Como registrar um segundo rosto no Face ID do seu iPhone ou iPad Pro
Seu Face ID com duas caras
Quem possui um iPhone X, XR, XS, XS Max ou o novíssimo iPad Pro, tem a vantagem de desbloquear o aparelho apenas dando uma olhadinha para a tela. A câmera frontal TrueDepth é capaz de reconhecer seu rosto em milésimos de segundo, pois traça um mapa tridimensional dele e libera o acesso. Porém, alguns usuários reclamam que, enquanto o Touch ID permitia o cadastro de até 5 dedos diferentes, o Face ID limita o registro de apenas um usuário.
Isso mudou um pouco com o iOS 12, que agora possibilita registrar um “visual alternativo“, que pode ser o rosto de outra pessoa que vive com você. Neste artigo você vai aprender como fazer isso.
De fato, o termo visual alternativo não é muito claro e deixa vários usuários com dúvida. Porém, ele permite sim o registro de uma outra pessoa no sistema de segurança do Face ID. Isto significa que você pode autorizar alguém mais a desbloquear o aparelho usando apenas o rosto.
Claro que você precisa ter certeza que quer dar autorização à outra pessoa para ter acesso ao aparelho. Afinal, isso permite também ter acesso a aplicativos que usam o Face ID (como os de banco e gerenciadores de senha), além de alterar diversos ajustes do sistema. Só registre outro rosto de alguém que você tenha extrema confiança.
Registrando um segundo rosto
Para registrar o rosto de outra pessoa (sem apagar o registro do seu), siga os seguintes passos:
Passo 1: Abra os Ajustes
Passo 2: Toque no menu “Face ID e Código”
Passo 3: Toque em “Configurar Visual Alternativo”
Passo 4: Toque em continuar e registre normalmente o rosto alternativo
Pronto, a partir deste momento a outra pessoa conseguirá desbloquear o aparelho com o rosto, sem precisar digitar a senha. :)
- Leia também: Apple adapta comerciais do Face ID para o Brasil