Segurança

As coisas que um ladrão pode fazer se souber a senha do seu iPhone

Muito se fala da segurança que o iPhone oferece para proteger os dados privados do usuário. Porém, geralmente evita-se de comentar o que um ladrão é capaz de fazer com seu celular roubado caso ele saiba a senha do aparelho.

Pois esse foi exatamente o tema de um artigo do The Wall Street Journal, que enfatiza como o vazamento da senha do aparelho tem o potencial de destruir toda a sua vida digital.

O que é possível fazer com a senha

O artigo descreve uma série de registros policiais de usuários de iPhone que tiveram seus dispositivos roubados. Estima-se de centenas a milhares de vítimas por ano nos Estados Unidos.

O texto conta a história de uma executiva que perdeu o acesso à sua conta da Apple poucos segundos após o roubo do seu iPhone, o que a impediu de acessar suas fotos, contatos e notas. E nas primeiras 24h ela viu cerca de 10 mil dólares desaparecerem de sua conta bancária.

Essa vítima acredita que os criminosos a estavam observando em um bar, onde conseguiram vê-la digitando a senha do aparelho. Após isso, aconteceu o roubo e eles tiveram acesso a tudo.

Com a senha em mãos, é possível:

  • Alterar a senha do aparelho
  • Alterar a biometria do aparelho (que dá acesso a vários apps)
  • Alterar a senha do ID Apple (impossibilitando de rastrear e bloquear o aparelho pelo Find My)
  • Fazer compras pelo Apple Pay
  • Obter acesso a todas as senhas registradas nas Chaves do iCloud (inclusive senhas de e-mail e serviços bancários)
  • Uso de fotos do rosto da vítima para validar documentos ou registro em sites

Maneiras de se obter a senha

Há três formas mais comuns dos ladrões obterem a senha do seu iPhone:

  1. Observam de longe a vítima digitando a senha no seu aparelho
  2. Drogam a vítima para que ela informe a senha
  3. Coagem a vítima a informar a senha através do uso de violência

Assunto delicado

Quando se fala de técnicas usadas por criminosos para obter acesso aos dados dos usuários, muitos criticam o fato de expor uma informação que pode ajudar os próprios ladrões. “Esse seu artigo não está ensinando os marginais a roubarem o meu iPhone?

Não sejamos inocentes.

Esse tipo de informação já circula entre eles, então não será este tipo de artigo que incentivará o crime. Pelo contrário, os cidadãos precisam saber que isso existe, para tentarem se proteger da melhor maneira possível.

Além disso, artigos como o do The Wall Street Journal servem para fazer a Apple agir e criar novas maneiras de impedir este tipo de problema. Se deixarmos os ladrões agirem de forma silenciosa, sem falar no assunto, nada mudará.

Como aumentar suas chances de proteção

Sabendo que este tipo de coisa acontece, o que o usuário deve fazer é tentar se proteger ao máximo com antecedência, porque este tipo de inconveniente não costuma avisar quando vai acontecer.

Nós aqui no BDI já publicamos diversas dicas de como reforçar a segurança do seu iPhone. Abaixo destacamos algumas delas.

  • Escolha uma senha acima de 6 dígitos: quanto mais complicada é a senha do aparelho, mais difícil é para alguém conseguir memorizá-la ao olhar de longe. Nós explicamos aqui como fazer isso.
  • Use sempre Face ID ou Touch ID em lugar público: a biometria foi feita para que você não precise ficar digitando a senha a todo momento no seu aparelho. Então use sempre que puder, para evitar que alguém espie você digitando.
  • Ative uma segunda senha para o acesso aos aplicativos: Nós já ensinamos aqui como usar o recurso Tempo de Uso para colocar uma segunda senha nos aplicativos, diferente daquela do aparelho, para proteger ainda mais o acesso.
  • Apague toda e qualquer foto de sua carteira de identidade que você tenha feito e deixado no rolo da câmera. Hoje em dia é possível até abrir conta em banco com esse tipo de informação.
  • Cuidado ao usar o iPhone em lugares públicos: Essa dica parece óbvia, mas ela é essencial para a sua segurança. Evite ficar expondo o seu iPhone quando estiver em lugares públicos, pois isso chama a atenção de pessoas com más intenções.

Ter seu iPhone roubado é um dos piores pesadelos de todo usuário da maçã. E como hoje em dia tudo o que fazemos está no celular, a dor de cabeça pode ser ainda maior.

Por isso, previna-se. E vamos torcer para que a Apple tome providências para dificultar ainda mais o acesso por pessoas estranhas ao aparelho.

Aproveite para conferir 5 dicas importantes para ter menos problemas caso roubem o seu iPhone:

5 dicas de segurança para você ficar protegido em caso de iPhone roubado

Fonte
The Wall Street Journal
Botão Voltar ao topo