iOS

Modelos anteriores ao iPhone 14 lidam de forma diferente com o 5G Standalone no iOS 16.4

Muita gente está discutindo sobre o novo recurso liberado no Brasil a respeito da conexão ao 5G Standalone. Isso porque para grande parte dos usuários, a opção nem aparece nos Ajustes. Porém, isso não significa que o aparelho não está conectado à rede. Entenda mais neste artigo.

Segundo o que a operadora Claro Brasil comunicou ao Blog do iPhone, a rede 5G SA pode ser acessada em todos os modelos compatíveis do iPhone. Mas há um diferencial para quem tem a linha 14.

Modelos compatíveis

Todos os iPhones lançados a partir de outubro de 2020 trazem em seu hardware a compatibilidade com o 5G SA. Portanto, todos eles devem ser capazes de captar a nova rede.

São eles:

  • iPhone 14 (e variantes)
  • iPhone 13 (e variantes)
  • iPhone 12 (e variantes)
  • iPhone SE (3ª geração)

Porém, desses, apenas o iPhone 14 é que dá a opção para o usuário escolher se quer ou não ativar o 5G SA no aparelho. Em todos os demais modelos, a conexão é automática e, portanto, não pode ser desligada nos Ajustes.

Ou seja, quem tem um iPhone 13, 12 ou SE 3 nem mesmo verá a opção para ativar/desativar. Mas isso não significa que o aparelho não esteja conectado ao 5G SA.

Opção só aparece no iPhone 14 mas os outros se conectam sem esta opção

Conexão automática

É preciso esclarecer isso para evitar a enorme confusão que está acontecendo entre os usuários: o fato da opção de ativação não aparecer em modelos que não sejam o 14 não significa que o 5G Standalone só exista no aparelho de última geração.

O 5G SA pode sim ser usado em modelos anteriores, mas o usuário não percebe, pois a conexão é automática. Para estes, não há a opção para desligar o SA, que será conectado automaticamente assim que estiver em uma área de cobertura.

Mas por que há essa opção no iPhone 14?

É possível que a Apple tenha incluído essa opção de desligar pelo fato da rede 5G SA ainda ter uma cobertura muito falha, principalmente nos Estados Unidos. Com isso, a conexão é mais instável e o aparelho gasta assim mais bateria na busca constante de rede.

Então, se você possui um iPhone 13 ou anterior, não fique desolado por não ver a opção nos Ajustes. Ela não aparecerá.

Chip especial

É importante enfatizar que, para conseguir ter acesso ao 5G Standalone, não basta ter um iPhone compatível. É preciso também estar usando um chip (cartão SIM) compatível com a tecnologia.

Com o eSIM é a mesma coisa. Em muitos casos é preciso solicitar à operadora para atualizar o eSIM, para que ele suporte a nova rede.

Entre em contato com a sua operadora para saber se você tem as condições de suportar o 5G SA.

Como saber se está conectado?

Aí você se pergunta: Se não há a opção de ativar esse tal de 5G SA no iPhone 13 e 12, como saber se eu estou ou não conectado?

No iPhone tem um recurso chamado de Field Test mode, em que você consegue ver o estado da sua conexão celular, em tempo real.

Siga os passos:

  1. No app de Telefone, digite a sequência *3001#12345#* e toque no botão de Ligar
  2. Uma das primeiras opções na tela deverá ser “Serving Cell Info“. Toque nela.
  3. Procure por “DeploymentType” e veja se está conectado no 5G SA ou 5G NSA.

Assim você pode matar a sua curiosidade para saber qual rede está usando. Obviamente, vai depender muito da cobertura existente na região em que você se encontra.

Botão Voltar ao topo