma lista, caso queira deixar o iPhone em casa e prefira o bom e velho papel. Afinal, há árvores demais no mundo, não é mesmo?


Editar Horários de Sono

No iOS 14.5 a Apple fez uma ligeira alteração no botão de edição da programação do sono no aplicativo Relógio.

Antes, você precisava rolar até o final da página para “Sua programação de sono”. Agora, essa seção desapareceu completamente e o botão — agora chamado de “Editar Horários de Sono no App Saúde” — está diretamente abaixo da roda do tempo.


Nova aba “Itens” no app Buscar

Ao atualizar para o iOS 14.5, você verá uma nova guia “Itens” no app Buscar. Esta seção permite que você adicione dispositivos que não sejam da Apple à sua lista, para que você sempre saiba onde estão seus pertences mais importantes.


Novos ícones de Bluetooth para fones de ouvido da Apple e Beats

A Apple também está adicionando novos ícones para fones de ouvido dela. Estes ícones aparecem ao conectar dispositivos específicos, por isso você deve observá-los ao conectar AirPods, Powerbeats, AirPods Max, etc.


Recalibragem do estado da bateria na linha iPhone 11

Conforme já cobrimos aqui, o iOS 14.5 trará um recurso de calibragem de bateria, que funcionará apenas na linha do iPhone 11.

Isso acontece porque, aparentemente, o modelo não consegue determinar com exatidão a real saúde da bateria física, diferente dos aparelhos de outras gerações.

O recurso funcionará automaticamente, sem a interação do usuário.


A atualização é aconselhada para todos os usuários com dispositivos compatíveis.

Botão Voltar ao topo