Comparativos

iPhone 14 Pro: quais as diferenças para o iPhone 13 Pro?

Conheça o que mudou entre o iPhone 14 Pro e o iPhone 13 Pro

Finalmente chega ao mercado o iPhone 14 Pro, novo modelo 2022 do celular da Apple.

Mas sempre fica aquela dúvida: o que realmente mudou em relação à geração passada?

Por isso, fizemos uma tabela comparativa com todas as diferenças do novo modelo em relação ao do ano anterior. E você as confere neste artigo.

Caso você queira saber sobre os modelos 14 não-Pro, confira este outro artigo.

Anúncios



iPhone 14 Pro e 14 Pro Max

Seguindo a tradição dos últimos anos, a Apple lançou dois modelos de alta gama do iPhone. Os tamanhos continuam os mesmos: 6,1 polegadas e 6,7 polegadas.

Este ano, porém, eles são os únicos que receberam o novo processador A16 Bionic, além de diversas funcionalidades exclusivas, como a tela sempre ativa e a mudança no entalhe na parte superior da tela, que agora ficou bem mais discreto (e interativo).


Dynamic Island

Sem dúvida a primeira coisa que se nota ao segurar o novo iPhone na mão é o novo entalhe (notch), que ganhou interatividade e é chamado pelo marketing da maçã de Dynamic Island.

Para eliminar o entalhe antigo, a Apple diminuiu os elementos da câmera frontal, criando apenas um furo na tela.

Na verdade, a tela traz dois furos, iguais aos que os rumores previram, porém eles são unificados por software, que deixa preto o espaço entre um buraco e outro.


Tela Always-On

Outro recurso há muito tempo solicitado pelos usuários é uma maneira de manter a tela sempre ativa, como alguns celulares da concorrência já oferecem.

A Apple conseguiu isso no iPhone 14 Pro reduzindo a atualização da tela para 1Hz, o que permite manter informações sempre ativas na tela mesmo quando o aparelho está repousando sobre a mesa.

A imagem de fundo fica bem mais escura, mantendo somente as informações de hora, widgets e notificações.


Processador A16 Bionic

No início achou-se que a diferença do A16 para o A15 não fosse assim tão significativa, mas testes mais recentes com os aparelhos após o lançamento mostraram que o novo A16 Bionic realmente tem um ganho considerável de performance em relação à geração passada.

Testes feitos por Marques Browlee

Além disso, sua fabricação usa o processo de 4nm, o que permite que ele consiga fazer as mesmas coisas gastando menos energia, o que se reflete na duração da bateria.


Detecção de acidente

Outra novidade dos novos modelos (mesmo os não-Pro) é o recurso chamado Detecção de Acidente. Graças a novos sensores no aparelho, o iPhone é capaz de identificar quando você sofreu um acidente de carro.

Nestes casos, o sistema pergunta se você está bem e caso você demore para responder, já chama automaticamente os serviços de socorro, além de seus contatos de emergência.


SOS de Emergência via satélite

Outro recurso bem interessante de segurança é a capacidade do iPhone de se comunicar com satélites caso esteja em uma região inóspita desprovida de cobertura de celular e Wi-Fi.

O recurso é pensado em esportistas que fazem trilhas, caminhadas ou escaladas, e que podem sofrer algum acidente neste percurso.

Caso necessário, o iPhone envia uma mensagem de SOS para uma central de ajuda, que identifica onde a pessoa está e aciona os serviços de resgate.

Em um primeiro momento, esta função está ativa apenas nos Estados Unidos e Canadá, apesar de rumores afirmarem que a Apple pode expandir este recurso para mais países em breve.


Câmeras

As câmeras fotográficas do iPhone 14 Pro ganharam um bom upgrade, com sensores maiores que são capazes de captar mais luz, deixando as fotos mais nítidas principalmente em ambientes com pouca luminosidade.

A câmera Wide é a que recebeu as maiores mudanças. A lente está um pouco mais larga, uma diferença de distância focal de 2mm. Ela é capaz de coletar 20% mais luz em comparação com a câmera do ano passado, mesmo com uma abertura um pouco menor, graças ao seu tamanho maior.

A moldura da câmera traseira também é maior, o que faz com que as capas do iPhone 13 Pro não caibam nela.

Entrada para cartão SIM

Este provavelmente será o último modelo que deixará você colocar um chip físico de operadora dentro dele.

Todos os iPhones 14 vendidos nos Estados Unidos vêm sem a entrada para o cartão SIM e provavelmente a partir de 2023 os modelos brasileiros também serão assim.


Preços

Nos Estados Unidos, que passa por um período de inflação alta e ameaças de recessão, acreditava-se que os preços aumentariam, coisa que não aconteceu. Eles mantiveram o mesmo preço (em dólar) dos anos anteriores.

No Brasil, os preços já foram revelados, mesmo ainda não havendo uma data definitiva para o lançamento:


Tabela comparativa

Veja a seguir uma tabela comparativa destacando as diferenças entre os dois modelos principais (sem as variações de tamanho):

iPhone 14 Pro

iPhone 13 Pro

Processador

A16 Bionic

A15 Bionic

Memória RAM

6 GB LPDDR5

6 GB LPDDR4X

Tipo de tela

OLED Super Retina XDR

OLED Super Retina XDR

Bateria

3.200 mAh

3.095 mAh

Câmera

Teleobjetiva de 48MP
com Focus Pixels e sensor quad-pixel

Teleobjetiva de 12MP

Câmera frontal

12MP ƒ/1.9
foco automático

12MP ƒ/2.2
foco fixo

Gravação de vídeo

4K

4K

Função Tela Sempre Ativa

Detecção de Acidentes

SOS via satélite (nos EUA)

Pico de brilho

2.000 nits

1.200 nits

Peso

206 g

173 g

Wi-Fi

Wi-Fi 6

Wi-Fi 6

Bluetooth

Bluetooth 5.3

Bluetooth 5.0

5G brasileiro


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo