DicasSegurança

Golpe do SMS tenta recuperar senha do iCloud de aparelhos roubados

Depois que a Apple implementou no iOS 7 o Bloqueio de Ativação, que impede que se reutilize iPhones e iPads roubados, a vida dos ladrões ficou mais difícil. Alguns bandidos se aprimoraram e até já pedem a senha do iCloud no momento do assalto, mas a maioria acaba ficando com um peso de papel, ganhando muito menos na venda de peças usadas.

Mas a criatividade deles nunca pode ser subestimada e já criaram um golpe para tentar obter da vítima o ID Apple que liberta o aparelho. E os mais distraídos acabam sendo iludidos.

Vários usuários já nos alertaram sobre o caso, como foi o caso da leitora Zenaide. Ela teve a infelicidade de ter seu iPhone roubado na semana passada e, conhecendo como funciona o Bloqueio de Ativação, foi no iCloud.com, ligou o “Modo Perdido” do aparelho e colocou uma mensagem para quem o achasse, pedindo para ligar para um número de telefone. Este número era da mãe dela, pois como teve seu iPhone roubado, levaria ainda um tempo para a operadora fornecer outro chip.

Dois dias depois, a mãe dela começou a receber mensagens SMS que supostamente eram da Apple, avisando que o iPhone tinha sido localizado e pedindo para acessar um endereço “da Apple” para visualizar onde ele estava.

Golpe SMS iCloud

A mãe e o irmão dela acreditaram na mensagem, mas ela logo percebeu que o endereço era bem estranho e nada convencional. Não demorou quase nada para constatar que levava para uma página falsa do iCloud, com o intuito de roubar a senha verdadeira do ID Apple.

Golpe SMS iCloud

Após o usuário digitar seu usuário e senha, a falsa página recarrega para a página verdadeira do iCloud, que pede de novo a mesma senha. Muitas vezes a vítima nem percebe que acaba de fornecer seus dados para os ladrões, que agora poderão habilitar o aparelho roubado e revendê-lo por um preço alto.

Por isso, é importante sempre pensar bem antes de fornecer qualquer informação. Preste sempre atenção nos seguintes pontos:

  • A Apple nunca mandará mensagens para um celular que não é o registrado na conta. As informações fornecidas no “Modo Perdido” nunca são consideradas para o contato da Apple com o usuário. No caso acima, o fato do número da mãe da vítima receber a mensagem já é um indício de fraude.
  • Desconfie de mensagens em nome da Apple recebidas de números celulares ou telefones comuns.
  • Desconfie de endereços que não sejam do domínio apple.com e que não tenham o sinalzinho de cadeado nele.
  • Em caso de iPhone ou iPad roubado, nunca, NUNCA aja por impulso. Pense sempre antes de fornecer seus dados para quem quer que seja.

Infelizmente os golpes estão aí para tentar pegar todo mundo. Mas ficar atento e não se distrair é o primeiro passo para não ser iludido em momentos que geralmente estamos fragilizados. Fique sempre de olho e passe esta informação para seus amigos e parentes que usam dispositivos iOS.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Danilo

    Meu comentarário ha 2 meses atrás : 😀

    Danilo • 2 meses atrás
    O golpe do ano é aquele que os caras pega, seu iPhone roubado,tiram o chip e descobrem seu número.mandam um Sms como sendo do iCloud dizendo que seu iPhone foi encontrado e pedindo pra digitar sua senha para você saber a localização,neste sms tem um link feito pelos ladrões que te leva para uma página igual do iCloud,você digita a sua senha lá e o ladrão desbloqueia o iCloud do seu iPhone e vende como se fosse novo.
    Isto acontece principalmente aqui em São Paulo, fiquem espertos.

    • Serginho

      cara, acho que os ladrões leram esse seu comentário e seguiram suas dicas!

      • Cledson Medeiros

        Cara, ele falou que tinha comentado que isso já estava acontecendo. 🙂

        • Serginho

          Eu sei, esse meu comentário foi apenas uma brinks 😉

    • Inclusive uma amiga que teve o iPhone roubado no inicio deste mês, semana passada ela recebeu o SMS com um número bem diferente “27900” e com o endereço encontrariphone.host.sk. Como ela é “leiga” em determinados assuntos, fiquei feliz por ela não entrar no site e digitar as informações e perguntar a alguém que pudesse auxilia-la. Ufa!
      Os caras estão fazendo de tudo pra conseguir roubar o aparelho, daqui a pouco vão assaltar pedindo o e-mail e senha do iCloud. Triste realidade!!

  • Wellington Ferraz

    Estelionatários tem tudo que morrer, bando de FDP

  • Hades666

    BDI sempre como blog de utilidade publica, se liga gente!!!

    11% por gentileza….carregue sua bateria!!! 😛

  • Se esses bandidos usassem toda esta inteligencia para criar um produto, estariam comprando iPhones, não roubando.

    • Felipe

      Mas criar dá muito trabalho…

    • LeeEdwards2 .

      Você queria o que, neste país de bonobos?

  • Luiz

    Acessando o endereço http://www.i-cloud.hol.es agora mesmo e fornecendo um MONTE de informações falsas/inexistentes… :p
    Respondendo golpes, com golpes… rs.

  • Aconteceu com um amigo meu aqui no RJ também

  • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Se acontecer comigo vou lá no campo “senha” dessa página falsa do iCloud.com e escrever um “belo texto” para os ladrões.

  • Rogerio Mont

    Sofri esse golpe mês passado.

    • Maria Mondry Tavares

      sera que tem como rastrear?

      • Rogerio Monteiro

        dependerá muito da policia se souber como coletar as informações.

  • Wesley

    Mais simples, desconfie de qualquer mensagem SMS.
    A Apple manda email nesses casos.

  • Kevin Costner

    Tive um iPhone 6 Plus roubado no dia 15 de Abril aqui na cidade e Vitória/ES. E até hoje ainda recebo essas sms. Desconfiei na hora.
    Mês passado alguem ainda teve a cara de pau de efetuar uma abordagem ainda mais direta e me mandar uma msg no WhatsApp se passando por uma mulher me dizendo que uma pessoa havia deixado meu iPhone com ela para ela desbloquear, mas que ela não desbloqueava, e entrou em contato comigo para “me ajudar”. Eu falei “ótimo, vou recuperar meu celular”. Mas a infeliz não queria nem a pau me passar o endereço dela nem nada. Tudo o que ela falava era para eu dá uma olhada nas minhas sms que eu iria receber o endereço de um site para eu o rastrear. Realmente eu recebia o sms com o site fake de um numero de 5 digitos. Isso me deu um ódio, caras.. Como existe esse tipo de fd*p..

    • Isabela

      Nossa, me dá uma tristeza ler um relato como seu. Incrível como existe tanta má fé por aí! Mas vem cá, você não chegou a procurar uma delegacia e informa isso para ver se a polícia não investiga?

      • Kevin Costner

        Fiz o B.O e tal, mas sem esperanças nenhuma..
        Depois do mês passado que teve essa abordagem mais direta, me disseram para levar o caso para uma delegacia de crimes cibernéticos que poderia dar em alguma coisa.
        Esqueci de mencionar acima, mas a pessoa até me mandou FOTOS do meu iphone.. e era realmente meu iPhone, estava lá o começo e final do meu apple id.. meu imei..
        Mas enfim.. acho que a falta de esperança em recuperar me desanima a correr atrás.

        • Isabela

          Não desanime não, por favor!

          Você tem que fazer com que essa abordagem cara de pau vire a seu favor. Tu tens um contato, isto é, um número de uma pessoa, essa pessoa te enviou até fotos do teu celular roubado, isso tudo são ótimos indícios para que a polícia faça uma investigação a fundo. Está claro que essa pessoa não está agindo com boa fé, pois se ela tivesse achado o celular e quisesse te devolver o mesmo, já o teria feito. Das duas, uma: ou essa pessoa que te contactou é o ladrão ou é o terceiro que adquiriu do ladrão o celular e ciente de que se tratava de um produto roubado (pois o celular está com o seu id). De modo que certamente está cometendo um crime, roubo ou receptação.

          Eu sei que a burocracia e a má vontade que a gente encontra frequentemente em órgãos públicos é estressante e desanimador, mas acho mesmo que você não deve desistir não. E acho também que você deve procurar a delegacia de roubos e furtos da sua cidade com o BO e screenshots da abordagem.

          Se você não desistir, boa sorte!

          • Kevin Costner

            Obrigado pelo incentivo, Isabela. Irei fazer isso assim que possível. 🙂

            • Kevin Costner

              Fui da uma olhada aqui, e dentre os vários números que me contataram, um deles é o mesmo da capa desse post

            • Joao Neto

              Cara, seria muito básico, mas não custa conferir.
              Já olhou se nas propriedades da foto que te mandaram se por acaso não tem as coordenadas de onde foi tirada? No meu celular está “setado” para registrar o local onde cada foto é tirada. Não custa verificar….

            • A ideia é ótima, mas infelizmente o WhatsApp joga fora todas as informações do EXIF da foto. A imagem é compactada e, além da qualidade, também perde as coordenadas GPS. :/

            • Maria Mondry Tavares

              recebi esse torpedo tb.. e ae.. correu atras?

        • Danilo

          A não ser que você seja a Carolina Dickman,não dará em nada.
          Só com o numero, mesmo que pre pago, já da pra ir atrás,se não foram,é porque não vai resolver.

  • Hugo Ribeiro

    O legal desses sites é que você pode interagir com o meliante. Basta participar da brincadeira: E-mail: [email protected] / LadrãoBoiola

  • Oliveira Junior

    Fácil, bloqueia também o IMEI. Acabou !

  • Luiz

    Só eu que pensei em sacanear esse povo?
    Acessando aqui o endereço informado por eles na mensagem e colocando MUITOS ids e senhas, tudo falso, claro.
    Quem mais? rs

  • Danilo Kosinski 

    O nível em que os caras chegam para lesar os outros é incrível… tem a cara de pau de criar um site, mandar sms… lamentável…

  • iPhone

    coitado de mim, minha senha do iCloud é enorme em outro idioma e com numeros ;/ Deus me livre de pedirem minha senha rs

    • Gustavo Rezende

      😅😂

  • Victor

    Eu fico absmado com tanta criatividade… Se metade desses bandidos usassem a inteligencia para o bem, teríamos um monte de empresários com grande potencial no mercado….

  • Luiz Alberto

    Por favor, quais as “regras” para poder postar comentários?
    Tentei por duas vezes e acho que o que postei não foi aprovado.
    Não posso usar links, isso? Alguém pode me ajudar?

    (Esperando que esse comentário seja postado…)

  • Johnata Vinicius

    Perdi meu iPhone em janeiro e dois meses atrás me ligou um cara falando que era policial e que em uma operação que eles realizaram eles prenderam uma quadrilha especializada em roubo de telefones e que recuperaram meu iPhone. Mas a imaginação deles foi pequena, ele teve a coragem de me pedir a senha do icloud para desbloquear o aparelho e olhar nas fotos se o aparelho era meu mesmo. (burro) Mas continuei ouvindo, na hora ja estava logando no iCloud pra ver se localizava mas nada. Depois que desligou, esperei uns minutos e liguei no mesmo numero pra ver como atenderiam e disseram que era da delegacia, algumas horas depois liguei de novo e ja não era da delegacia. Liguei no 190 pra perguntar se o numero era de alguma delegacia mesmo e informaram que não era, agora esse numero nem chama mais.

    Mas daí me veio uma coisa, a Apple devia permitir acessar a wifi nos aparelhos mesmo com bloqueio do buscar meu iPhone, ajudaria a rastrear. Até hoje o status no iCloud é desconectado. =/

    • CHC

      Verdade, deveria sim permitir de alguma forma conectar-se ao Wi-fi, poderia ser mesmo somente para tentar ativar e caso a senha não fosse a correta, o iPhone enviaria imediatamente (antes mesmo que a pessoa soubesse que a senha informada estivesse errada) a localização para o e-mail cadastrado no aparelho. Desta forma quando um bandido solicitasse a senha, bastava passar uma errada e aguardar receber a notificação da localização por e-mail.

  • CHC

    Lamentável, mas a verdade é que estamos rodeados de gente ruim, querendo sempre tirar vantagem em tudo e sobre todos.

  • Allan Corrêa

    Uma coisa simples que a Apple poderia implementar no sistema e que o JailBreak permite, é desligar o aparelho depois de ser desbloqueado, creio que iria ajudar muito em casos de roubos.

  • André Brasil

    Liguei para a Apple na segunda feira informando sobre essa mensagem que recebi, tive meu celular roubado na Quarta-feira em outro país e me mandaram por um numero DDD 11, quando recebi uma mensagem dizendo que tinham acessado minha conta por um Windows, Firefox, mudei minha senha, fiquei realmente indignado com essa atitude.

  • cesar 1989

    triste. uma pena que nem todo usuario de iphone sabe desses golpes… tem que espalhar essa informação no fb

  • Lu Lu

    Também já recebi um e-mail falso da Apple.

  • iCardex

    Para aqueles que confiam em anti-vírus gratuito, minha dica: “Não existe almoço de graça!”

    Em tempo: O Google Chrome permite receber denúncia de páginas pirshing para instruir o seu navegador a alertarem seus bilhões de usuários. A denúncia pode ser feita em: https://www.google.com/safebrowsing/report_phish/?hl=pt-BR

    • Daniel Alencar

      Melhor anti-virus do mundo! 😍 O banco de dados desses caras são imensos. Vale cada centavo pago! Não conhecia essa da denuncia do Google. Muito bom. Excelente dica!

  • Daniel Alencar

    Ai caramba…. x.x

  • Antonio Frederico

    Vamos fornecer o ID do Tim Cook, quando ele começar a ser notificado das tentativas de acesso, garanto que a coisa vai andar e a polícia vai atrás.

  • Fábio Laurindo

    Ladrão faz nada da nisto se especializa até no mundo digital, boa a dica abs

  • Katsumi

    Aconteceu a MESMA coisa comogo umas semanas atrás. Roubaram meu iPhone, ativei o “Modo perdido” e uma semana depois minha mae recebeu uma mensagem muito parecida com a mostrada no post, dai entrei mo link e digitei minha senha, na hora meu iphone desapareceu do buscar iphone. Os bandidos tão cada vez mais espertos e tomes que ficar muito espertos.

  • Pedro

    O site que estão usando no momento é http://www.iidicloud.com.br fiquem atentos.

  • Flávia Cavalheiro Berwanger

    Algum Rogério perdeu um iphone em Meia Praia, Itapema, em janeiro? Achamos um, e não consigo de jeito nenhum achar o dono!

  • Flávia Cavalheiro Berwanger

    ??

  • Flávia Cavalheiro Berwanger

    Apagaram minha pergunta?

  • Flávia Berwanger

    Achei em Itapema um Iphone 6, dourado, sem o chip! Depois de muitas tentativas consegui descobrir que o iphone pertence a alguém que se chama Rogério, mas não tem o e-mail completo, portanto não tenho como entrar em contato com ele! O Iphone tá aqui, a disposição, ligado para que possa ser rastreado pelo dono, já faz 3 meses, e até agora nada!! Fiz a mesma pergunta em outras tentativas aqui, e simplesmente me bloquearam? Mas pq? Não estou agindo de má fé! Que droga!

    • Flávia, até o DALAI LAMA será bloqueado se ele vier aqui e desrespeitar as regras. Ter “boa intenção” não autoriza ninguém a burlar as leis e regras de comportamento.

      Você foi bloqueada porque insistiu várias vezes no mesmo erro.
      O erro foi SEU, não nosso.

      Nós incentivamos muito as pessoas de bem que querem devolver iPhones encontrados. Por isso, criamos um espaço em nosso fórum para este tipo de ajuda: https://forumdoiphone.com.br/forum/48-achados-e-perdidos/

  • Bianca

    A mesma coisa aconteceu comigo, mas a mensagem e o link eram diferentes. Meu iPhone 6 foi roubado dois dias atrás e agora estão tentando acesso…

  • Lucas

    Meu iphone foi roubado no dia 06/07/2016 e o bandido apontando uma arma para mim obrigou a minha namorada a retirar seu email do icloud, onde liguei na apple ontem dia 07/07/2016 e foi confirmado que o bandido está usando o meu iphone com uma nova conta de e-mail dele,
    E o pior, eles não podem me fornecer a informação da localização do meu iphone, mesmo sabendo que eu o numero do IMEI é meu e eu apresentando a nota fiscal e boletim de ocorrencia,

    o que eu posso fazer??

  • Ana

    Tive meu iphone roubado e, após receber inúmeros sms como os da reportagem, recebi um iMessage e, meu ipad contendo meu nome completo. Isso significa que os ladrões tiveram acesso ao meu enderço de e-mail e meus dados pessoais.
    Uma grande falha na segurança.

  • Tirando isso de envio de SMS com link falso… Já existe opções para remover esse bloqueio do iCloud? Tive o meu roubado esse mês… Estou bem chateado… Bloqueei tudo… Coloquei em modo perdido e liguei na operadora para bloquear o IMEI… Mas fico pensando se adianta algo caso existam alternativas para fazer estes desbloqueios.

  • Rage Jet

    Tive meu iPhone roubado dia 10/01/2017 e entraram em contato comigo por SMS mandando entrar nesse link >>>> http://supportclodd.16mb.com/ <<<<<< o incrível é que eu fui no shopping e recuperei meu número poucos minutos depois do assalto e mesmo assim eles descobriram meu número e me enviaram o SMS, eu imagino que eles pegaram o número do iccid do chip e verificaram com algum contato deles da operadora (TIM) e conseguiram descobrir meu número. Vamos ficar espertos galera, eu NÃo caí no golpe, mas se fosse desatendo teria caído. Além disso fiz o bloqueio do IMEI junto com a operadora.

  • Angela Pereira

    Aconteceu o mesmo comigo essa semana. Tive meu iphone roubado e ativei o modo perdido. Recebi várias sms solicitando para entrar no site http://www.apple-ibuscar.com/iCloud.1 em momentos de aflição, ao receber algumas dessas mensagens devo ter entrado no site e digitado minha senha e login pois agora quando entro no icloud aparece a mensagem de que não há nenhum dispositivo cadastrado. Pena que só depois que aconteceu eu estou lendo esse post. Deveria ter lido antes para não cair neste golpe.

  • Carlos Gabriel Glauciany Nasci

    Acabei de sofrer esse golpe, infelizmente ainda não tinha lido essa matéria, entrei no link digitei e agora não tenho mas acesso a minha conta, e estou com uma dúvida o celular que eu usei para acessar o link também corre algum risco ou não?? Será que eles podem também invadir o meu novo celular??? Estou aflita, alguém sabe me responder???

  • Carlos Gabriel Glauciany Nasci

    Acabei de sofrer esse golpe, infelizmente ainda não tinha lido essa matéria, entrei no link digitei e agora não tenho mas acesso a minha conta, e estou com uma dúvida o celular que eu usei para acessar o link também corre algum risco ou não?? Será que eles podem também invadir o meu novo celular??? Estou aflita, alguém sabe me responder?

    • Guilherme Miranda Cabrito

      Cara você bloqueou o IMEI e tem senha de 6 dígitos ?

  • Carlos Gabriel Glauciany Nasci

    Outra dúvida é eles ganham dessa forma a todos os meus dados no aparelho?

  • Jarbas Martinho

    ola! meu irmao teve o iphone roubado. ativamos omodo perdido. e estamos recebendo de um telefone de SP a msg. 11 97519-8887 parea acessar o link http://www.idevice-support.cloud

    Toda certeza que isso é fake né? Pois pelo link oficial icloud.com/find o iphoine não é localizado.

    • Samantha Mantovani

      Ola jarbas
      O mesmo aconteceu comigo, mas com outro numero de telefone (tambem ddd 11)
      Vc fez algo quanto a isso?
      Procurou as autoridades sobre esta tentativa?

  • Eduardo Alexandre

    Gente cai nesse golpe hoje, ainda consigo logar no meu iCloud, ja alterei a senha e tudo mais… Recomendam fazer mais alguma coisa? Os bandidos conseguirão ter acessos aos meus dados antigos?

  • Pamella Ramos

    Eu recebo todos os dias mensagens como essa abaixo e ainda com números diversos, basta bloquear aquele que aparece outro. https://uploads.disquscdn.com/images/26c2d63cf52ecdcb287e578fdb039bbfb073625f29c34731eafa7345a6755ffa.jpg