iPhone pega virus? Existe vírus no iPhone? Existe antivírus para iPhone? Veja neste artigo a resposta para todas estas perguntas
Há diversas razões para alguém querer procurar um antivírus para iPhone ou iPad.
Seja quem acabou de ingressar no mundo da Apple e está procurando proteger seu novo dispositivo, ou os que encontraram um aviso na internet dizendo que seu “Apple Iphone” está infectado (assim mesmo, com o “i” maiúsculo).
Não importa o motivo, há muita gente que nos procura para perguntar qual o melhor anti vírus para iPhone.
Por isso, criamos este artigo, para servir de referência para todos que buscam ajuda sobre o assunto.
É claro que o manteremos sempre atualizado, com as informações mais relevantes. Guarde o link desta página nos seus favoritos, para quando precisar ou alguém lhe procurar perguntando sobre vírus no iPhone.
O que é um vírus?
No início da década de 80, especialistas em segurança da computação descobriram um tipo de programa capaz de se multiplicar sozinho e se auto-instalar em outros computadores.
Eles deram a isso o nome de “vírus de computador“.
Com a enorme popularização dos computadores na década de 90, os vírus viraram problema para praticamente todas as pessoas que estavam entrando neste mundo da informática e sendo infestados apenas ao abrir um simples e-mail.
Com isso, ficaram famosos os tais antivírus, que identificavam as infecções e eliminavam o perigo do computador. No Windows, era quase obrigatório ter um instalado.
Nesta onda, empresas de antivírus fizeram verdadeiras fortunas neste mercado que sempre cresceu. Mais vírus apareciam e mais eles vendiam novas versões de seus softwares.
Mas antivírus nunca foram perfeitos. Sempre deixaram a máquina mais lenta e muitos tinham brechas de segurança que causavam mais problemas do que soluções.
Eles não protegiam de vírus novos, o que obrigava o usuário a atualizar constantemente o software, deixando a máquina ainda mais lenta.
Aí o mundo mudou e começou a usar mais o celular que os computadores.
Os sistemas móveis (principalmente o iOS) são bem mais fechados e difíceis de ter seus aplicativos alterados por programas externos, e o vírus foi perdendo espaço no mercado.
Os criminosos encontraram novas formas de obter dados dos usuários, no que foi chamado de “engenharia social“: links em emails ou SMS falsos que fazem o usuário acreditar que são de alguma instituição e o iludem a fornecer seus dados e senha, de mão beijada.
Já comentamos sobre isso aqui neste outro artigo.
O iPhone pega vírus? Precisa de antivírus?
A resposta curta é: Não.
Primeiro porque não existe antivírus eficaz para iOS.
Nenhum aplicativo na App Store tem a capacidade de alterar o sistema do aparelho, e por isso não é possível alguém lançar algo do tipo para iPhone.
Você até poderá encontrar alguns apps que tentarão convencer você de que eles fazem isso, mas é mentira.
Por esta razão, a Apple fez uma limpa na sua loja, retirando todos estas falsas ferramentas que só iludiam o usuário.
O iOS não possui vírus, porque não há como aplicativos interferirem em outros, pois a estrutura do sistema isola cada um para que só possam agir em sua área de ação.
E isso não irá mudar tão cedo, porque o sistema é feito assim.
Claro que pode haver outro tipo de perigo, que são os malwares.
Estes são aplicativos próprios que não tem a capacidade de se reproduzirem sozinhos, mas induzem o usuário a instalá-los para tentar roubar dados pessoais, como contatos, mensagens e até emails.
Nesse caso, não há antivírus que resolva, pois são aplicativos geralmente instalados pelo próprio usuário.
Houve casos em que foram descobertos apps maliciosos disponíveis na App Store, mas a Apple rapidamente retirou-os do ar.
De forma geral, se você só baixa aplicativos na App Store e não instala nada de formas alternativas, não há com o que se preocupar.
Para saber quais cuidados você precisa tomar para se proteger contra os malwares, continue a leitura na próxima página: