Quais as diferenças entre o iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max
Este ano a Apple resolveu ampliar sua gama de celulares, lançando 4 diferentes modelos do mesmo iPhone 12.
Os tamanhos mudaram um pouco, sumindo o de 5,8 polegadas (que seguia o design no iPhone X) e aumentando um pouco o aparelho Pro Max.
E diferentemente no ano passado, há diferenças de funcionalidades entre o 12 Pro e o 12 Pro Max e é isso que iremos destacar neste artigo.
Peças internas
O tradicional desmonte do iFixIt mostra poucas diferenças entre os dois modelos Pro, mas elas existem.
A bateria, por exemplo, é a maior de todos os modelos deste ano e é a única que mantém o formato em “L” das gerações anteriores.
Apesar disso, sabemos que a capacidade nominal delas é menor que a da geração anterior, mesmo apresentando a mesma duração devido à otimização do sistema e do processador A14 Bionic.
Câmera fotográfica
Mas o que mais interessa o usuário final são as diferenças na câmera fotográfica.
No 12 Pro Max, o sensor fotográfico principal é de maior tamanho, o que resulta em melhor captação das imagens luminosas.
Mas o que isso significa na prática?
Mais luz que entra pelo sensor significa mais sinal, menos ruído e resultados mais nítidos nas imagens.
Mas as diferenças nas câmeras não se limitam ao sensor. A lista das mudanças são:
- Um sensor 47% maior
- Nova estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor
- A sensibilidade ISO é 87% maior
- Uma nova teleobjetiva, atingindo um novo comprimento de 65 mm (equivalente em full frame)
- Zoom ótico de 2,5x / digital de 12x
O marketing da Apple fala de zoom ótico de 5x, mas na verdade este recurso (que aparece no aplicativo Câmera) usa uma combinação com a lente ultra-angular, produzindo uma imagem maior.
Uma coisa que o Max tem e o Pro menor não é um novo sistema de estabilização ótica no sensor (Sensor-shift IOS) e não somente na lente. Isso se resulta em uma imagem mais nítida principalmente em fotos feitas com pouca iluminação e sem o uso de tripés.
Tamanho de tela
A diferença mais evidente entre os dois modelos é o tamanho da tela.
Quem está vindo de um iPhone 11 Pro, XS ou iPhone X, terá que se adaptar a um tamanho ligeiramente maior do 12 Pro (de 5,8 para 6,1 polegadas), que já era o tamanho do XR/11.
Já quem usava o Max do XS/11 Pro terá uma tela ainda maior no 12 Pro Max, com 6,7 polegadas. A diferença para quem já estava acostumado com o Max não é muita no uso do dia a dia e rapidamente é esquecida após pouco tempo de uso.
Preços
No Brasil, a diferença de preço entre os modelos Pro e Pro Max é de R$1.000 para dispositivos com mesma capacidade interna.
Então, é um elemento a mais para se avaliar na hora da escolha.
Para quem está em dúvida entre comprar o modelo Max ou o Pro normal, deve avaliar se estas diferenças são significantes para o seu uso normal.
Sem dúvida que aqueles que são detalhistas em fotografias e querem sempre o melhor resultado possível em suas imagens, possuem argumentos fortes para investir no modelo maior.
Porém, para grande parte dos usuários que focam nos modelos Pro, o de tela de 6,1 deve ser mais do que o suficiente para tudo mais que precisar.