iPhone

Baterias do iPhone 12 são menores que a dos modelos do ano passado

Foi revelada a capacidade da bateria do iPhone 12 e suas variantes, mostrando que são ainda menores que o do ano anterior.


A nova linha de iPhone 12 promete as mesmas performances dos aparelhos do ano passado, conforme já vimos aqui.

Porém, ao contrário do que tendemos a pensar, as capacidades das novas baterias não permaneceu a mesma. Elas estão ainda menores.

Capacidade da bateria do iPhone 12

Antes mesmo do aparelho chegar ao mercado, algumas agências reguladoras como Anatel e TENAA (na China) já divulgaram as capacidades das baterias do iPhone 12.

Todas são menores que a do ano passado em capacidade. Uma das prováveis causas é que o design do dispositivo está 11% mais fino que o anterior.

Capacidade bateria iPhone 12

O fato da bateria apresentar as mesmas performances que o iPhone 11, mesmo tendo uma menor capacidade, é causado pela melhor performance energética do novo processador A14 Bionic, que é menor e mais eficiente.

Eis as diferenças de capacidade entre as baterias da linha 11 e da 12:

Aparelho

iPhone 11

iPhone 12

Diferença

Modelo básico

3.110

2.815

-9,49%

Modelo Pro*

3.046

2.815

-7,58%

Modelo Pro Max

3.969

3.687

-7,11%

* Vale notar que o design do iPhone 11 Pro (5,8″) é um pouco menor que o do iPhone 12 Pro (6,1″).

Ou seja, para fazer um aparelho mais fino, a Apple sacrificou o tamanho físico das baterias. Claro que o fato do A14 ser mais eficiente permitiu que ela fizesse isso sem pesar negativamente na performance.

Seria um plano perfeito, se as conexões em 5G não consumissem bem mais.

Maior consumo no 5G

Um dos pontos mais destacados pela Apple foi a compatibilidade com a rede 5G. No evento especial eles praticamente só falaram disso:

YouTube video

Acontece que essa rede consome muito mais bateria, não somente pela natureza dela, mas porque tendemos a baixar muito mais coisas por causa da velocidade.

É possível assistir vídeos, inclusive com diversas câmeras ao mesmo tempo, de forma mais rápida que no Wi-Fi de casa. As músicas fazem o download tão rápido que parece que já estavam instaladas no aparelho.

E tudo isso faz o aparelho gastar bateria bem mais rápido também.

Segundo um estudo do Tom´s Guide, a bateria chega a durar 2 horas a menos com o uso contínuo da conexão 5G nos novos iPhones. Em relação ao iPhone 11, ela cai para quase 3 horas.

A bateria do iPhone sempre foi um ponto fraco do aparelho e uma das maiores reclamações dos usuários.

Então, fica a pergunta: por que a Apple insiste em diminuir a capacidade delas? Será que uma estética mais fina é mais importante do que o usuário poder usar por mais tempo seu aparelho?

Fica a pergunta no ar…

Botão Voltar ao topo